Superliga europeia: saiba quais clubes negaram participar do torneio

Clubes como Bayern de Munique, PSG e Everton negaram participar do novo torneio que gerou polêmica nos últimos dias

A polêmica criação da Superliga europeia movimentou os noticiários de todo o país. A nova competição trouxe clubes da Inglaterra, Espanha e Itália, como anfitriões e participantes, mas ao mesmo tempo também mostrou muitas opiniões contrárias a realização do mesmo. Times ao redor do continente negaram participar, enquanto outros deixaram em aberto a possibilidade. Então, confira quais clubes não vão estar na Superliga caso ela realmente saia do papel.

O que é a Superliga europeia?

A Superliga europeia é um novo torneio idealizado com disputas no meio da semana governada pelos próprios times fundadores, sendo eles Arsenal, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Tottenham e Chelsea representam a Inglaterra. Já na Itália, Juventus, Milan e Inter de Milão. Enquanto isso, na Espanha, os três principais times Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid estão dentro.

De acordo com o comunicado emitido pelo Liverpool, o principal objetivo é melhorar a qualidade das competições, criando também um melhor formato para os clubes da Europa. Além disso, os times esperam poder comunicar-se com a UEFA e a FIFA no futuro para, quem sabe, trabalharem juntos. Florentino Pérez, atual presidente do Real Madrid, será o presidente da Superliga, com apoio também do presidente da Juventus, Andrea Agnelli, tornando-se o vice-presidente da nova competição.

Bayern de Munique rejeita a Superliga europeia

O clube alemão divulgou nas redes sociais um comunicado assinado por Karl-Heinz Rummenigge, CEO do Bayern de Munique, e Herbert Hainer, o presidente, sobre a criação da Superliga. Em carta aberta, Hainer garante que a resposta para a nova competição é não, tornando o desejo de apoiadores como maior vontade. Enquanto isso, o CEO deixou claro que o Bayern não irá integrar o quadro da participantes da Superliga.

““Nossos membros e fãs rejeitam uma Super League. Como FC Bayern, é nosso desejo e nosso objetivo que os clubes europeus vivam a competição maravilhosa e emocionante que é a Liga dos Campeões, e a desenvolvam em conjunto com a UEFA. O FC Bayern diz não à Super League”. 

PSG diz não para a Superliga e permanece com a UEFA

Após ser reeleito membro do Comitê Executivo da UEFA por três anos, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, deixou claro que o clube parisiense não vai manter nenhum tipo de relação com a futura competição.

Acreditamos que qualquer proposta sem o apoio da UEFA – uma organização que se empenha em promover os interesses do futebol europeu há quase 70 anos – não resolve os problemas que a comunidade futebolística enfrenta atualmente, mas está em jogo”.

Sem titulo 112
Nasser al-khelaïfi, presidente do psg (c. Gavelle / psg)

Everton não participa de Superliga

A equipe do Everton, da Inglaterra, se pronunciou sobre o assunto mais comentado nos últimos dias no futebol internacional, a Superliga. Em comunicado, o time mostrou-se triste com ‘propostas de uma liga separatista impulsionadas por seis clubes’.

Além disso, reintegrou que os seis times, sendo Arsenal, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Tottenham e Liverpool, tem somente o intuito de ganhar mais dinheiro, não visando o bem estar de todos envolvidos, chamado de ‘arrogância absurda’.

Benfica desmente fake news sobre Superliga europeia

Em Portugal, o Benfica levantou voz e desmentiu que irá participar da Superliga europeia. De acordo com o CEO do time, Domingos Soares de Oliveira, o clube de Lisboa foi a primeira organização de futebol no país a negar a participação no novo torneio.

“O Sport Lisboa e Benfica, no âmbito da sua presença na ECA – Associação Europeia de Clubes, sempre se manifestou contrário a qualquer competição fora do âmbito da UEFA, tendo, inclusive, contribuído ativamente para a reformulação do modelo competitivo da Liga dos Campeões pós-2024 (P24).O Sport Lisboa e Benfica sempre esteve, e estará, solidário com a UEFA e com os valores do futebol europeu: meritocracia, solidariedade e inclusão”.

 

+ PSG campeão da Champions? Clubes podem ser expulsos com Superliga

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes