Hoje não tem treino classificatório F1? Entenda a mudança

Entenda o novo formato da Fórmula 1 com a corrida sprint na temporada

Diretamente do Azerbaijão, os pilotos vão disputar a quarta corrida da temporada no Circuito Urbano de Baku. Mas diferentemente dos outros prêmios, nesse fim de semana a treino classificatório para o grid de largada da Fórmula 1 foi formado na sexta-feira, enquanto o sábado receberá a corrida Sprint. Mas as mudanças da F1 não param por aí; entenda.

Por que hoje não tem treino classificatório na Fórmula 1?

Desde 2021, a Fórmula 1 realiza a corrida Sprint, mas a partir desse ano, o tradicional treino classificatório que seria realizado aos sábado passa a ser antecipado para a sexta-feira – ocorreu ontem, depois do treino livre. Além disso, a definição de quem vai largar lá na frente na corrida de domingo também mudou.

A Sprint já não define o grid, então o treino classificatório continua cumprindo seu papel, mas na sexta ao invés no sábado. Veja com quem ficou a pole position.

Trata-se do novo formato envolvendo a corrida sprint. Parece complexo, mas é fácil de entender: quando a prova tem a sprint, o fim de semana contará com um treino livre e o tradicional classificatório na sexta-feira, aquele que define o grid de largada para domingo.

No sábado, o classificatório (seguindo o tradicional modelo com três sessões) será realizado para formar o grid para a corrida sprint, que acontece logo na sequência. A classificação final da sprint nada tem a ver com o GP do Azerbaijão no domingo, ou seja, desconsidere a classificação da sprint race.

Por fim, no domingo, a corrida terá como largada o resultado do treino classificatório de sexta-feira.


Sexta-feira, 28 de abril | Treino classificatório 
6h20 – Treino livre (Bandsports)
10h – Classificação para a corrida (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 29/04 | Sprint
05h30 – Classificação para a Sprint Race (BandSports)
10h30 – Sprint Race (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Domingo, 30/04 | corrida da F1
08h – GP do Azerbaijão na Fórmula 1 (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Gp

Pontuação da sprint race

E não foi só a regra para o treino classificatório em etapa com Sprint que mudou: o próprio circuito ganhou novas regras. A corrida curta já não define o grid de largada, agora serve apenas para pontuar os oito primeiros da classificação da F1.

O primeiro colocado fica com oito pontos, o segundo com sete, o terceiro com seis e assim sucessivamente na Fórmula 1.

Lembre-se que apenas Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Austin nos Estados Unidos e Brasil terão este formato de fim de semana com a sprint. As outras corridas contarão com três treinos livres, classificatório e a corrida.

Confira a pontuação total entregue aos pilotos na corrida sprint da Fórmula 1.

1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 7 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 5 pontos
5º colocado – 4 pontos
6º colocado – 3 pontos
7º colocado – 2 pontos
8º colocado – 1 ponto

Onde assistir a F1?

Os treinos e a corrida da Fórmula 1 no Brasil são transmitidos com exclusividade pela Rede Bandeirantes, emissora paulista disponível em todos os estados do país.

Dá para assistir a corrida na Band, pela TV aberta, ao vivo e de graça. Sérgio Maurício é o responsável pela narração ao lados dos comentaristas Felipe Giaffone, Max Wilson e Reginaldo Leme. A repórter Mariana Becker traz os bastidores direto do paddock.

Na TV paga, o BandSports transmite os treinos apenas entre as operadoras de TV por assinatura. Pela internet dá para assistir no site da emissora (www.band.uol.com.br) e no BandPlay. Tem também o aplicativo oficial, F1 TV, onde apenas assinantes tem acesso.

Leia também: Qual é o champagne da Fórmula 1 e origem da tradição

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes