As 18 contratações mais caras dos times europeus de futebol
Dois brasileiros aparecem entre as maiores contratações de clubes europeus; confira a lista com as principais negociações dos times da Europa.

Em busca de reforçarem seus elencos, clubes europeus pagam altas cifras para a contratação de jogadores. Embora a pandemia tenha atrapalhado os cofres das equipes, antes da doença, diversas contratações “bombásticas” ocorriam no velho continente. No entanto, você sabe qual a contratação mais cara dos principais times de futebol da Europa? Confira abaixo.
Neymar é a contratação mais cara do futebol
Não é surpresa que Neymar seja a contratação mais cara da história do futebol. Contratado pelo PSG em agosto de 2017, o atacante brasileiro deixou o Barcelona para ser o protagonista e camisa 10 da então equipe de Paris. Pelo craque, os franceses pagaram 222 milhões de euros (1.451,8 bilhão, atualmente).
O investimento no atleta tem um objetivo principal: conquistar a Champions League. Na temporada 2019/2020, o clube bateu na trave ao perder para o Bayern de Munique, mas em sua primeira final no torneio. Entretanto, a equipe ainda busca o caneco em 2020/2021 e tem no atacante de mais de 1 bilhão, sua principal esperança para ficar com a taça.

Phillipe Coutinho e o grande investimento do Barcelona
No ano seguinte após perder Neymar, o Barcelona resolveu ir ao mercado em busca de um craque para auxiliar seu principal jogador, Lionel Messi. Outro brasileiro então chegou à Catalunha e movimentou os cofres do clube: Phillipe Coutinho.
Com um contrato até 2023, Coutinho assinou com o Barça em janeiro de 2018 e tornou-se a contratação mais cara da história do clube espanhol. Pelo meia ex-Liverpool, a equipe catalã desembolsou então 160 milhões de euros (R$1.046,4 bilhão). No entanto, o investimento, até então, não teve tanto efeito.
Coutinho sofre com as lesões e tem dificuldades em se encaixar na equipe titular. O clube, inclusive, chegou a emprestar o meia para o Bayern de Munique, em 2019. Com os alemães, Coutinho venceu a Champions League e retornou à Espanha com moral, mas não consegue ter um bom desempenho com a camisa do Barcelona.
Constantemente o nome do jogador é sondado em algumas possíveis negociações entre clubes, e embora seu contrato vá até 2023, é possível que ele deixe a equipe antes do prazo.

Veja a lista de contratações mais caras dos clubes
França:
- PSG: Neymar, 222 milhões de euros
Espanha:
- Barcelona: Philippe Coutinho, 160 milhões de euros
- Atlético de Madrid: João Félix, 126 milhões de euros
- Real Madrid: Eden Hazard, 115 milhões de euros
Itália:
- Juventus: Cristiano Ronaldo, 117 milhões de euros
- Inter de Milão: Romelu Lukaku, 65 milhões de euros
- Napoli: Victor Osimhen, 63 milhões de euros
- Milan: Leonardo Bonucci, 42 milhões de euros
- Roma: Patrick Schick, 42 milhões de euros
Inglaterra:
- Manchester United: Paul Pogba, 105 milhões de euros
- Liverpool: Virgil van Dijk, 84,7 milhões de euros
- Arsenal: Nicolas Pépé, 80 milhões de euros
- Chelsea: Kai Havertz e Kepa Arrizabalaga, 80 milhões de euros
- Manchester City: Kevin de Bruyne 76 milhões de euros
- Tottenham: Tanguy N’Dombélé, 60 milhões de euros
- Leicester: Youri Tielemans, 45 milhões de euros
Alemanha:
- Bayern de Munique: Lucas Hernández, 80 milhões de euros
- Borussia Dortmund: Mats Hummels, 30,5 milhões de euros.
Última janela de transferências
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a economia dos clubes sofreu duras consequências. Estádios vazios, lojas fechadas e o mundo em um caos, fizeram com que a última janela de transferências europeias não fosse tão agitada como nos últimos anos.
Poucas contratações agitaram o mercado do futebol no início de 2021, mas com a temporada chegando em sua reta final, cria-se a expectativa das grandes negociações do meio do ano. Será que algum jogador supera os valores da contratação de Neymar? Aguardemos.