Quem é o maior campeão da Concacaf? Veja a lista até 2021
Competição disputada entre equipes da América do Norte, Central e o Caribe, e três países da América do Sul.
A Liga dos Campeões da Concacaf é uma competição disputada por equipes da América do Norte, Central e o Caribe e por três nações da América do Sul: Guiana, Suriname e a Guiana Francesa. O torneio ocorre de forma oficial desde 1962, mas ao longo dos anos já teve nome e formato alterados. No entanto, quem é o maior campeão da Concacaf?
Quem é o maior campeão da Concacaf?
O time mexicano América é o maior vencedor do Concacaf. O clube tem ao longo da competição sete títulos (1977, 1987, 1990, 1992, 2006, 2015, 2016) e nenhum vice. No entanto, os mexicanos possuem uma ampla soberania na competição. Das 57 edições disputadas até então, o país latino-americano venceu 36.
No total, 25 clubes já conquistaram o título do principal torneio entre equipes da América Central e do Norte. Na sequência estão os costa-riquenhos, que já ganharam o torneio seis vezes, seguido por El Salvador que tem três troféus.
Já o Suriname, Guatemala, Honduras, Trindad e Tobago, Estados Unidos e Haiti possuem dois títulos, cada.
Desde a temporada 2008-09, quando o formato da competição foi alterado, o maior campeão da Concacaf é o clube mexicano do Monterrey. O clube conquistou quatro títulos desde então, sendo três canecos consecutivos 2010-11, 2011-12 e 2012-13.
Quem é o atual campeão da Concacaf?
O atual campeão da Concacaf é a equipe do Tigres, que possui um título e está longe de ser o maior vencedor. Com o título de 2020, a equipe mexicana ganhou o direito de disputar o Mundial de Clube e terminou a competição em segundo lugar, ao perder a final para o Bayern de Munique por 1 a 0.
Na semi, o time mexicano eliminou o Palmeiras ao vencer pelo placar mínimo de 1 a 0. Já em sua partida de estreia na competição, a equipe passou pelo Ulsan Hyundai ao ganhar o embate por 2 a 1.
O que significa as siglas Concacaf?
Concacaf é a abreviação de Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, entidade que organiza a competição. Fundada em 1961, a confederação organiza a Liga dos Campeões da Concacaf, além das Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe para definição dos representantes na Copa do Mundo.
Com funciona a Liga dos Campeões da Concacaf?
A edição de 2021 da Liga dos Campeões da Concacaf foi composta por 16 equipes e ocorreu no formato eliminatório. Em virtude da pandemia de Covid-19, o torneio que estava programado para iniciar em fevereiro de 2021, começou em abril, mas define o seu grande campeão no mês de outubro.
O sorteio definiu os confrontos das oitavas de final e todo o chaveamento da competição. Na decisão, que ocorre em jogo único, estão duas equipes mexicanas: Monterrey x América. Quem vencer o confronto será o grande campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2021.
Por ter a melhor campanha, a equipe de Monterrey decide o título em casa, no Estádio BBVA Bancomer, dia 28 de outubro, mas às 23h (horário de Brasília).
Entre os participantes, a organização dividiu as equipes em dois potes para realização do sorteio. No pote 1 ficaram:
- Cruz Azul (México)
- Monterrey (México)
- América (México)
- Portland Timbers (Estados Unidos)
- Toronto FC (Canadá)
- Philadelphia Union (Estados Unidos)
- Columbus Crew SC (Estados Unidos)
- Atlanta United (Estados Unidos)
Por outro lado, no segundo pote estavam as equipes do:
- León (México)
- Saprissa (Costa Rica)
- Marathón (Honduras)
- Alajuelense (Costa Rica)
- Olimpia (Honduras)
- Atlético Pantoja (República Dominicana)
- Real Estelí (Nicarágua)
- Arcahaie (Haiti)
LEIA TAMBÉM
+ Neymar, CR7 e Messi: lista dos finalistas do ‘Bola de Ouro 2021’