Ginástica rítmica nas Olimpíadas 2021: horários e como assistir
Confira os principais horários da modalidade durante os Jogos Olímpicos de Tóquio na temporada
A ginástica rítmica, parte fundamental dos Jogos Olímpicos, promete muitas emoções e performances emocionantes nesta edição em Tóquio, no Japão. Diferentemente da artística, a ginástica rítmica possui somente três dias de competições com menos atletas e categorias pela tão sonhada medalha. Confira a programação da Ginástica rítmica nas Olimpíadas 2021 e saiba como assistir ao vivo.
Horários da Ginástica rítmica nas Olimpíadas 2021
Na quinta-feira (05/08):
Individual Geral – 22h20 até 03h
Na sexta-feira (06/08):
Grupo Geral – 22h até 03h20 (Brasil concorre)
No sábado (07/08):
Grupo Geral Final – 23h (Brasil pode concorrer)
Individual Feminino Final – 03h
A delegação brasileira da ginástica rítmica possui cinco atletas representando o conjunto. São elas Beatriz Linhares, Déborah Medrado Barbosa, Maria Eduarda Arakaki, Geovanna Santos e Nicole Pircio. As meninas do Brasil venceram o Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro em junho de 2021, garantindo a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Já nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru, as meninas faturaram o ouro no conjunto, com três arcos e pares de maçãs. Agora, em 2021, as brasileiras buscam a final olímpica pela terceira vez, conquistada em 2000, em Sidney, e 2004 em Atenas.
Por fim, no individual o Brasil não terá representantes já que Barbara Domingos, a principal atleta do país, não conseguiu a classificação. A mexicana Rut Castillo garantiu a medalha de ouro na competição e carimbou o passaporte para o Japão.
Onde assistir a Ginástica Rítmica nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 ao vivo?
Para acompanhar todos os passos da Ginástica rítmica nas Olimpíadas de Tóquio você deve sintonizar a Rede Globo, na TV aberta, além dos canais SporTV e Bandsports, disponíveis somente em operadoras por assinatura como a Sky, Claro, Vivo e OI. Se preferir, pode acompanhar também pelo GloboPlay, serviço de streaming.
Como funciona o esporte nos Jogos Olímpicos
A ginástica rítmica surgiu em 1920 enquanto novos movimentos e músicas foram adicionados na ginástica artística. De acordo com o site oficial do COB, o Comitê Olímpico Brasileiro, o primeiro campeonato da modalidade foi disputado em 1961, um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a rítmica como uma categoria única.
Entretanto, a primeira vez do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu somente em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como a artística, a rítmica também possui disputas individuais e em grupo. No entanto, diferente da artística, cinco ginastas se apresentam juntas na área de prova. Arco, maça, bola, fita e corda são os aparelhos utilizados pelas atletas, tanto em provas do conjunto quanto no individual.
Nas Olimpíadas, acontecem as classificatórias e a final. Na disputa individual as atletas escolhem um elemento e, dessa maneira, as dez melhores notas avançam para a final que exige apresentações com todos os elementos.
Enquanto isso, no conjunto, as atletas se apresentam com bolas e, depois, fitas e arcos, onde as oito melhores avançam para a decisão por medalhas.
Leia também: Horário da abertura das Olimpíadas 2021 e onde assistir
A ginástica rítmica teve um péssimo cinegrafista, quase não se vê os aparelhos, a massa principalmente, a câmera está distante diferente do que acontece nas partidas de jogos , no skate, nas competições aquáticas que vemos perfeitamente os competidores. A câmera na ginástica rítmica pouco se movimenta , as meninas só são melhor apresentadas na entrada e na saida.