Quem é família Glazer? conheça os donos do Manchester United
Torcedores do clube estão revoltados com os proprietários e fizeram uma manifestação antes do clássico diante do Liverpool; confira.
O maior clássico da Inglaterra, jogo entre Manchester United x Liverpool, precisou ser adiado neste domingo (2) em razão dos protestos de torcedores dos Red Devils no Estádio Old Trafford, local da partida. Os fãs do clube pedem a saída da família Glazer, donos da equipe, do cargo. No entanto, você conhece a família Glazer? Confira aqui como estes bilionários são proprietários do Manchester United e o motivo das manifestações.
Família Glazer no comando do Manchester United
Com uma fortuna avaliada em US$ 4,7 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões), os irmãos Joel e Avram Glazer são os donos do Manchester United. Os empresários herdaram o clube de seu pai Malcolm Glazer, quando o patriarca faleceu em 2014. O magnata adquiriu o United entre 2003 e 2005, quando passou a comprar o clube pouco a pouco, até gastar 790 milhões de libras para adquirir a equipe.
Além do time inglês, os irmãos também herdaram de seu pai a franquia de futebol americano do Tampa Bay Buccaneers, time em que atua o quaterback Tom Brady, considerado por muitos o maior atleta da modalidade. Embora a família Glazer seja bilionária, nem sempre o grupo “nadou em dinheiro”.
Malcolm Glazer era filho de imigrantes judeus que partiram da Lituânia para os Estados Unidos. Ainda na adolescência, começou a vender relógios para ajudar nas despesas de casa, visto que seu pai faleceu quando ele tinha 15 anos. Após alguns anos, o jovem abriu sua joalheria e devido ao sucesso, passou a investir seu dinheiro no ramo imobiliário.
A partir de então, Malcolm conseguiu ganhar muito dinheiro com seus negócios e adquiriu fama nos Estados Unidos ao comprar o Tampa Bay Buccaneers.
Por que torcedores do United odeiam a família Glazer?
Os protestos de torcedores do Manchester United antes do clássico diante do Liverpool externaram ainda mais a revolta dos fãs do clube com seus proprietários. Com a morte de Malcolm, Joel e Avram Glazer herdaram o clube e iniciaram seus trabalhos mantendo o então treinador Alex Ferguson e o CEO da equipe na época, David Gill.
Os irmãos ainda conseguiram transformar o United em uma máquina, ainda maior, de fazer dinheiro. Refinanciaram dívidas do clube e passaram a ter receitas gigantescas. No entanto, o dinheiro não trouxe resultados dentro de campo. Além da saída de Gill do cargo de CEO, Ferguson se aposentou e desde então o clube não consegue resultados expressivos em suas temporadas.
A última vez que os Red Devils venceram a Premier League, principal competição futebolística da Inglaterra, foi na temporada 2012/2013. Na Champions League, o último título ocorreu em 2007/2008, e desde então o clube ainda perdeu duas finais do torneio para o Barcelona, 2009 e 2011.
Se antes o United amedrontava seus rivais, hoje, não possui a mesma força e ainda vê seus principais adversários, Manchester City e Liverpool, enfileirarem títulos. A conquista do Europa League em 2017, foi a última vez que o clube comemorou um caneco. Entretanto, a competição não possui uma grande expressão, e a seca, incomoda os fãs da equipe.
Diante deste cenário, torcedores do Manchester à cada ano se decepcionam com o desempenho do clube, e para grande parte da torcida, a culpa da má fase está na administração dos proprietários. Segundo os fãs do time, Joel e Avram Glazer estão preocupados apenas em se gabarem do dinheiro, mas pouco se importam com as conquistas do clube.
Premier League cancela Manchester x Liverpool
As manifestações dos torcedores no Old Trafford fizeram a Premier League adiar o clássico entre Manchester United x Liverpool. Os protestos começaram no entorno do estádio, mas manifestantes conseguiram adentrar a arena e invadiram o gramado.
A Premier League ainda não se manifestou sobre o ocorrido e não divulgou para quando a partida será remarcada. No entanto, a tendência é que o jogo ocorra na segunda-feira (3).
+ Quem ganhou a corrida da F1 hoje? Confira a classificação
+ Veja os resultados das lutas do UFC 262; 4 brasileiros competiram