Vitória inédita: Goiás é campeão da Copa Verde 2023

Goiás e Paysandu disputaram a final da Copa Verde nesta quarta-feira, 31 de maio, no Serrinha, em Goiânia

O Goiás é campeão da Copa Verde 2023! Ao vencer o Paysandu por 2 a 1 nesta quarta-feira, 31 de maio, pelo confronto de volta da final no Estádio Serrinha, o Esmeraldino conquistou o primeiro título da competição em sua história. Confira como foi a trajetória do elenco e como foi a partida decisiva.

Este é o primeiro título do elenco goiano na temporada. O time perdeu a final nos pênaltis para o Atlético Goianiense em abril deste ano.

Goiás é quem ganhou a Copa Verde 2023

Pela primeira vez na história do futebol, o Goiás levanta a taça da Copa Verde. O torneio regional organizado pela CBF reúne equipes da região Norte, Centro Oeste e do Estado do Espírito Santo. Com a vitória contra o Paysandu, o elenco verde entra para a seleta lista de campeões.

O caminho até a final não foi nada fácil para o Esmeraldino. O clube estreou nas oitavas de final com vitória diante do União Rondonópolis por 3 x 0, em partida única. Nas quartas de final superou o Brasiliense por 1 x 0 no agregado, sem maiores problemas.

Na semifinal, encontrou o duas vezes campeão Cuiabá. No primeiro jogo o time do estado do Mato Grosso ganhou em 1 x 0, mas na volta o Goiás deu a volta por cima e venceu por 2 x 0, classificado para a final. A primeira decisão trouxe a vitória do Esmeraldino por 2 x 0, enquanto na volta faturou a vitória por 2 a 1, dois gols de pênaltis.

O treinador Emerson Ávila faz um trabalho bastante regular no comando do Goiás. Ele assumiu o comando do clube após a demissão de Guto Ferreira em abril deste ano e, desde então, são cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas.

No início do ano, o Goiás perdeu a final para o Atlético Goianiense nos pênaltis no Campeonato Goiano.

Este é o primeiro título do clube goiano na Copa Verde e o primeiro do treinador Emerson Ávila.

 

COMO FOI A FINAL ENTRE GOIÁS x PAYSANDU?

A torcida do Esmeraldino lotou o Serrinha. Com a vantagem do primeiro jogo, o Goiás entrou em campo com o favoritismo ao seu lado. Nas arquibancadas, a torcida não parou de cantar um minuto.

O primeiro tempo começou quente. Com apenas 5 minutos, o VAR entrou em ação e o juiz assinalou a penalidade em favor do Goiás após a falta de Naylhor em Maguinho. Vinicius assumiu a responsabilidade e abriu o placar.

Confira o gol de Vinicius.

O Paysandu tentou responder, mas não teve sorte em nenhuma oportunidade. Isso porque a defesa dos anfitriões mostrou-se efetiva e atenta em cada lance. A melhor chance dos visitantes veio aos 22 minutos com Fernando Gabriel, mas o goleiro Tadeu espalmou a bola.

Hugo respondeu um minuto depois, sem sucesso. O jogo seguiu equilibrado quando, aos 35 minutos, outro pênalti foi assinalado ao Goiás. Desta vez, Matheus Peixoto assumiu a responsabilidade e ampliou a vantagem.

Com dez minutos de acréscimos, o Goiás pressionou com Bruno Melo, mas Gabriel Bernard pegou o chute. O Papão também apareceu muito bem, mas nada mudou. O juiz apitou o fim do primeiro tempo.

Confira o segundo gol do Goiás.

 

O Paysandu conseguiu reagir no segundo tempo. O elenco paraense colocou a defesa do Goiás para trabalhar. Aos 8 minutos, o Papão teve a falta para cobrar próximo da área. De cabeça, Naylher desviou e Bruno Alves na área acertou em cheio as redes do goleiro Tadeu para diminuir a diferença na final.

Assista ao gol de Bruno Alves.


Com o gol marcado, o Paysandu garantiu o gás necessário para pressionar o Goiás durante todo o segundo tempo. Chegou a ter bons momentos com João Vieira, Wanderson e Bruno Alves, mas esbarrou em uma defesa eficiente do Esmeraldino.

Com 43 minutos de partida, Paulo Henrique, do Paysandu, foi expulso por falta grave. Mesmo com um a menos no placar, os visitantes seguiram no campo do Goiás, mas não marcaram. Com o resultado de 2 x 1, o Goiás é o campeão da Copa Verde.

Qual é a premiação da Copa Verde?

O campeão da Copa Verde na temporada fatura o título de vencedor do campeonato regional, além da taça dourada, medalhas de ouro aos jogadores, comissão técnica e ao treinador e a vaga na terceira fase da Copa do Brasil na próxima edição.

Este ano, a CBF não informou qual será a premiação em dinheiro ao vencedor. No ano passado, o Paysandu embolsou R$ 150 mil, de acordo com informações do portal GE. O valor deve ser o mesmo este ano.

A Copa Verde é o torneio regional que reúne equipes do Norte, Centro Oeste e do Estado do Espírito Santo.

Time do Goiás em 2023

Sob o comando de Emerson Ávila, o Goiás é o campeão da Copa Verde 2023 pela primeira vez na história. A conquista, entretanto, não seria possível sem o elenco que lutou bravamente em campo por todos os desafios. O resultado é a taça dourada nas mãos dos jogadores.

Confira o elenco profissional do Goiás, campeão da Copa Verde 2023.

 

GOLEIROS:
Ezequiel
Marcelo Rangel
Matheus Alves
Tadeu

 

ZAGUEIROS:
Edu
Bruno Melo
Lucas Halter
Sidimar

 

LATERAIS:
Maguinho
Bruno Santos
Sander
Apodi
Hugo

 

VOLANTES:
Simioni
Morelli
Zé Ricardo
Jhonny Lucas
Felipe Ferreira
Willian Oliveira
Nathan Melo

 

MEIAS:
Dodô
Guilherme
Ariel
Matheusinho
Palacios
Fellipe Bastos
Diego

 

ATACANTES:
Matheus Peixoto
Gabriel Novaes
Philippe Costa
Alesson
João Filho
Diego Gonçalves
Pedro Junqueira
Luiz Filipe
Breno Herculano
Vinícius
Lucas Emmanuel

Design sem nome 6
Goiás é campeão da copa verde 2023. Foto: reprodução rosiron rodrigues | goiás ec

Goiás entra para a lista de campeões da Copa Verde

Sete equipes venceram a Copa Verde em toda a história. O Paysandu é o maior campeão com quatro troféus, conquistados em 2016, 2018, 2022 e 2023.

Já o Cuiabá é o segundo colocado com duas taças, enquanto Brasília, Brasiliense, Luverdense e Remo somam apenas um título cada. Com a vitória este ano, o Goiás entra para a lista de campeões.

Confira todos os campeões do torneio de futebol regional.

 

Paysandu – 3 títulos (2016, 2018 e 2022)
Cuiabá – 2 títulos (2015 e 2019)
Goiás – 1 título (2023)
Brasília – 1 título (2014)
Brasiliense – 1 título (2021)
Luverdense – 1 título (2017)
Remo – 1 título (2021)

 

Leia também:

Luta de Whindersson Nunes é adiada; confira a nova data

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes