Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo? Técnico é ‘plano A’
Treinador português é o favorito para assumir o comando do Flamengo na temporada 2023
Após o vexame na final do Campeonato Carioca diante do Fluminense, a diretoria do Flamengo optou por desligar Vítor Pereira do comando do clube. Foram quatro chances de títulos desperdiçadas e a derrota no Mundial de Clubes sob o comando do ex-Corinthians. Por isso, Jorge Jesus torna-se o favorito para assumir o elenco.
O Mister comandou o Flamengo entre 2019 e 2020, responsável pela conquista da Libertadores, Brasileirão, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca e Recopa.
VEJA: tudo sobre a demissão de Vítor Pereira no Flamengo
Mister pode voltar ao Flamengo?
Ao que tudo indica, o retorno de Jorge Jesus para o Flamengo é, sim, uma realidade. O jornalista Eric Faria, da Rede Globo, indicou que a diretoria tem o português como o “plano A”. Atualmente, é técnico do Fenerbahce, da Turquia. Após ser demitido do Benfica em dezembro de 2021, ele ficou cinco meses sem trabalho até ser contratado pelo time turco.
O contrato do professor é válido até o fim de maio deste ano, e ele já teria avisado que não vai renovar, segundo informações divulgadas pelo jornalista Gabriel Reis, do canal “Paparazzo Rubro-Negro”.
Entretanto, a saída de Jesus em 2020 foi bastante conturbada. Após renovar o contrato, ele decidiu trocar o Flamengo pelo Benfica, o que acabou criando atrito com o atual presidente do clube Rodolfo Landim, de acordo com o portal GE. Por isso, a contratação deverá ser estudada.
Trajetória de Jorge Jesus no Flamengo
Para os torcedores do Flamengo, o técnico português Jorge Jesus é considerado um dos maiores e melhores na história do clube nos últimos tempos.
Jesus assumiu o elenco carioca em junho de 2019. Foram 44 vitórias, 10 empates e quatro derrotas, segundo dados do portal GE. Além do resultado impecável com os jogadores, foram cinco troféus conquistados até julho de 2020, antes de se transferir para Portugal.
Em 2019, o Mister faturou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Em 2020, venceu a o Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o treinador Vitor Pereira e sua comissão técnica não comandam mais o elenco profissional. A direção agradece ao profissional e deseja sorte na continuidade da carreira. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) April 11, 2023
Quando Jorge Jesus fica livre?
O contrato de Jorge Jesus é válido até 31 de maio, ou seja, até o último dia do mês. Ele deve ocupar o cargo no time turco até a última partida do torneio nacional.
A última rodada do Campeonato Turco está marcada para 28 de maio. Isso significa que uma possível saída antes desta data implicaria em dificuldades para o Flamengo. Se o time brasileiro quiser tirar JJ do Fenerbahce, teria que pagar a multa rescisória.
O valor não foi divulgado, mas é referente ao tempo restante do treinador com o clube, ou seja, os números seriam baixos já que o contrato termina em maio.
Qual é a multa de Vítor Pereira?
Vítor Pereira vai embolsar R$ 15 milhões após ser desligado do Flamengo. De acordo com o jornal O Globo, o treinador vai faturar a bolada de acordo com a multa rescisória do seu contrato com o clube.
O valor funciona como uma cláusula no contrato do técnico, remetendo-se ao valor que ele receberia até o fim do seu trabalho no time do Rio de Janeiro.
Vítor assumiu em janeiro de 2023, logo após a saída de Dorival Júnior. Ele perdeu a final da Supercopa do Brasil, Recopa e ficou em terceiro lugar no Mundial de Clubes. Além disso, perdeu ambos os títulos da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca para o Fluminense.
No ano passado, o português treinou o Corinthians, onde chegou até a final da Copa do Brasil mas perdeu justamente para o Flamengo nos pênaltis.
Veja os memes do Flamengo