Saiba quais serão os estádios da Copa América 2021
Torneio que ocorre de 13 a 14 de junho de 2021 terá a Argentina e Colômbia como sede, por enquanto; devido aos protestos entre os colombianos, país pode ficar de receber a competição.
A Copa América 2021, 47ª edição do torneio, está prevista para ocorrer de 13 a 14 de junho deste ano na Argentina e Colômbia. Esta será a primeira vez que a competição é sediada em dois países, e a edição reunirá as 10 seleções filiadas à Conmebol em dois grupos com cinco equipes em cada. Para a realização de todos os jogos, argentinos e colombianos prepararam oito estádios que receberão os duelos da Copa América 2021. Veja quais.
Estádios da Copa América 2021
Com 28 partidas em toda a competição, oito estádios receberão os confrontos da Copa América 2021, sendo quatro na Argentina e quatro na Colômbia. No país argentino os campos escolhidos foram: Estádio Monumental de Nuñez, Mario Alberto Kempes, Malvinas Argentinas e Único de Santiago del Estero.
Destes, o mais conhecido é o campo do River Plate, o Monumental de Nuñez que receberá cinco partidas em todo o torneio. Além dos jogos da fase grupos, a casa dos Millionarios sediam um jogo das quartas e outro das semifinais.
Por outro lado, entre os colombianos, os jogos ocorrem no: Estádio Metropolitano, El Campín, Olímpico Pascual Guerrero e Atanasio Girardot. Os campos são conhecidos entre os brasileiros por sediarem partidas das equipes colombianas na Libertadores.
O primeiro recebe partidas do Junior, enquanto o segundo é casa do Los Millionarios. O América de Cali costuma mandar seus jogos no Olímpico e, por fim, o Atanasio realiza as partidas do Atlético Nacional e Independiente Medelin.
Argentina pode ser sede única da Copa América 2021
Por conta dos protestos na Colômbia, em razão da reforma tributária cancelada pelo governo e das desigualdades sociais históricas, o país corre risco de não receber a Copa América. A Conmebol trabalha com a possibilidade de tirar os colombianos como país-sede, mas em decorrência das manifestações.
Na Libertadores, a equipe brasileira do Atlético Mineiro sofreu quando viajou à Colômbia para enfrentar o América de Cali. O gás lacrimogênio usado por policiais contra os manifestantes próximos ao estádio dificultou a respiração dos jogadores. A entidade organizadora da competição, inclusive, transferiu o jogo entre a equipe de Cali e La Guaira, para a Bolívia, por conta então dos protestos.
Diante deste cenário, o país pode ficar fora de receber a Copa América 2021 e uma das soluções seria transferir todos os jogos para a Argentina. Os argentinos garantiram que conseguem sediar todo o torneio e forneceram então quatro possíveis estádios: La Bombonera, Nuevo Gasômetro, El Cilindro e Libertadores de América.
As quatro opções fornecidas pela Argentina receberam a visita da Conmebol nesses últimos meses em razão de serem candidatas a sediarem a final da Libertadores e da Sul-americana. A entidade ainda não decidiu o futuro da competição, mas até o presente momento, a Colômbia está garantida como sede.
Jogos do Brasil na Copa América
A Conmebol dividiu os clubes em dois grupos, de acordo com suas posições geográficas. O grupo A da Argentina, também conhecido como Zona Sul, tem além dos anfitriões, a Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Por outro lado a chave B, Zona Norte, tem o país sede Colômbia, junto com Brasil, Equador, Peru e Venezuela. A Seleção Canarinho estreia no dia 14, contra a Venezuela no Estádio Atanasio Giradort, depois pega o Peru no dia 18 no Olímpico, os donos da casa no dia 24 no Metroplitano e fecham a fase de grupos contra o Equador no El Campín.
Caso a equipe de Tite termine a primeira fase nas duas primeiras posições, joga então as quartas de final na Colômbia. No entanto, caso fique em terceiro ou quarto, o time viaja à Argentina para enfrentar seu adversário no país dos hermanos.
+Onde assistir a Copa América 2021? SBT transmitirá jogos do Brasil