Estreia de Willian no Corinthians é adiada após proibição de Anvisa
Nova contratação da temporada, jogador pode não entrar em campo contra o Atlético-GO neste domingo
Os torcedores do Corinthians foram pegos de surpresa com a notícia deste sábado a noite. Willian, a nova contratação do clube paulista, pode não realizar a sua estreia pelo Corinthians neste domingo, 12/09, pelo Brasileirão diante do Atlético-GO pela 20ª rodada após a determinação da Anvisa. Entenda de fato o que pode acontecer se o jogador entrar em campo para jogar com a camisa do time.
Por que estreia de Willian pelo Corinthians deve ser adiada?
Tudo corria bem até a tarde deste sábado. A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou uma nota informando que Willian, atacante do Corinthians, deve continuar a seguir a quarentena de 14 dias já que chegou do Reino Unido em 1º de setembro. Dessa maneira, a Anvisa informou que, se o jogador infringir as leis sanitárias do país e entre em campo, Willian pode ser preso.
No primeiro dia de setembro, o atleta chegou ao Brasil e assinou o Termo de Controle Sanitário do Viajante, o TCSV, exigido pela Anvisa para quem passa pelo Reino Unido e chega ao país. A exigência é a quarentena por 14 dias para evitar a proliferação do vírus em terras brasileiras.
Em documento obtido pelo portal Globo Esporte, é possível ver a assinatura de Willian, que concordou com os termos assinados. Por isso, até a data de amanhã, 12 de setembro, o atacante ainda está de quarentena e, por isso, não pode entrar em campo com outros jogadores em Goiânia.
Entretanto, o atacante vinha treinando e circulando normalmente com os companheiros de equipe nos últimos dias. No momento instante, a Anvisa informa em site oficial que recebeu a informação sobre o jogador entrar em campo no Estádio Antônio Accioly contra o Atlético Goianiense e decidiu intervir.
A Agência entregou o ofício e a documentação para a diretoria do Corinthians em seu hotel na noite deste sábado. Em nota publicada no site oficial da Anvisa, é possível observar que a entidade estuda medidas cabíveis caso o clube não cumpra o TCSV com o jogador.
“Neste sábado (11/09), a Anvisa emitiu oficio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Sport Club Corinthians Paulista, advertindo que o jogador assinou o TCSV junto à Anvisa e está impedido de participar de atividades como treinos e partidas de futebol, devendo cumprir o autoisolamento, sob pena de responsabilização civil, administrativa e penal.
A Vigilância Sanitária do Município de Goiânia também foi acionada e já localizou o hotel onde está o time do Corinthians para que possa atuar”.
O que diz o Corinthians sobre nota da Anvisa?
Até o momento, o clube não se manifestou sobre a ação da Anvisa no caso de Willian. Entretanto, o Corinthians não divulgou a relação de jogadores convocados para a partida deste domingo pelo técnico Sylvinho como sempre faz aos finais de semana em rodada do Brasileirão.
De acordo com informações do UOL Esportes, o clube acionou o seu departamento jurídico para tomar medidas cabíveis no caso e, ainda assim, manteve toda a programação do dia. Agora, resta esperar até a partida deste domingo, a partir das 18h15 (horário de Brasília).
Quando Willian pode jogar agora?
Com a novidade ao elenco do Corinthians, Willian agora só estará disposto para jogar no próximo domingo, 19 de setembro de 2021, contra o América-MG, na Neo Química Arena, em São Paulo pela 21ª rodada do Brasileirão.
Isso porque o tempo estipulado pela Anvisa, de 14 dias, para a quarentena já teria passado e, com isso, se o jogador estiver apto para entrar em campo, ele pode estrear com a camisa do Corinthians na temporada.
Leia também – Onde assistir aos jogos da Champions League 2021/22?