Saiba como funciona o regulamento do Brasileiro Série D 2021
Jogos da primeira fase da competição iniciam neste sábado (5), com 64 clubes divididos em oito grupos; confira como será o regulamento.
O Campeonato Brasileiro da Série D inicia a primeira fase da competição neste sábado (5). Ao longo de 14 rodadas, 64 clubes buscam a vaga à fase eliminatória, para sonharem com o acesso à terceira divisão do futebol nacional. Confira como funciona o regulamento do Brasileiro Série D 2021.
Regulamento do Brasileiro Série D 2021
Assim como na temporada passada, o Campeonato Brasileiro da Série D 2021, terá o formato de disputa com fase de grupos e eliminatórias. Antes do início da primeira fase, oito clubes disputaram a etapa preliminar. Grêmio Atlético Sampaio, Tocantinópolis, Brasiliense e Rio Branco garantiram as últimas vagas da competição.
O Brasileiro terá oito grupos com oito equipes em cada, sendo que os clubes da mesma chave se enfrentam com turno e returno. Ou seja, cada time faz 14 partidas nesta primeira fase. Então, os quatro primeiros de cada grupo avançam à etapa eliminatória.
Segundo o regulamento, na segunda fase do Brasileiro Série D 2021, as 32 equipes classificadas decidirão os 16 classificados às oitavas de final. No formato mata-mata as equipes decidem a vaga, mas em jogos de ida e volta.
Os 16 clubes classificados jogam as oitavas de final, novamente em partidas de ida e volta. Os oito que avançarem fazem as quartas e os quatro classificados à semi, garantem-se então na Série C de 2022.
- Fase preliminar: 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2 clubes cada;
- 1ª Fase: 64 clubes distribuídos em 8 grupos de 8 clubes cada;
- 2ª Fase: 32 clubes distribuídos em 16 grupos de 2 clubes cada;
- 3ª Fase: 16 clubes distribuídos em 8 grupos de 2 clubes cada;
- 4ª Fase: 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2 clubes cada;
- 5ª Fase: 4 clubes distribuídos em 2 grupos de 2 clubes cada;
- 6ª Fase – Final: 2 clubes em 1 grupo.
Critérios de desempate
Em caso de empate nos pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da 1ª fase, o desempate ocorre de acordo com os critérios estabelecidos pela CBF para o Brasileiro Série D 2021. Confira abaixo:
- 1º. Maior número de vitórias;
- 2º. Maior saldo de gols;
- 3º. Maior número de gols pró;
- 4º. Confronto direto;
- 5º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
- 6º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
- 7º. Sorteio.
A partir da segunda fase, no mata-mata, em caso de empate nos confrontos, a decisão fica então para as penalidades.
Quando será a final da Série D 2021
O Campeonato Brasileiro da Série D 2021 começou no dia 26 de maio, mas com os jogos de ida fase preliminar. Quatro dias depois, a competição realizou os duelos da volta, para a então definição dos últimos quatro classificados.
Por outro lado, a fase de grupos inicia neste sábado (5) e a previsão é que a grande final ocorra nos dias 7 e 14 de novembro, em duelos de ida e volta.