Tite demitido? Entenda a situação da Seleção Brasileira
Decisão de jogadores e comissão técnica em não disputar a Copa América, no Brasil, agrava crise na CBF; entenda a situação.
A Seleção Brasileira não vive dias fáceis. Jogadores e toda comissão técnica de Tite se recusaram a jogar a Copa América 2021, neste momento, aqui no Brasil, e o posicionamento da equipe agitou a CBF. Até uma possível mudança de treinador está em pauta na entidade, com o intuito do time canarinho disputar o torneio continental.
Entenda todo o imbróglio de Tite da Seleção Brasileira.
Seleção brasileira se recusa a jogar Copa América
Logo após a vitória do Brasil contra o Equador, por 2 a 0, na partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o volante e capitão Casemiro declarou que o posicionamento de jogadores e comissão técnica sobre a Copa América está claro. A equipe não está confortável em jogar a competição no país, em razão do alto números de casos de Covid-19.
A decisão vai contra os desejos do Governo Federal, que já confirmou que realizará o torneio. Segundo o GE, o treinador da seleção passou a ser atacado por apoiadores do atual governo, que dizem que a posição do técnico tem relação política.
Em busca de uma sede, após a desistência de Argentina e Colômbia, a Conmebol entrou em contato com a CBF para o Brasil sediar a competição. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), autorizou a realização do torneio em solo brasileiro. No entanto, jogadores e toda comissão técnica da seleção não foram ouvidos pela entidade e nem pelo governo.
Os atletas ficaram insatisfeitos com a decisão e fizeram uma reunião com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, para informar seus posicionamentos. Casemiro revelou em entrevista após o confronto contra os equatorianos, que os jogadores pretendem se manifestarem depois do duelo contra o Paraguai, na terça. No entanto, uma nova informação pode dar novos rumos a todo esse imbróglio.
Tite demitido? Renato Gaúcho pode assumir Seleção
Segundo o jornalista André Rizek, da Globo, Caboclo informou ao Governo Federal que pretende demitir Tite ainda na terça. Renato Gaúcho assumirá o comando da seleção. Apoiador de Bolsonaro, o ex-treinador do Grêmio não deve ir contra o desejo do governo em realizar a então Copa América no país.
Para o Planalto, a realização do torneio no Brasil pode ser uma maneira do governo expor que consegue organizar uma competição de nível continental, em questões de dias. Isso porque a abertura do campeonato está marcada para domingo (13) e a Conmebol anunciou o Brasil como sede no dia 31 de maio, 13 dias antes do início dos jogos.
Por isso a um grande interesse político na realização do torneio no país. Insatisfeitos com a decisão dos jogadores e toda comissão técnica, a CBF quer que a seleção dispute a Copa América e Tite pode então estar com seus dias contados no comando da equipe.
Funcionária da CBF acusa Rogério Caboclo de assédio
Além de toda as confusões envolvendo a Seleção Brasileira, uma funcionária da CBF acusou Rogério Caboclo de assédio moral e sexual. Na denúncia protocolada na Comissão de Ética da entidade e a Diretoria de Governança e Conformidade, ela revela diversos comportamentos abusivos do presidente da confederação. Ele inclusive teria forçado ela a comer um biscoito de cachorro, ao chama-la de “cadela”.
A funcionária ainda cita situações de sua vida pessoal expostas por Caboclo a então outros funcionários. Ela ainda revela que todos os casos ocorreram quando o dirigente estava sob o efeito de álcool, visto que ele bebia durante o expediente.
Até o momento, o líder da CBF ainda não se manifestou publicamente sobre o tema. No entanto, sua defesa disse que ele nunca cometeu nenhum tipo de assédio e provará tudo na investigação da Comissão de Ética da entidade.