Hoje tem treino classificatório F1? Programação do GP da Áustria 2023

Fim de semana na Áustria tem corrida sprint em novo modelo

O Grande Prêmio da Áustria foi escolhido para receber o novo modelo da corrida sprint na Fórmula 1. O treino classificatório F1 formou na sexta-feira o grid de largada para a prova austríaca, enquanto o sábado terá a emocionante sprint. Entenda como funciona o fim de semana com a sprint e qual é a agenda hoje.

Confira a classificação da F1 até o GP da Áustria 2023 aqui.

Tem treino classificatório F1 hoje na Áustria?

Hoje não tem treino classificatório F1 porque é a corrida sprint que será realizada no Circuito Red Bull Ring, em Spielberg, com todos os vinte pilotos. Para movimentar o campeonato, a elite do automobilismo criou uma programação bem diferente em dias de sprint race.

A corrida sprint está presente na Fórmula 1 desde 2021. Este ano, as etapas de Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Austin nos Estados Unidos e Brasil ganham o novo formato onde o treino classificatório passa a ser de sexta-feira, formando o grid de largada para a corrida de domingo.

No sábado, um classificatório define as posições dos pilotos para a corrida sprint, que acontece na sequência. A classificação final da sprint não interfere em nada no GP do domingo, mas a premiação do primeiro ao oitavo  permanece.

Para fechar o fim de semana, a tradicional corrida é realizada.

 

Sábado, 01/07 (tem treino classificatório F1 hoje):
Classificação da sprint – 07h (BandSports)
Sprint Race – 11h30 (Band, BandSports, Band.com e BandPlay)

Domingo, 02/07:
GP da Áustria – 10h (Band, BandSports, Band.com e BandPlay)

Como funciona a nova corrida sprint?

A nova sprint race na Fórmula 1 não tem mais influência na corrida de domingo. O evento trata-se apenas de um momento de diversão para o público, onde os pilotos concorrem pela vitória e, consequentemente, pelos pontos concedidos após a bandeirada.

Antes do pontapé inicial, uma classificação (chamada de Sprint Shootout) sob o formato tradicional do treino classificatório vai definir o grid para a sprint race. O SQ1 terá 12 minutos, o SQ2 apenas dez e o SQ3 com oito. Com a classificação definida, a sprint está liberada.

Os pilotos seguem a ordem da sprint shootout e correm por 30 minutos uma corrida simples e rápida. Pontos são entregues aos oito primeiros:

 

1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 7 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 5 pontos
5º colocado – 4 pontos
6º colocado – 3 pontos
7º colocado – 2 pontos
8º colocado – 1 ponto

Quem ganhou a sprint do ano passado?

Na temporada passada foi Max Verstappen, da Red Bull, quem ganhou a corrida sprint na Áustria. Com o apoio da onda laranja nas arquibancadas, o piloto holandês deslizou na pista de Red Bull Ring, em Spielberg até a linha de chegada.

Diferente do novo formato, o vencedor da sprint no ano passado tinha o direito de largar em primeiro lugar, assim como a classificação igualava-se ao grid de largada do Grande Prêmio da Áustria.

No domingo, entretanto, foi Charles Leclerc, da Ferrari, quem levou a melhor sob o tempo de 1:24:24.312 entre as setenta e uma voltas no circuito. Verstappen ficou em segundo lugar, campeão da temporada 2022 na Fórmula 1.

 

Leia também:

Hamilton ou Verstappen, quem tem mais vitórias na Fórmula 1?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes