Sterling na Eurocopa: craque é o artilheiro da Inglaterra no torneio
Conheça um dos grandes responsáveis por levar a equipe inglesa até as semifinais da competição
Não há dúvidas de que a Eurocopa é a maior competição de seleções do mundo. Em campo, 24 nações disputam a fase final para levar o tão sonhado troféu e, principalmente, o título de melhor equipe em todo o continente europeu. Comemorando 60 anos em 2021, a edição começou com favoritos nos palpites de torcedores e hoje, nas semifinais, traz quatro seleções vivas. Entre elas a Inglaterra, com seu elenco de estrelas assim como Raheem Sterling, atacante do Manchester City, o artilheiro dos ingleses na Eurocopa em 2021 com três gols.
Mas, afinal, quem é o jogador que teve grande importância no brilhante caminho da Inglaterra?
Quem é Raheem Sterling?
Aos 26 anos, Sterling é um dos principais nomes do futebol inglês. Nasceu na cidade de Kingston, na Jamaica, transferindo-se com a sua família até a Inglaterra logo depois. Enquanto menino, integrou as categorias de base do Alpha & Omega e Queens Park Rangers.
Por fim, chegou ao Liverpool em 2010, ganhando o seu primeiro contrato profissional dois anos depois por mostrar grande sucesso nos times juvenis. Ao todo, foram 151 partidas e 31 gols marcados. Dessa maneira, logo chamou a atenção dos cartolas do Manchester City, transferindo-se ao clube em 2015, onde permanece até hoje.
Pelo time azul, tem 292 jogos e 114 tentos, de acordo com o Transfermarket. Além disso, contabiliza 3 troféus do Campeonato Inglês, 1 taça da Copa da Inglaterra, 5 da Copa da Liga Inglesa e 2 na Supercopa da Inglaterra. Hoje, divide opiniões da torcida mesmo tendo bons números, mas por cometer erros bobos em campo, recebendo uma enxurrada de críticas.
Raheem Sterling é o artilheiro da Inglaterra na Eurocopa
Na Seleção da Inglaterra, Sterling estreou em 14 de novembro de 2012 e hoje conta com 65 passagens e 17 gols marcados, além de memórias também com o time juvenil. O atacante disputou Copa do Mundo, Eliminatórias da Copa e Euro, Amistosos, Liga das Nações e, por fim, a Eurocopa.
Em 2021, Sterling é peça fundamental do elenco. Integrando o grupo D, a equipe enfrentou a Croácia, Escócia e República Tcheca nas três primeiras rodadas na fase de grupos, terminando em primeiro lugar com 7 pontos no total Dessa maneira, Sterling foi titular em todas as cinco partidas, incluindo as três na fase de grupos, as oitavas diante da Alemanha e até mesmo as quartas de final contra a Ucrânia, marcando no primeiro jogo contra a Croácia, no terceiro diante da República Tcheca e por fim nas oitavas contra a poderosa Alemanha.
Agora, pelas semifinais contra a Dinamarca, é provável que o atacante também seja titular ao lado de Harry Kane. Em campo, o jogador é responsável por grandes jogadas diante de seus companheiros, além de ser o principal vínculo no ataque para atleta do meio de campo responsáveis por criarem jogadas.
O que esperar do futuro para Sterling?
Raheem Sterling tem contrato com o Manchester City até junho de 2023 e, visto o seu desempenho na última temporada com o vice da Champions League, a conquista do Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa, o atacante quer permanecer com a camisa azul. Entretanto, o Barcelona mostrou interesse em obter o atacante para a próxima temporada, segundo a Sky Sports.
Do outro lado, Sterling pode ser usado como moeda de troca em negociações do City com o Tottenham e até mesmo o Aston Villa, já que o time de Manchester quer repatriar Harry Kane e Jack Grealish, respectivamente, segundo o portal inglês Sky Sports. Para isso, pode trocar Sterling com jogadores, sendo a medida interessante para ambas as partes.
Agora, com a Eurocopa se afunilando cada vez mais e a nova temporada na Eurocopa prestes a começar, resta saber qual será o destino escolhido por Sterling.
Leia também: Classificação do Brasileirão 2021: como ficou a tabela após a 9ª rodada