GP do Azerbaijão terá 1ª corrida sprint do ano na Fórmula 1 em 2023

Quarta corrida da Fórmula 1 será no Circuito Urbano de Baku, no Azerbaijão

A próxima corrida da temporada é o GP do Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku, entre os dias 28, 29 e 30 de abril. Além das emoções na pista, esta será a primeira prova com a corrida sprint no ano.

Este ano, a Fórmula 1 traz 23 corridas em seu calendário. No ano passado, Max Verstappen, da Red Bull, ganhou a competição com rodadas de antecedência. O holandês busca o terceiro título da sua carreira, mas pode encontrar pela frente uma acirrada rivalidade com Sergio Perez, Leclerc, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Como funciona a corrida sprint?

Para a temporada 2023, a corrida sprint será completamente diferente. A Fórmula 1 decidiu alterar o formato da disputa e o Grande Prêmio do Azerbaijão é a primeira corrida a receber o novo sistema.

Na sexta-feira, o treino classificatório segue o tradicional formato com três sessões, onde a classificação final forma o grid de largada para domingo. No sábado, um treino no modelo qualificatório será realizado para formar a classificação para a sprint race.

Ainda no sábado, a corrida sprint será disputada entre todos os pilotos (seguindo a classificação de largada do treino de sábado). Ela não vai interferir em nada no GP, com o único objetivo de proporcionar rivalidade e muita diversão aos torcedores.

Além disso, as posições da corrida sprint no sábado dão pontuações para os oito primeiros, com oito para o primeiro, sete ao segundo e assim sucessivamente.

Confira a pontuação total entregue aos pilotos na corrida sprint.

1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 7 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 5 pontos
5º colocado – 4 pontos
6º colocado – 3 pontos
7º colocado – 2 pontos
8º colocado – 1 ponto

Em 2023 serão seis corridas sprint no calendário da Fórmula 1. O GP do Azerbaijão é a primeira, enquanto a última disputa será no Brasil, em novembro de 2023 em Interlagos.

Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Austin nos Estados Unidos e Brasil vão receber a sprint race.

 

Horários do GP do Azerbaijão

O Grande Prêmio do Azerbaijão será a quarta corrida do calendário da Fórmula 1 em 2023 e esta será a primeira corrida com a presença da corrida sprint, responsável por definir o grid de largada do domingo. Confira a programação do GP do Azerbaijão na Fórmula 1.

 

Sexta-feira, 28/04:
06h30 – Treino livre 1 (BandSports)
10h – Treino classificatório para a corrida (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 29/04:
05h30 – Classificação para a Sprint Race (BandSports)
10h30 – Sprint Race (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Domingo, 30/04:
08h – GP do Azerbaijão (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Onde assistir?

A corrida sprint e o Grande Prêmio do Azerbaijão serão transmitidos na BAND, na TV aberta, enquanto os treinos vão passar no canal BandSports, disponível na TV paga. Online, o site da emissora e o BandPlay são opções.

A Rede Bandeirantes é quem detém os direitos de transmissão do campeonato de automobilismo da Fórmula 1. É a única emissora que pode exibir as corridas e os treinos na TV aberta. Enquanto isso, o BandSports exibe todos os treinos livres em todo o Brasil entre operadoras de TV por assinatura.

Para ver online a corrida sprint, o site da Band (www.band.uol.com.br) disponibiliza a programação ao vivo e de graça para todos os usuários. No BandPlay, a plataforma também é gratuita.

Leia também: Pit Stop mais rápido da F1

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes