Quantas Sul-Americana o Corinthians tem?
Elenco paulista é um dos mais tradicionais em torneios internacionais da Conmebol
Com 112 anos de história, o Corinthians coleciona diversos títulos nacionais, continentais e mundiais. O Timão está na lista de vencedores da Copa Libertadores da América, mas e a Sul-Americana? Saiba se o elenco paulista já ganhou a competição da Conmebol e qual é o histórico em finais.
O Corinthians já ganhou a Copa Sul-Americana?
O Corinthians nunca venceu a Copa Sul-Americana, torneio secundário da Conmebol. Criado em 2002, o alvinegro coleciona oito participações no campeonato continental, mas diferente da Libertadores onde possui um título, o grupo sequer levantou a taça para celebrar.
A melhor posição do Timão na Sul-Americana da Conmebol foi em 2021, quando perdeu para o Independiente de Valle na semifinal. Outro fato curioso é que o alvinegro nunca se classificou para a final do torneio.
Campanha do Corinthians em 2003 – fase preliminar:
O Timão estreou em 2003 na fase preliminar, mas perdeu para o Fluminense e o Atlético Mineiro, com confrontos regionais e depois continentais.
Corinthians 0 x 2 Atlético MG
Fluminense 2 x 0 Corinthians
Campanha do Corinthians em 2005 – quartas de final:
Mais tarde, em 2005, carimbou o passaporte no torneio após terminar na edição anterior do Campeonato Brasileiro da Série A na quinta posição. Passou da fase de grupos, venceu o River Plate nas oitavas de final mas perdeu para o Pumas, do México, nas quartas de final.
Goiás 0 x 2 Corinthians
Corinthians 1 x 1 Goiás
River Plate 0 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 1 River Plate
Corinthians 2 x 1 Pumas
Pumas 3 x 0 Corinthians
Campanha do Corinthians em 2006 – oitavas de final:
Após a pífia participação do Corinthians na edição passada, o grupo voltou para a competição em busca de um resultado melhor depois de conquistar a vaga ao ser campeão do Brasileirão.
Venceu o Vasco na segunda fase, mas perdeu para o Lanús nas oitavas de final.
Vasco 0 x 1 Corinthians
Corinthians 3 x 1 Vasco
Corinthians 0 x 0 Lanús
Lanús 4 x 2 Corinthians
Campanha do Corinthians em 2007 – primeira fase:
Nono colocado no Brasileirão anterior, o Corinthians mais uma vez garantiu a vaga na Sul-Americana. Além de ser rebaixado para a segunda divisão brasileira, o elenco também foi eliminado na primeira fase pelo Botafogo.
Botafogo 3 x 1 Corinthians
Corinthians 1 x 2 Botafogo
Campanha do Corinthians em 2017 – oitavas de final:
Em sua quinta participação, o Corinthians fez bonito mas também não conseguiu alcançar a vaga na decisão pela primeira vez. Derrotou na primeira fase o Universidad del Chile, derrotou o Patriotas, da Colômbia, na segunda fase e alcançou a etapa final.
Nas oitavas de final, diante do tradicional Racing, perdeu no critério de desempate de saldo de gols.
Corinthians 2 x 0 Universidad de Chile
Universidad de Chile 1 x 2 Corinthians
Patriotas 1 x 1 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Patriotas
Corinthians 1 x 1 Racing
Racing 0 x 0 Corinthians
Campanha do Corinthians em 2019 – semifinal:
Sem classificação para a Libertadores, o clube paulista contentou-se com a vaga na fase de grupos da Sul-Americana em 2019. Passou do Racing e do Deportivo Lara, da Venezuela, na fase preliminar, até ganhar do Montevideo Wanderers nas oitavas de final, o Fluminense nas quartas e cair para o Independiente del Valle na semifinal.
Racing 1 x 1 Corinthians
Corinthians 1 (5×4) 1 Racing
Corinthians 2 x 0 Deportivo Lara
Deportivo Lara 0 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Montevideo Wanderers
Montevideo Wanderers 1 x 2 Corinthians
Corinthians 0 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Corinthians
Corinthians 0 x 2 Independiente del Valle
Independiente del Valle 2 x 2 Corinthians
Campanha do Corinthians em 2021 – fase de grupos:
O Timão voltou a disputar em 2021 a competição, mas novamente caiu cedo demais. Passou pela fase de grupos em segundo lugar, com 10 pontos, atrás do Peñarol e por isso acabou eliminado.
River Plate Asunción 0 x 0 Corinthians
Corinthians 0 x 2 Peñarol
Sport Huancayo 0 x 3 Corinthians
Peñarol 4 x 0 Corinthians
Corinthians 5 x 0 Sport Huancayo
Corinthians 4 x 0 River Plate Asunción
Campanha do Corinthians em 2023 – quartas de final:
Em 2023, o Corinthians terminou em terceiro lugar na fase de grupos da Libertadores e por isso conquistou a vaga na segunda fase da Sul-Americana.
Venceu o Universitario nos playoffs, o Newell’s Old Boys nas oitavas de final e agora o Estudiantes nas quartas de final.
Corinthians 1 x 0 Universitario
Universitario 1 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Newell’s Old Boys
Newell’s Old Boys 0 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 0 Estudiantes
Quantas finais da Sul Americana o Corinthians tem?
Em sete participações, o Corinthians nunca chegou a uma final da Copa Sul-Americana. A melhor campapanha do alvinegro foi em 2019, quando foi eliminado pelo Independiente del Valle, campeão em 2019 e 2022, na semifinal entre as duas partidas.
Como nunca alcançou a final, o Timão nunca pôde conquistar a taça da Conmebol. Isso significa que terá que continuar batalhando durante os próximos anos se quiser trazer para a sua valiosa sala de troféus a conquista inédita em sua história.
Na Libertadores, por outro lado, o alvinegro jogou a final uma vez, em 2012, quando empatou no primeiro jogo e venceu o Boca Juniors no segundo, faturando a primeira taça na competição. Além disso, o Corinthians é também um dos poucos times brasileiros a conquistar a Libertadores e o Mundial no mesmo ano.
Por que a Sul-Americana é o torneio secundário da Conmebol?
A Libertadores da América é o principal campeonato da América do Sul, responsável por unir equipes do continente sob o mesmo pretexto: levar para casa o objetivo de máximo desejo, a taça com todos os escudos de campeões na base e a bola representando o futebol.
A Copa Sul-Americana também preenche o calendário sul-americano de futebol, principalmente com times que não conseguem a vaga na Libertadores. Não menos importante, é conhecido como o campeonato secundário da Conmebol.
A principal diferença entre Libertadores e Sul-Americana são os valores da premiação. O primeiro leva um alto investimento de direitos de televisão, patrocinadores e cotas, enquanto o segundo não tem o mesmo valor no mercado. O prêmio principal em 2023 para a Libertadores é de R$ 94,5 milhões, enquanto a Sul-Americana entrega R$ 25 milhões.
No Brasil, a atenção dos clubes durante o Brasileirão se vira para as vagas da Libertadores, disponíveis na parte de cima da classificação, enquanto seis são distribuídas entre o sétimo e 12º lugar para a Sul-Americana. É possível notar que a briga é maior pela Libertadores, mas a dedicação para disputar a Sula também mostra-se presente.
Quais são os times campeões da Sul-Americana?
O Corinthians pode não ser campeão da Sul-Americana, mas outros 17 clubes já levantaram a taça do torneio continental, idealizado em 2002 pela Conmebol com times de todos os países. O primeiro grande campeão foi o San Lorenzo, da Argentina, enquanto o Independiente del Valle, do Equador, é o atual vencedor.
No Brasil, a lista é bastante exclusiva, contendo Internacional, São Paulo, Athletico-PR e Chapecoense como os únicos times que já conquistaram o título secundário da Conmebol. Os maiores campeões são dois argentinos, Boca Juniors e Independiente, e o Del Valle.
A seguir, a lista com todos os campeões da Copa Sul-Americana.
Independiente del Valle, Boca Juniors e Independiente – 2 títulos
LDU Quito – 1 título
Defensa y Justicia, River Plate, Lanús, Arsenal de Sarandí e San Lorenzo – 1 título
Cienciano – 1 título
Pachuca – 1 título
Internacional, São Paulo, Athletico-PR e Chapecoense – 1 título
Universidad de Chile – 1 título
Santa Fé – 1 título
Leia também: