São Paulo é eliminado da Sula e soma 27 eliminações na década
Tricolor acumula anos de fracassos após más gestões e frequentes mudanças de técnicos. Eliminação desta quarta (4), para o Lanús, foi mais uma para equipes médias da Argentina e a 27ª do São Paulo desde 2011.
O São Paulo FC venceu o Lanús por 4 a 3 nesta quarta-feira (4), no Morumbi, mas está eliminado da Copa Sul-Americana. Afinal, o Tricolor perdera o jogo de ida por 3 a 2, e como há critério do gol fora na competição, na soma dos resultados empate em 6 a 6, e a equipe argentina avança porque fez três gols na casa são-paulina. A eliminação é no entanto apenas mais uma para a história recente do time paulista, na última década o clube soma 27 eliminações em mata-mata.
Somente nesta temporada, o time de Fernando Diniz se desclassificou de três competições: Paulista (pelo Mirassol), Libertadores (na fase de grupos) e então a Sul-Americana (Lanús). No entanto, e desclassificação na Libertadores deste ano, não entra para as estatísticas das 27 eliminações, por não ser na fase de mata-mata. Mas, fica manchada na história do clube.
Anos de fracassos, e mais uma vez, São Paulo eliminado
O Estádio do Morumbi, que sempre foi a fortaleza são-paulina, no entanto já não assusta os adversários. Isso porque das 27 eliminações, 10 ocorreram na casa Tricolor. Confira a Lista:
- Santos (Paulistão 2011)
- Corinthians (Paulistão 2013)
- Penapolense (Paulistão 2014)
- Bragantino (Copa do Brasil 2014)
- Atlético Nacional (Sul-Americana 2014)
- Defensa y Justicia (Sul-Americana 2017)
- Athletico (quarta fase da Copa do Brasil)
- Talleres (primeira fase da Libertadores)
- Mirassol (Paulistão 2020)
- Lanús (Sul-Americana 2020)
As eliminações são reflexos dos anos de fracassos que o clube paulista acumula neste passado recente. Com más gestões e frequentes mudanças de técnicos, de 2011 até então, o único título que a equipe conquistou foi justamente a Copa Sul-Americana, em 2012.
Naquela ocasião, o time treinado por Ney Franco tinha em seu elenco atletas como Luis Fabiano, Osvaldo, Jadson, Rogério Ceni e então a promessa Lucas Moura, que fez sua despedida com a camisa são-paulina na final da competição. O jogador foi para o PSG, da França, mas atualmente joga no Totthenham, da Inglaterra.
A decisão da Sul-Americana foi contra a equipe do Tigres, da Argentina, mas a partida ficou marcada por não haver segundo tempo.
O Tricolor vencia o jogo por 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Mas no intervalo, após confusão, os argentinos se recusaram a voltar a campo, alegando que a Polícia Militar os ameaçaram com armas de fogo. Logo depois do ocorrido, o árbitro encerrou a partida, e o São Paulo levantou o caneco.
Então, a conquista de 2012 foi o único momento de alegria da torcida são-paulina nesses 10 anos.
São Paulo eliminado desde 2011
2011
- Santos (semifinal do Paulistão)
- Libertad-PAR (oitavas da Copa Sul-Americana)
- Avaí (quartas da Copa do Brasil)
2012
- Santos (semifinal do Paulistão)
- Coritiba (semifinal da Copa do Brasil)
2013
- Corinthians (semifinal do Paulistão)
- Atlético-MG (oitavas da Copa Libertadores)
- Ponte Preta (semifinal da Copa Sul-Americana)
2014
- Penapolense (quartas do Paulistão)
- Bragantino (terceira fase da Copa do Brasil)
- Atlético Nacional (semifinal da Copa Sul-Americana)
2015
- Santos (semifinal do Paulistão)
- Santos (semifinal da Copa do Brasil)
- Cruzeiro (oitavas da Libertadores)
2016
- Audax (quartas do Paulistão)
- Juventude (oitavas da Copa do Brasil)
- Atlético Nacional (semifinal da Libertadores)
2017
- Corinthians (semifinal do Paulistão)
- Defensa y Justicia-ARG (primeira fase da Copa Sul-Americana)
- Cruzeiro (quartas da Copa do Brasil)
2018
- Corinthians (semifinal do Paulistão)
- Athletico (quartas da Copa do Brasil)
- Colón-ARG (segunda fase da Copa Sul-Americana)
2019
- Talleres-ARG (segunda fase da Libertadores)
- Bahia (oitavas da Copa do Brasil)
2020
- Mirassol (quartas do Paulistão);
- Lanús (segunda fase da Copa Sul-Americana)
Esperanças na Copa do Brasil e Brasileirão
Neste ano o São Paulo não tem mais possibilidades de títulos, afinal, as competições – Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – terminam apenas em 2021, e são as únicas que a equipe ainda disputa.
Após o São Paulo ser eliminado da Copa Sul-Americana, as atenções são paulinas ficam no Brasileiro e Copa do Brasil. No Brasileirão, o São Paulo ocupa a quinta colocação, mas com três jogos em atraso. Neste momento, caso vença esses duelos, o Tricolor seria então o novo líder da competição.
A torcida, embora pouca parte, tem esperanças que a equipe tenha chances de levantar a taça do Brasileiro, haja visto que o São Paulo venceu o Flamengo por 4 a 1 na última rodada, e não perde na competição desde a sétima.
No entanto, o grande sonho são-paulino para essa temporada é conquistar a Copa do Brasil – competição que o clube jamais venceu. Além disso, o torneio passou a ser um desejo dos clubes brasileiros, afinal o campeão embolsa R$54 milhões de reais, maior premiação de uma competição de futebol brasileira.
O time de Fernando Diniz está nas quartas de final, mas agora, aguarda o sorteio para definição de quem enfrentará na fase. A CBF realiza o sorteio nesta sexta-feira (6), às 11h, mas na sede da entidade.