GP do Azerbaijão terá 1ª corrida sprint do ano na Fórmula 1 em 2023
Quarta corrida da Fórmula 1 será no Circuito Urbano de Baku, no Azerbaijão
A próxima corrida da temporada é o GP do Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku, entre os dias 28, 29 e 30 de abril. Além das emoções na pista, esta será a primeira prova com a corrida sprint no ano.
Este ano, a Fórmula 1 traz 23 corridas em seu calendário. No ano passado, Max Verstappen, da Red Bull, ganhou a competição com rodadas de antecedência. O holandês busca o terceiro título da sua carreira, mas pode encontrar pela frente uma acirrada rivalidade com Sergio Perez, Leclerc, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
Como funciona a corrida sprint?
Para a temporada 2023, a corrida sprint será completamente diferente. A Fórmula 1 decidiu alterar o formato da disputa e o Grande Prêmio do Azerbaijão é a primeira corrida a receber o novo sistema.
Na sexta-feira, o treino classificatório segue o tradicional formato com três sessões, onde a classificação final forma o grid de largada para domingo. No sábado, um treino no modelo qualificatório será realizado para formar a classificação para a sprint race.
Ainda no sábado, a corrida sprint será disputada entre todos os pilotos (seguindo a classificação de largada do treino de sábado). Ela não vai interferir em nada no GP, com o único objetivo de proporcionar rivalidade e muita diversão aos torcedores.
Além disso, as posições da corrida sprint no sábado dão pontuações para os oito primeiros, com oito para o primeiro, sete ao segundo e assim sucessivamente.
Confira a pontuação total entregue aos pilotos na corrida sprint.
1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 7 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 5 pontos
5º colocado – 4 pontos
6º colocado – 3 pontos
7º colocado – 2 pontos
8º colocado – 1 ponto
Em 2023 serão seis corridas sprint no calendário da Fórmula 1. O GP do Azerbaijão é a primeira, enquanto a última disputa será no Brasil, em novembro de 2023 em Interlagos.
Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Austin nos Estados Unidos e Brasil vão receber a sprint race.
BREAKING: F1 Sprint venues confirmed for 2023!
Sprint is heading to Azerbaijan, Austria, Belgium, Qatar, Austin and Brazil#F1Sprint pic.twitter.com/TKzKnnjNhf
— Formula 1 (@F1) December 7, 2022
Horários do GP do Azerbaijão
O Grande Prêmio do Azerbaijão será a quarta corrida do calendário da Fórmula 1 em 2023 e esta será a primeira corrida com a presença da corrida sprint, responsável por definir o grid de largada do domingo. Confira a programação do GP do Azerbaijão na Fórmula 1.
Sexta-feira, 28/04:
06h30 – Treino livre 1 (BandSports)
10h – Treino classificatório para a corrida (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Sábado, 29/04:
05h30 – Classificação para a Sprint Race (BandSports)
10h30 – Sprint Race (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Domingo, 30/04:
08h – GP do Azerbaijão (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Onde assistir?
A corrida sprint e o Grande Prêmio do Azerbaijão serão transmitidos na BAND, na TV aberta, enquanto os treinos vão passar no canal BandSports, disponível na TV paga. Online, o site da emissora e o BandPlay são opções.
A Rede Bandeirantes é quem detém os direitos de transmissão do campeonato de automobilismo da Fórmula 1. É a única emissora que pode exibir as corridas e os treinos na TV aberta. Enquanto isso, o BandSports exibe todos os treinos livres em todo o Brasil entre operadoras de TV por assinatura.
Para ver online a corrida sprint, o site da Band (www.band.uol.com.br) disponibiliza a programação ao vivo e de graça para todos os usuários. No BandPlay, a plataforma também é gratuita.
Leia também: Pit Stop mais rápido da F1