Semifinal da Copa América 2021 repete os treinadores de 2019
Os quatro técnicos semifinalistas na edição anterior, chegam novamente entre os quatro melhores do torneio, mas as seleções não são as mesmas; confira.
Um fato curioso ocorre na semifinal da Copa América 2021. Os treinadores que chegaram à fase na edição anterior, em 2019, são os mesmos semifinalistas deste ano. Entretanto, as seleções não são as mesmas, visto que um dos comandantes trocou de equipe entre os dois torneios. Saiba então quem são os técnicos semifinalistas e quais as seleções classificadas.
Quais os treinadores na semifinal da Copa América 2021?
Os quatro semifinalistas da Copa América já estão definidos: Argentina, Brasil, Colômbia e Peru. As seleções garantiram suas vagas após vencerem seus confrontos nas quartas de final. Com isso, os quatro treinadores que chegaram à fase em 2019, conseguem o feito novamente. Lionel Scaloni (Argentina), Ricardo Gareca (Peru), Tite (Brasil) e Reinaldo Rueda (Colômbia) estão pela segunda vez consecutiva entre os quatro técnicos semifinalistas.
Entretanto, Rueda é o único que trocou de seleção entre as duas Copa América. Na edição passada, o comandante treinava o Chile, que caiu na semifinal para o Peru, ao perder de 3 a 0. Dessa vez, o colombiano dirige a equipe de seu país e chega à fase logo após vencer o Uruguai, nos pênaltis, por 4 a 2. Essa é a terceira vez que o técnico chega à semi (2004, 2019 e 2021), mas nunca conseguiu avançar à final.
Tite busca seu 2º título no torneio
O treinador da Seleção Brasileira, Tite, é o atual campeão do torneio. Na edição passada, o time canarinho passou pelo Paraguai nas quartas de final e despachou a Argentina por 2 a 0 na semi. Por fim, conseguiu o triunfo por 3 a 1 diante do Peru na grande final e conquistou seu nono título da competição. Dessa vez, a equipe brasileira passou pelo Chile por 1 a 0 e reencontrará os peruanos, mas na semifinal da Copa América 2021.
Já o comandante da Argentina, Scaloni, busca levar a seleção ao título do torneio, feito que não ocorre desde 1993. Depois de serem eliminados pelo Brasil em 2019 ao perderem por 2 a 0, os argentinos não saíram mais de campo derrotados. Desde então, os hermanos disputaram 18 jogos e não perderam nenhum. Agora, terão a Colômbia pela frente, logo após eliminarem o Equador nas quartas ao vencer por 3 a 0.
Já Gareca, do Peru, chegou à semifinal com a seleção em 2015, mas caiu nas quartas no ano seguinte. Na última edição, eliminou o Chile na semi ao vencer por 3 a 0, mas perdeu para o Brasil na decisão por 3 a 1. Agora, os peruanos terão novamente os brasileiros pela frente, uma pedra no sapato da equipe.
Nos últimos três jogos contra o time de Tite, vitórias tranquilas para a seleção verde e amarela: 5×0 (Copa América 2019), 3×1 (final da Copa América 2019) e 4×0 (Copa América 2021). Nas quartas de final, os peruanos empataram com o Paraguai em 3 a 3, mas garantiram a classificação nos pênaltis.
Quais serão os jogos de semifinal da Copa América?
Semifinal 1 – Segunda (5/7)
- Brasil x Peru – Estádio Nilton Santos, às 20h
Semifinal 2 – Terça (6/7)
- Colômbia x Argentina – Mané Garrincha, às 22h
Leia também: Quais os maiores campeões da Copa América?