Camisas do Corinthians: 7 uniformes históricos do Timão
Timão coleciona uniformes históricos com grande representatividade para os torcedores; relembre alguns modelos de camisas que marcaram época no clube Alvinegro.
O Corinthians coleciona diversas camisas que marcaram época no clube em seus 110 anos de história. Seja na cor branca (tradicional), preta, vermelha e até bege, os uniformes do Timão costumam carregar diversas curiosidades desde a sua fundação. Confira aqui, as principais camisas do Corinthians.
Primeira camisa do Corinthians não era branca
Hoje é até difícil imaginar o Corinthians com uma camisa que não seja nas tradicionais cores brancas e pretas. No entanto, o primeiro uniforme do clube possuía a cor bege, com golas e punhos pretos.
A cor branca só virou a oficial da equipe no ano de 1914. Isso porque com as frequentes lavagens na camisa, o bege ia desbotando e embranquecia. Então, sem dinheiro para comprar novas vestimentas, o clube adotou o branco em seu uniforme número 1, cor que predomina o fardamento corintiano até os dias atuais.
Sem muitos registros da época, não havia a certeza se o bege era realmente a cor do uniforme da equipe. Isso porque, o Corinthian-Casuals, da Inglaterra, clube que inspirou a criação do Timão, jogava com camisas brancas. Mas uma foto de 1914 em jogo diante da Germânia, confirmou a teoria, visto que a seleção europeia jogava com camisas brancas e é possível perceber o contraste na imagem dos uniformes, mesmo que estejam em preto e branco.
Camisa preta com listras surgiu como forma de protesto
A camisa 2 do Corinthians tradicionalmente é preta, com listras em branco. No entanto, você sabia que ela surgiu devido a um protesto? Pois bem, o Timão usou a camisa pela primeira vez no dia 14 de fevereiro de 1915, na vitória por 2 a 1 diante do Caçapavense. Naquele ano, a Liga Paulista impediu a equipe de atuar na primeira divisão do futebol da elite paulistana por ter um jogador negro no elenco.
Então, o clube criou a vestimenta como forma de protesto, camisa essa que o Alvinegro voltou a usar somente em 1935, em amistoso contra o River Plate. No entanto, a agremiação adotou o uniforme como sua segunda camisa oficial só no final da década de 40. Em 2015, o Corinthians laçou um modelo retro comemorativo, semelhante ao usado 100 anos antes.
Camisa do Corinthians grená em homenagem ao Torino
A camisa grená usada pelo Corinthians em 2011 foi um sucesso entre os torcedores. A vestimenta possuía a imagem de São Jorge desenhado na altura do peito e marcou um ano em que o clube conquistou seu quinto título brasileiro. Entretanto, a primeira vez que o Alvinegro usou o uniforme dessa cor, ocorreu muitos anos antes, e o motivo tem uma intenção especial.
No dia 4 de maio de 1949, a equipe do Torino voltava à Itália após fazer um amistoso diante do Benfica, para a despedida de Francisco Ferreira, em Portugal. No entanto, ao retornarem, o espaço aéreo italiano indicava um denso nevoeiro, que prejudicava a visibilidade do piloto. Por isso, o comandante Pierluigi Meroni decidiu realizar os procedimentos de aterragem. Mas durante a manobra, a aeronave bateu em cheio no muro terrapleno da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos a bordo.
No total, 31 pessoas morreram no acidente conhecido como Tragédia de Superga. Entre as vítimas, estava o craque da seleção da italiana, Valentino Mazzola, um dos maiores atletas da época. Então, para homenagear o clube, o Corinthians jogou com uma camisa grená, cores do time do Torino, em amistoso contra a Portuguesa, no ano do acidente.
Uniforme da conquista do primeiro mundial
Ser campeão do Mundial de Clubes da FIFA é uma sensação que o torcedor corintiano já viveu por duas vezes. Em 2000, ano de sua primeira conquista, o clube precisou fazer alterações eu seu uniforme para a disputa do torneio. Isso porque a equipe brasileira do Vasco da Gama, também possuía a cor branca predominante em seu primeiro uniforme. Então, os paulistas adotaram listras verticais pretas na camisa, e brancas no calção.
Até então, o clube sempre atuava com o uniforme branco e os calções nas cores preta. No entanto, a mudança “deu sorte” ao clube que faturou o Mundial, e atualmente é comum ver a equipe jogar com essa combinação em algumas partidas.
Lançamento da camisa do Corinthians roxa
A equipe Alvinegra lançou no ano de 2008 uma camisa totalmente diferente desde a sua fundação. Com o objetivo de divulgar que o corintiano é o único “torcedor roxo”, o clube lançou uma camisa em roxo. Embora a cor não esteja entre as oficiais do time, o torcedor gostou da vestimenta, que apareceu em alguns duelos do Corinthians naquele ano.
Uniforme do Mundial de 2012
Outra camisa do Corinthians que marcou uma geração foi a usada pelo clube na final do Mundial de 2012. A tradicional vestimenta era predominantemente branca, mas como detalhes em preto na gola e nas mangas. Produzido pela marca de material esportivo da Nike, a camisa ainda tinha o patrocínio do banco da Caixa Econômica Federal.
O uniforme está eternizado na memória do torcedor alvinegro, graças ao gol de cabeça marcado por Guerreiro, que sacramentou a vitória do Timão diante do Chelsea, conquistando seu segundo título do Mundial.
Camisa em homenagem ao Corinthian-Casuals
Em 2020, o Corinthians voltou a agitar entre os modelos de camisa com o lançamento de seu terceiro uniforme, em homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, clube inglês, que inspirou a criação do Timão.
O modelo produzido pela Nike trouxe um traje predominantemente marrom, no entanto com duas faixas azuis no formato de uma cruz e um escudo do Timão usado originalmente entre 1919 e 1939. Assim como as faixas, as mangas e a gola também são do mesmo tom de azul-bebê, cor semelhante ao do Manchester City.
A camisa também traz na parte interna o lema “e duobus unum” – em latim, “O Melhor de Dois em Um” – estampado na altura da nuca. A frase também está presente no escudo do Corinthian-Casuals.
+ Relembre as principais goleadas do Corinthians diante de seus rivais