Real Madrid? Quem o Flamengo pode pegar no Mundial de Clubes 2023
Chaveamento está definido e o Flamengo já sabe quem pode pegar na semifinal
A FIFA realizou , em 12/01, o sorteio dos confrontos do Mundial de Clubes 2023 direto do Marrocos, a sede da competição na temporada. O Flamengo e o Real Madrid já sabem quem são os participantes que podem encontrar no caminho até a grande final. Confira como ficou o chaveamento e todos os detalhes.
O Rubro-Negro, assim como o Real Madrid, só estreia na semifinal da competição. Ambos não se enfrentam nesta fase, podendo se esbarrar apenas na final pelo título.
O Flamengo, entretanto, pode jogar contra o Al Hilal ou Wydad, do Marrocos, na semifinal. O Real, por outro lado, enfrentará o Seattle, Al Ahly ou o Auckland.
Chaveamento do Mundial de Clubes 2023 + Flamengo
Confira a tabela de jogos completo do Mundial de Clubes 2023.
Primeira fase (Quarta-feira, 01/02)
Al Ahly x Auckland City
Quartas de final (Sábado, 04/02)
Seattle Sounders x Vencedor dos playoffs (Q1)
Wydad Casablanca x Al Hilal (Q2)
Semifinais (Terça-feira, 07/02)
Flamengo x Vencedor das quartas 2
Semifinais (Quarta-feira, 08/02)
Real Madrid x Vencedor das quartas 1
Final
Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2
Quando é o Mundial de Clubes 2023?
O Mundial de Clubes vai acontecer entre 01 e 11 de fevereiro de 2023, no Marrocos, com a participação de Flamengo, Real Madrid e Seattle, dos Estados Unidos.
As cidades sedes não serão confirmadas pela FIFA nos próximos dias mas, segundo o portal GE, as cidades de Tânger e a capital Rabat do país podem ser escolhidas.
Sete times jogam a competição este ano já que devido à Copa do Mundo precisou sofrer alteração na data de realização.
Cada jogo será disputado por dia.
Quantos títulos do Mundial de Clubes o Flamengo tem?
O Flamengo tem um título do Mundial de Clubes, conquistado no ano de 1981 por vitória diante do Liverpool em Tóquio, no Japão, no Estádio Nacional de Tóquio, por 3 a 0.
Naquela época, entretanto, o torneio do Mundial reunia as equipes dos diferentes continentes mas era chamado como Copa Toyota. De um lado o campeão da Libertadores e o do outro o vencedor da Champions.
A polêmica, entretanto, é sobre o fato da Copa Toyota ser ou não considerado Mundial de Clubes. Somente a partir de 2004 é que a FIFA tomou o controle da competição e começou a organizar com campeões dos continentes.
A FIFA reconheceu em outubro de 2017, através de Conselho em Calcutá, na Índia, como campeões mundiais os vencedores dos Intercontinentais de 1960 a 2004, incluindo os brasileiros como o Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
Onde assistir Campeonato Mineiro 2023: equipes, como funciona e datas