História da Liga Europa: conheça a trajetória do torneio de futebol
O campeonato existe desde 1955, começando por uma competição de Feiras e hoje é um dos mais tradicionais
A Europa é considerada o melhor lugar do mundo para jogar futebol. É o lar de alguns dos melhores jogadores e ligas do mundo, como a Liga Europa, a segunda principal competição de clubes do velho continente – e uma das principais no mundo. Para ter ideia sobre a grandeza da competição, ela equivale ao que a Copa Sul-americana representa aos latinos-americanos. Então, conheça mais sobre a história da Liga Europa e saiba como ela ficou tão grandiosa.
Início da história da Liga Europa
Inspirado no Campeonato Sul-americano, criado em 1948 e vencido pelo Vasco da Gama, a UEFA então criou em 18 de abril de 1955 o seu próprio torneio de futebol, a Taça das Feiras (em inglês, Inter-Cities Fairs Cup), que viria a ser a atual Liga Europa.
O objetivo da competição era atrair público para as cidades que faziam feiras internacionais na intenção de promover os eventos comerciais apelando ao esporte. Nas primeiras edições do torneio, as cidades sede das feiras eram representadas por um time formado com um combinado de jogadores dos diferentes clubes localizados naquela cidade.
A primeira edição da Taça das Feiras durou 3 anos, de 1955 a 1958. Não pelo grande número de equipes envolvidas, uma vez que havia apenas 12 times, mas sim porque as partidas só podiam ser realizadas em datas que coincidissem com as feiras.
O primeiro time campeão da Taça das Feiras foi o Barcelona, tendo como vice o time combinado de Londres, que reunia jogadores de Arsenal, Tottenham e Chelsea. O primeiro jogo da final, em Londres, terminou empatado em 2 a 2, mas no estádio do Camp Nou os catalães venceram com um implacável 6 a 0.
Decadência do torneio
Depois da forte ascensão e popularidade da competição, o campeonato enfrentou uma crise de credibilidade por causo do novo regulamento.
O manual passou a vetar o combinado das cidades e ganhou fama de “Copa dos Vice-campeões”, já que reunia apenas as equipes que terminavam em segundo colocado nos campeonatos nacionais. Os campeões, é claro, tinham vaga garantida na Champions League, torneio de elite da Europa.
Outra crítica ao formato era justamente ignorar os terceiros e quartos colocados, contribuindo para o descrédito do torneio.
Antes de passar ao controle da UEFA, como ocorreu em 1972, a Taça das Feiras teve 13 edições – a maior delas com 64 participantes – e já indicava ter ganhado “outra cara”, deixando de ser um campeonato para promoção de feiras comerciais e passando a integrar o calendário geral dos times europeus, criando grandes rivalidades.
Organização da Liga Europa
Em 1972, a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) passou a organizar a competição, mudando não só as regras como também o nome. Ali era criada a chamada Copa da UEFA.
Com um regulamento mais acessível aos clubes, a competição permitia a entrada do vice-campeão da copa nacional e o vice, terceiro e quarto colocado da liga nacional.
Baixo interesse na Liga Europa?
Até os anos 80, a Copa da UEFA estava entre os três principais campeonatos europeus, e era visado pelas principais equipes, com exceção da Espanha que não mostrava prioridade pela competição.
A partir dos anos 90, a Champions League mudou o regulamento e permitiu a entrada de mais de uma equipe por país. A Copa da UEFA, então, deixou de ser a prioridade pela maioria das equipes do continente.
Um método encontrado para mostrar valor na competição foi abrindo vaga para as equipes eliminadas nas oitavas de final da Champions League, mas não foi atrativo para os grandes clubes.
UEFA Liga Europa
Em 2009, a UEFA, desta vez sob o comando de Michel Platini, voltou a mudar o nome do torneio, que passou a se chamar Liga Europa, e remodelou a logomarca na tentativa de passar mais credibilidade à competição secundária da Europa.
Hoje em dia, a Liga Europa é bem vista pelas equipes de médio tamanho, e vitrine para as mesmas mostrarem sua força no continente, uma chance a mais de ganhar um campeonato continental e mostrar as caras na aclamada Champions League.
O primeiro campeão na história da Liga Europa
O Tottenham, da Inglaterra, na temporada 1971/1972 foi o primeiro campeão oficial da Copa da UEFA, a equipe inglesa bateu o Wolves por 3 a 2 no placar agregado. O primeiro campeonato oficial contou com 122 jogos e 368 gols.
Em sua campanha, o Tottenham ganhou de equipes como Milan e chegou a fazer 15 a 1 no placar agregado contra o Klefavic, equipe tradicional da Islândia.
Na final, o Tottenham ganhou a primeira partida por 2 a 1 com dois gols do terceiro artilheiro da competição, Martin Chivers. No segundo jogo, um empate em 1 a 1 garantiu a taça.
Hall dos campeões da Liga Europa
Até o presente momento, a Liga Europa já teve 48 edições, e 28 equipes diferentes levantaram a taça.
O Sevilla é o maior campeão da competição. A equipe espanhola já comemorou o título da Liga Europa por cinco vezes.
Em seguida, vem quatro equipes que já levantaram a taça três vezes cada uma: Atlético de Madrid, Internazionale de Milão, Juventus e Liverpool.
A lista dos bi-campeões da Liga Europa é extensa: Tottenham, Chelsea, Parma, Porto, Goterborg, Feyenord e Borussia Monchengladbah.
Assim sendo, aquelas equipes que comemoraram apenas uma vez o título da competição foram: Anderletch, Ajax, PSV, Frankfurt, Ipswich Town, Bayern Leverkusen, Napoli, Bayern de Munique, Schalke 04, Galatasaray, Valencia, CSKA, Zenit, Shaktar Donetski e Manchester United.
Artilheiros na história da Liga Europa
Quem acompanhou a Liga Europa já teve o prazer de ver jogadores como Ronaldo, Bergkamp, Totti, entre outros vários craques. Porém, nenhum deles está entre os três maiores artilheiros da competição.
Isso porque o maior artilheiro nunca sequer ganhou uma Liga Europa. Henrik Larsson jogou o torneio pelo Celtic e pelo Manchester United, pelos quais somou 40 gols na competição.
Na segunda colocação, está um daqueles atacantes que põe medo em qualquer adversário. Klaas-Jan Huntelaar atua desde 2017 pelo Ajax, entretanto fez seu nome no Schalke 04. O jogador já balançou as redes na Liga Europa 34 vezes.
Por fim, um conhecido da nova geração: Radamel Falcão, ídolo na história do Atlético de Madrid e da Colômbia. O jogador foi campeão da competição pelo Porto e pelo próprio Atlético de Madrid, e comemorou um total de 31 gols.
Último campeão da Liga Europa
A última temporada da Liga Europa foi em 2018/2019 e quem se sagrou como campeão foi o Chelsea. Os blues bateram no clássico o Arsenal por 4 a 1 em um jogo marcada pelo ótimo futebol.
Além do troféu, das medalhas e da classificação para a Champions League, o Chelsea recebeu uma quantia de quase 10 milhões de Euros. O montante foi equivalente a 43 milhões de reais na época.