Horário treino classificatório F1 hoje e como assistir GP da Espanha 2023

Acompanhe ao vivo o treino na Espanha pela sétima etapa da temporada

Os pilotos voltam para o Circuito de Catalunha neste sábado, 03 de junho, para o treino classificatório F1 hoje que define o grid de largada válido para o Grande Prêmio da Espanha. Esta é a sétima etapa da temporada na Fórmula 1. Para não perder nada, confira os horários e a programação do sábado.

Horário treino classificatório F1 hoje

O horário do treino classificatório da Fórmula 1 começa às 11h, onze da manhã, horário de Brasília, no Circuito de Catalunha. O canal da Band, na TV aberta, transmite a qualificação ao vivo para todo o país com narração de Sérgio Maurício e comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson.

Para assistir online é só acessar o site da Band (www.band.uol.com.br) e o aplicativo BandPlay. É de graça em ambas as plataformas.

Mais cedo, o terceiro treino livre começa a partir das 07h30, horário de Brasília. O canal BandSports é o único que transmite o evento.

 

Sábado, 03 de junho | treino classificatório F1 hoje 
07h30 – Treino livre 3 (BandSports)
11h – Treino classificatório (Band, BandSports, site da BAND e Bandplay)

Domingo, 04 de junho | Corrida F1 hoje 
10h – GP da Espanha (Band, BandSports, site da BAND e Bandplay)

O que é o treino de classificação?

O treino classificatório tem como principal objetivo definir o grid de largada para a corrida de domingo. É o tradicional modelo utilizado aos sábados, onde os vinte pilotos entram na pista em busca da volta mais rápida. Aquele que conquistar o melhor tempo é pole position no fim de semana, garantindo o primeiro lugar no grid.

São três sessões em tempos diferentes: o Q1, Q2 e Q3. O primeiro tempo é o Q1, onde os vinte pilotos entram no circuito pelo melhor tempo. A corrida dura 20 minutos e os cinco últimos são eliminados.

Depois, o Q2 acontece por 15 minutos e novamente os cinco últimos são eliminados. Os dez sobreviventes vão para o Q3 com 12 minutos, onde a volta mais rápida é pole position. Nenhum ponto é distribuído aos pilotos ao fim do treino classificatório.

Lembrando que a classificação final forma o grid de largada.

Conheça o Circuito da Catalunha

Localizado em Montmeló, o Circuito da Catalunha tem 4,657 quilômetros. Muitos conhecem a pista como ‘Circuito de Barcelona-Catalunha’, mesmo sem estar localizada na cidade de Barcelona.

A pista foi construída em 1989, enquanto a primeira corrida foi realizada em 1991. O Campeonato Espanhol de Turismo trouxa a corrida de carros e foi um grande sucesso, tanto que no mesmo ano a competição entrou para o calendário da Fórmula 1.

A primeira corrida do GP da Espanha contou com a vitória por Nigel Mansell, deixando Ayrton Senna para trás. Hoje, nenhum piloto tem o recorde de melhor tempo na Espanha.

Leia também: Quanto ganha um piloto de Fórmula 1 em 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes