Barcelona
Leia as principais notícias sobre o Barcelona no DCI. Acompanhe todas as informações ligadas a este que é um dos clubes mais importantes do futebol.
Barcelona
No dia 29 de novembro de 2020, o Futebol Clube Barcelona completou 121 anos, repletas de acontecimentos marcantes, craques, futebol ofensivo e inovador. Aqueles que acompanham e admiram o ‘Barça’ se emocionam por tudo que o clube viveu.
Nascido Hans Kamper em 1877 em Winterthur, Suíça, ele levou uma vida cheia de realizações, incluindo a fundação de dois dos maiores clubes de sua terra natal, a Suíça – FC Basel e FC Zurich, e se tornou o capitão do RotBlau antes de completar 20 anos. Numa época em que todo o esporte era praticado por amadores e ganhava dinheiro com o que era para todos os efeitos, uma atividade de lazer estava fora de questão, Hans Kamper partiu para a África, como tantos europeus de seu tempo, para viver do comércio de açúcar o negócio.
Ele fez um desvio em Barcelona para conhecer seu tio, mas se apaixonou pela cidade e nunca chegou à África. Seu amor pela Catalunha o levou a aprender catalão antes de aprender espanhol e depois mudou seu nome para um som mais catalão, Joan Gamper.
No dia 29 de novembro de 1899, Gamper e mais 11 jovens fundaram o FC Barcelona. O intuito do clube era ser democrático e socialmente inclusivo, isto é, as pessoas podiam propor ideias e participar do crescimento do time.
Talvez, como homenagem ao vermelho e azul do FC Basel, o clube da cidade natal de Gamper, tenha sido escolhido como as cores oficiais do novo clube catalão
Dentro de uma década após a fundação, as coisas ficaram difíceis para o clube; com as finanças em uma bagunça, havia uma grande probabilidade de o clube desistir de sua infância. As atuações da equipe em campo também sofreram e passaram quatro anos sem troféu. Era demais para Gamper suportar e ele não podia ver seu sonho se desenrolar diante de si. Tomando o assunto em suas mãos, ele se tornou presidente do clube pela primeira vez em 1908, aos 31 anos de idade, e ocupou a presidência por cinco mandatos durante os próximos 15 anos. Com Gamper no comando, o sucesso logo se seguiu e o clube deu passos rápidos dentro e fora do campo.