Brasil e Argentina: Suspensão nas Eliminatórias gera repercussão mundial
Jogo precisou ser paralisado depois que quatro jogadores argentinos não cumpriram protocolo sanitário da Anvisa
As imagens e a indignação com a paralisação do confronto entre Brasil e Argentina pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas não pararam apenas em território nacional. O episódio também rendeu repercussão em jornais e portais de notícias em todos os lugares do globo com as consequências e causas em diferentes abordagens.
O que houve no jogo Brasil e Argentina?
No domingo a tarde, 05 de setembro de 2021, Brasil e Argentina já estavam devidamente escalados e aquecidos na Neo Química Arena para disputar a partida válida pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas. De um lado, Neymar buscava os três pontos aos brasileiros e, do outro, Lionel Messi para os argentinos.
Ambos os elencos começaram a jogar até que, aos 5 minutos, agentes da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, interromperam o andamento da partida para retirar quatro jogadores argentinos que descumpriram o protocolo sanitário do país.
O goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Cristian Romero e os meias Emiliano Buendía e Lo Celso vieram da Inglaterra e, segundo a Anvisa, não cumpriram a quarentena exigida pelo país. Além disso, os atletas informaram para as autoridades que não passaram por países – incluindo a Inglaterra – nos últimos o que, depois, foi constatado que, sim, passaram. Uma hora depois, o jogo foi oficialmente suspenso pela Conmebol.
Brasil e Argentina nas Eliminatórias e a repercussão mundial em jornais
A suspensão do confronto sul-americano neste domingo estampou capas e páginas dos maiores jornais ao redor do mundo. Enquanto uns mostraram imagens do jogo com as principais informações, outros classificaram como ‘Vergonhoso’ ou até mesmo ‘um papelão’. Confira a repercussão do caso entre Brasil e Argentina pela competição.
A edição de segunda-feira no jornal argentino Clarín mostra a foto do confronto nas Eliminatórias com as principais atualizações do caso. O jornal também deu a exclusiva informação de que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (Sem partido), interveio com a CBF para que a partida fosse reiniciada.
Já o Olé, também da Argentina, utilizou o seguinte título para tratar do episódio: “Brasil campeão mundial de papelão”, indicando que o motivo seria absurdo e que a Anvisa iria impedir os jogadores.
Na Espanha, o jornal Marca ilustrou a confusão com os dizeres “O Brasil-Argentina mais inusitado da história” após o episódio envolvendo a Anvisa, Polícia Federal e jogadores argentinos que não cumpriram a quarentena obrigatória no país.
Já o francês L’Equipe não trouxe imagens do escândalo da partida em sua capa, mas escolheu o título de “uma farsa grotesca” para falar sobre a paralisação do confronto nas Eliminatórias. É válido lembrar que Neymar e PSG são jogadores do Paris Saint-Germain, da França.
Por outro lado, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport optou por ilustrar com a fotografia de Messi e Neymar, lado a lado, com a mão no rosto com os dizeres “Blitz Anti Covid”.
Por fim, o portal de notícias Sky Sports, da Inglaterra, informou a suspensão da partida entre Brasil e Argentina no último domingo por ‘regras da Covid’ impostas pelo país que recebeu a partida, no caso o brasileiro.
Que dia vai ser o jogo das Eliminatórias?
Até o momento, a partida não tem data para ser reiniciada nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Além disso, a CONMEBOL, entidade responsável pelo futebol no continente, informou que a FIFA irá tomar as devidas providências no caso e, assim, remarcar oficialmente o clássico no futebol.
Leia também – Veja como ficou o quadro de medalhas do Brasil nas Paralimpíadas 2021