Quem era o técnico do Brasil no 7×1 na Copa do Mundo de 2014?

Seleção Brasileira foi derrotada pela Alemanha na semifinal da Copa do Mundo em 2014, no Brasil

Em 2014, a nação brasileira comemorou o fato de receber em sua casa a Copa do Mundo da FIFA, maior competição de futebol no planeta. Favorita ao título, a Seleção Brasileira foi até a semifinal, mas foi eliminada de maneira trágica pela Alemanha. Mas quem era o técnico do Brasil no fatídico 7 x 1? Você se lembra torcedor?

Felipão era o técnico do Brasil na Copa de 2014

No fatídico 7 x 1 contra a Alemanha, Luiz Felipe Scolari era o técnico do Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 2014.

O profissional assumiu o comando da Seleção Brasileira em 2013, dez anos após conquistar o penta. Além disso, Felipão foi contratado pela CBF para substituir Mano Menezes. Além de dirigir o elenco na Copa de 2014, ele foi o responsável pelo título na Copa das Confederações em 2013.

Jogando em casa, a Seleção Brasileira entrou como favorita na competição. Na teoria, nada poderia bater a equipe com Neymar, um dos melhores jogadores do futebol na época, um goleiro veterano como Julio Cesar e atletas experientes na defesa e meio de campo.

Na prática, a situação foi bem diferente. O Brasil estreou muito bem na fase de grupos e conseguiu se garantir na fase eliminatória, mas o resultado ao perder Neymar, principal jogador do time, foi desastroso. Eliminada na semifinal, a equipe disputou o terceiro lugar com a Holanda e perdeu, garantindo somente o quarto lugar na classificação geral.

Técnico do brasil
Felipão era o técnico do brasil em 2014. Foto: reprodução / rafael ribeiro / cbf

Qual foi a escalação do Brasil contra a Alemanha em 2014?

O técnico Luiz Felipe Scolari não tinha Neymar à sua disposição, além de Thiago Silva, capitão que ficou suspenso da escalação após tomar o segundo amarelo na partida contra a Colômbia.

Júlio Cesar foi o goleiro titular escolhido por Felipão. Na defesa, Felipão precisou improvar a ausência do capitão com os laterais Marcelo e Maicon, enquanto Dante e David Luiz ficaram responsáveis por cuidar do gol. Dante fez a sua carreira basicamente no futebol alemão, o que deixou alguns torcedores “confortáveis”.

No meio de campo, Felipão optou por Oscar, Fernandinho, Luiz Gustavo e Bernard. Já na frente, Hulk e Fred seriam os responsáveis por levar perigo até Neuer e a defesa alemã.

 

Escalação do Brasil: Júlio Cesar; Maicon, David Luiz, Dante, Marcelo; Oscar, Fernandinho, Luiz Gustavo, Bernard; Hulk e Fred.

Escalação da Alemanha: Neuer; Howedes, Hummels, Boateng, Lahm; Schweinsteiger, Khedira, Muller; Klose, Ozil e Kroos.

Que ano o brasil perdeu de 7x1
Imagem do jogo do 7×1. – foto: marcello casal jr/agência brasil/reprodução

+ Depois das quartas de final vem o que na Copa do Mundo do Catar 2022 

Quem marcou os gols da Alemanha no 7 x 1?

Thomas Muller abriu o placar da semifinal com apenas 11 minutos no primeiro tempo. Depois Klose ampliou o placar e conquistou o título de maior artilheiro de Copas do Mundo.

Kroos, ainda no primeiro tempo, encheu as redes de Julio Cesar aos 24 e 26 minutos. Khedira fechou a primeira etapa com gol aos 29 minutos.

No segundo tempo, Schurrle acertou as redes do Brasil aos 24 e 34 minutos. No finalzinho do segundo tempo, Oscar conseguiu marcar um gol contra a Alemanha. Porém, de nada adiantou a Seleção Brasileira na competição.

Confira a tabela completa de gols detalhada no fatídico 7 a 1 para o Brasil, contra a Alemanha.

 

  • Thomas Muller (11 minutos 1º tempo)
  • Miroslav Klose (23 minutos 1º tempo)
  • Toni Kroos (24 e 26 minutos do 1º tempo)
  • Khedira (29 minutos do 1º tempo)
  • Schurrle (24 e 34 minutos do 2º tempo)
  • Oscar (45 minutos do 2º tempo)

 

Relembre os momentos do 7 x 1 na semifinal.

O que aconteceu com o Brasil desde então?

A derrota para a Alemanha por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo deu para a Seleção Brasileira o maior vexame de sua história. Nunca o elenco canarinho havia sofrido uma eliminação tão dolorosa quanto essa.

O resultado fez com que a CBF tomasse atenção tanto por parte dos diretores na entidade como também dos próprios brasileiros, revoltados com o vergonhoso placar na semifinal. Com a demissão de Felipão ao fim da Copa do Mundo de 2014, a CBF convocou Dunga para ser o treinador no mesmo ano.

A troca por Dunga e Felipão não animou torcedores, já que o treinador não traz métodos inovadores de trabalho dentro de campo e muito menos fora dele. Em 2016, Dunga foi desligado do cargo de treinador após a eliminação na fase de grupos na Copa América.

Tite, ex-treinador do Corinthians, foi convocado para ser o novo técnico. Ele aceitou, e mudou a cara da Seleção Brasileira desde então.

A sua primeira Copa do Mundo foi em 2018. Um time maduro e com método de trabalho bastante diferente. O elenco, entretanto, foi eliminado para a Bélgica nas quartas de final na Rússia. O trabalho, porém, seguiu dando frutos para os brasileiros.

Em 2019, venceu a Copa América após vencer o Peru por 3 a 1.

Técnico do brasil
Tite é o atual técnico do brasil. Foto: reprodução kin saito/cbf

+ Em qual fase os cartões zeram na Copa do Mundo de 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes