Horários da F1 no GP do Japão 2022: treinos, qualificação e corrida de domingo
Seu guia completo para o horário de início do Grande Prêmio do Japão 2022, além de programação completa de TV para o fim de semana de corrida, incluindo treinos, qualificação e o próprio GP.
Depois de não ser realizado desde 2019 devido ao surto mundial de coronavírus, o GP do Japão finalmente retorna neste fim de semana na F1, no Circuito Internacional de Suzuka.
Uma das pistas mais conhecidas e emocionantes do calendário, o retorno da corrida do Japão será bem recebido pelos fãs em todo o mundo, devido à sua natureza habitual de entretenimento e ação.
Todos os vinte pilotos vão correr no Japão. A programação tem início na sexta-feira, 7 de outubro, com dois treinos livres. No domingo, serão 53 voltas no circuito de 5.807 quilômetros.
A edição deste ano também pode ver a coroação de um campeão mundial de Fórmula 1, já que Max Verstappen, da Red Bull, busca selar títulos consecutivos no domingo.
Dias e horários do GP do Japão na Fórmula 1 em 2022
Confira todos os horários da F1 e a programação do GP do Japão.
Sexta-feira, 7 de outubro: – Horários da F1
Treino livre 1 – 00h
Treino livre 2 – 03h
Sábado, 8 de outubro: – Horários da F1
Treino livre 3 – 00h
Treino classificatório – 03h
Domingo, 9 de outubro: – Horários da F1
GP do Japão – 02h
Como assistir o GP do Japão na TV
O Grande Prêmio do Japão será transmitido ao vivo pela Band Sports a partir das 2 horas do domingo, 9 de outubro.
Todas as corridas serão exibidas ao vivo pela emissora ao longo da temporada.
É possível acompanhar a Band online, seja pelo celular ou computador – de graça.
Veja como é o lendário Circuito de Suzuka da Fórmula 1
O Circuito de Suzuka, localizado na cidade de Suzuka, no Japão, será o centro das atenções neste fim de semana de Fórmula 1. No próximo domingo, 9 de outubro, serão 53 voltas no circuito de 5.807 quilômetros
O espaço foi construído e idealizado em 1962 por Soichiro Honda. A ideia principal foi utilizar o local como pista de testes para corridas. Depois, o holandês John Hugenholtz entrou em cena para desenhar a faixa ‘crossover’ de Suzuka na pista.
O Circuito de Suzuka só passou a integrar o calendário da Fórmula 1 em 1987, com a conquista de Nelson Piquet após Nigel Mansell sofrer acidente no treino de classificação.
São 18 curvas na pista de Suzuka em alta velocidade. Esta é, para os torcedores, um dos maiores desafios na temporada da Fórmula 1, além das curvas em ‘S’. O recorde de volta mais rápida é de Lewis Hamilton, em 2018, com o tempo de 1m30s983.
Viu isso? Escritora francesa Annie Ernaux ganha o Prêmio Nobel de Literatura de 2022
Do que Verstappen precisa para ser campeão da F1?
Na etapa anterior, Max Verstappen perdeu a oportunidade de tornar-se bicampeão da Fórmula 1. Neste fim de semana, novamente terá a chance de conquistar o título da temporada de acordo com uma combinação de resultados com os adversários.
Se vencer o GP do Japão, Verstappen é campeão do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Se obter a volta mais rápida com a vitória em primeiro lugar, aí dispensa as chances de Leclerc e Perez de uma vez só. Para adiar o prêmio, o holandês da Red Bull deve terminar em sexto lugar ou menos no grid final.
Neste momento, Verstappen permanece em primeiro na classificação geral dos pilotos com 341 pontos, enquanto Leclerc, da Ferrari, segue na segunda posição com 237 pontos. Já Sergio Perez, também da Red Bull, está em terceiro lugar com 235.
Faltam apenas cinco provas para o fim da temporada na Fórmula 1.
Leia também: Pit Stop mais rápido da F1: qual é a parada mais veloz da história