Quem vai ser o árbitro da final da Copa do Mundo de 2022?
Saiba quem será o nome que vai apitar o jogo da final entre Argentina e França no domingo, 18 de dezembro, no Catar
As seleções de Argentina e França disputam a final da Copa do Mundo no próximo domingo, 18 de dezembro, no Estádio Lusail Iconic, no Catar. A FIFA já definiu quem será o árbitro da final da Copa e não é brasileiro. A disputa tem início ao meio dia, no horário de Brasília.
VEJA: Disputa do terceiro lugar Copa 2022: data, horário e como funciona
Szymon Marciniak é o árbitro da final da Copa 2022
O jogo entre Argentina e França na final da Copa do Mundo vai ser apitado pelo polonês Szymon Marciniak no domingo, 18 de dezembro, no Estádio Lusail.
O juiz terá ao seu lado os assistentes Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz, ambos poloneses. Entre a equipe de arbitragem, nenhum brasileiro. Houve a esperança de que os dois brasileiros no Catar, Wilton Pereira e Raphael Claus, pudessem integrar o quadro de árbitros.
No VAR, o polonês Tomasz Kwiatkowski, é que será o responsável.
Confira a equipe de arbitragem completa na final da Copa do Mundo.
Polonês Szymon Marciniak apita a final.
Catari Abdullah Al-Jassim apita a disputa de 3o lugar. pic.twitter.com/dY7KNrjnLq— Salvio Spinola (@SalvioSpinola) December 15, 2022
Quem é o árbitro polonês da final da Copa do Mundo 2022?
O juiz Szymon Marciniak, 41 anos, faz parte do quadro de árbitros da UEFA. Szymon já apitou finais de competições da Europa, além de participações na Copa do Mundo.
Nesta edição da Copa, Szymon participou da vitória da França contra a Dinamarca na fase de grupos, pela segunda rodada, e as oitavas de final entre Argentina e Austrália. Agora, estará ao lado dos companheiros da Polônia para comandar a final entre Argentina e França no próximo domingo.
Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, ele foi o responsável por apitar os jogos da Argentina e Islândia e Alemanha contra Suécia na fase de grupos. Porém, a sua participação foi bastante polêmica após não marcar um pênalti para os suecos no segundo confronto, o que ocasionou a sua saída repentina do quadro de árbitros.
No mesmo ano, apitou a final da Supercopa da UEFA entre Real Madrid e Atlético de Madrid, com vitória dos merengues em cima do time de Simeone..
Quando é a final da Copa do Mundo 2022?
A final da Copa do Mundo entre Argentina e França será no domingo, 18 de dezembro, com bola rolando ao meio dia (horário de Brasília). O palco do confronto é o Estádio Lusail, com capacidade para receber mais de 88 mil torcedores.
De um lado, os argentinos derrotaram a Croácia na semifinal enquanto do outro os franceses ganharam do Marrocos na chave.
A disputa será transmitida ao vivo na Globo e no SporTV, além das plataformas GloboPlay, FIFA+, GE e o canal do Casimiro no Youtube e na Twitch de graça.
Quem são os árbitros brasileiros no Catar?
Além da Seleção Brasileira, o Brasil também contou com outros dois representantes dentro de campo na Copa do Mundo do Catar: os árbitros Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus.
Os profissionais trabalharam na fase de grupos, oitavas e quartas de final. Se forem escolhidos, podem pintar também na final do Mundial.
Wilton Pereira Sampaio
Considerado um dos melhores árbitros do futebol brasileiro, Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, foi convocado para representar a arbitragem brasileira no Mundial do Catar em 2022. Esta, no entanto, não é a primeira Copa de Wilton já que em 2018, na Rússia, ele atuou no VAR.
Wilton começou na Federação Brasiliense, até se transferir para a Federação Goiana e na FIFA em 2013. Ele integrou o quadro de árbitros do Brasileirão da Série A e B, além de Libertadores, Copa América e Copa do Brasil.
Na Copa do Mundo do Catar, apitou Holanda contra Senegal e Polônia versus Arábia Saudita na fase de grupos, e Holanda contra Estados Unidos nas oitavas e Inglaterra e França nas quartas de final.
Raphael Claus
Integrante do quadro de árbitros da FIFA desde 2014, Raphael Claus, de 43 anos, também foi selecionado pela entidade para apitar os jogos da Copa do Mundo no Catar. Ele começou na Federação Paulista de Futebol.
Claus apita jogos do Campeonato Brasileiro da Série A e B, além de decisões como Copa do Brasil, final de Sul-Americana e jogos das Eliminatórias da América do Sul.
Em 2022, ele apitou Inglaterra contra Irã e também Canadá contra Marrocos na fase de grupos, além de fazer parte da equipe de arbitragem em Marrocos contra Espanha nas oitavas.
Na disputa do terceiro lugar, Claus vai ser o 4º árbitro.
LEIA TAMBÉM:
Quantos gols Mbappé tem em Copas do Mundo?
Quando começa e onde vai ser a Copa do Mundo feminina de 2023