O Brasil já ganhou a Copa do Mundo feminina? Veja o ranking
Seleção Brasileira disputou todas as edições da competição
A Seleção Brasileira de futebol feminino disputará a Copa do Mundo em julho e agosto de 2023 na Austrália e Nova Zelândia. Com Marta, a maior jogadora de todos os tempos, a equipe já disputou todas as edições do torneio, mas quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo de futebol feminino?
Quantas Copas do Mundo o Brasil tem?
Apesar da tradição no futebol, a Seleção Brasileira de futebol feminino nunca venceu a Copa do Mundo, cuja primeira edição foi em 1991. O elenco disputou todas as edições do campeonato da FIFA e até chegou a beliscar o pódio em algumas ocasiões, mas isso sigfinica que em 2023, sob o comando de Pia Sundhage, o Brasil busca o seu primeiro título do Mundial.
Em 32 anos de copa, a melhor campanha do elenco brasileiro foi no Mundial foi em 2007, quando alcançou a final, mas perdeu para a Alemanha. Mesmo com grandes jogadoras no plantel, o time de elite não consegue manter o bom desempenho nas competições e, assim, acaba eliminado.
No ano de 2019, última edição da Copa do Mundo de futebol feminino, o Brasil perdeu nas oitavas de final para a França.
Campanhas da seleção feminina do Brasil em Copas do Mundo
Mesmo sem títulos, a Seleção Brasileira fez boas campanhas entre todas as oito edições. Relembre.
Copa 1991 na China – perdeu na fase de grupos
A China foi o palco da primeira edição da Copa do Mundo de futebol feminino. Apenas doze elencos participaram, incluindo o Brasil após a regulamentação entre a CBF e a CBF em 1983, com o fim da imposição da Era Vargas.
Na fase de grupos, a Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos, Suécia e Japão por três rodadas. Ganhou das japonesas, mas perdeu para a Suécia e os Estados Unidos, ocupando a terceira posição com dois pontos, eliminado na fase de grupos.
Na final, os Estados Unidos ganharam na Noruega por 2 a 1.
Copa 1995 na Suécia – caiu na fase de grupos
Com doze participantes, a Suécia recebeu a segunda edição da Copa do Mundo de futebol feminino. No grupo A ao lado do Japão, Suécia e Alemanha, o Brasil disputou três rodadas. Ganhou das suecas, mas perdeu para as japonesas e as alemães em goleada. Com apenas três pontos, o Brasil ocupou a quarta e última posição e foi eliminado.
Na final do Mundial, a Noruega bateu a Alemanha por 2 a 0.
Copa 1999 nos Estados Unidos – perdeu nas semifinais
A edição de 1999, nos Estados Unidos, foi a primeira com dezesseis participantes no calendário, incluindo a Seleção Brasileira da CBF. Integrando o grupo B com Alemanha, Itália e México, o time brasileiro fechou a sua participação em primeiro lugar com sete pontos ao derrotar as mexicanas, italianas e empatar com as alemãs.
Na fase final, o Brasil ganhou da Nigéria por 4 a 3 e, na semifinal, perdeu para os Estados Unidos por 2 a 0. Disputando o terceiro lugar, a Seleção ganhou nos pênaltis da Noruega, fechando a sua participação em terceiro lugar, com a medalha de bronze.
Copa 2003 nos Estados Unidos – caiu nas quartas de final
Pela segunda vez consecutiva, os Estados Unidos receberam o Mundial da FIFA. Novamente com dezesseis equipes, a Alemanha venceu a edição e conquistou o seu primeiro título do futebol feminino.
No grupo B, o Brasil com Marta, em sua primeira participação, ficou em primeiro lugar com sete pontos ao vencer a Coreia do Sul, Noruega e empatou com a França. Nas quartas de final, entretanto, a Seleção perdeu para a Suécia por 2 a 1, e se despediu da competição.
Copa 2007 na China – segundo lugar
A edição de 2007, realizada na China, foi a melhor campanha do Brasil na Copa do Mundo feminina. Com a presença de Marta, que disputou o torneio pela segunda vez, o elenco terminou em primeiro lugar no grupo D com nove pontos ao ganhar da Nova Zelândia, China e a Dinamarca.
O elenco sul-americano ganhou da Austrália por 3 a 2 nas quartas de final, os Estados Unidos na semifinal por 4 a 0,
Copa 2011 na Alemanha – perdeu nas quartas de final
A Alemanha foi o palco da Copa do Mundo de futebol feminino em 2011, novamente com 16 seleções incluindo o Brasil. Pelo grupo D, o elenco brasileiro ganhou da Austrália na rodada de estreia, superou a Noruega e de Guiné Equatorial, fechando a participação como líder em nove pontos.
Nas quartas de final, entretanto, a Seleção Brasileira foi derrotada nos pênaltis para os Estados Unidos. Na final, foi a vez do Japão superar as americanas nos pênaltis após o empate em 1 a 1.
Copa 2015 no Canadá – caiu nas oitavas de final
A Copa do Mundo do Canadá foi a primeira com 24 seleções no quadro de participantes. Pelo grupo E, o time brasileiro com Marta em campo ganhou da Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica, ocupando a liderança com nove pontos.
Nas oitavas de final, entretanto, o Brasil foi derrotado pela Austrália por 1 a 0. Na final, os Estados Unidos reencontrou o Japão e, desta vez, as americanas levaram a melhor por 5 a 2.
Copa 2019 na França – perdeu nas oitavas de final
A França foi o palco da oitava edição da Copa do Mundo de futebol feminino. O Brasil terminou em terceiro lugar no grupo C com seis pontos depois de vencer a Jamaica, perder da Austrália e superar a Itália na última rodada. Com o seu resultado, o Brasil avançou até as oitavas de final como melhor terceira colocada.
Contra a França, anfitriã do torneio, a Seleção acabou derrotada por 2 a 1. Na final entre Estados Unidos e Holanda, as americanas ganharam por 2 a 0 e conquistaram o quarto troféu.
Quem mais venceu a Copa do Mundo de futebol feminino?
A Seleção de futebol feminino dos Estados Unidos é quem mais venceu a Copa do Mundo da FIFA. Com quatro títulos, conquistados em 1991, 1999, 2015 e 2019, as americanas dominam a lista.
Alemanha, Japão e Noruega completam o ranking de vencedoras do Mundial. Em 2023, não há favoritas para o troféu de maior prestígio no futebol feminino.
- Estados Unidos – 4 títulos (1991, 1999, 2015 e 2019)
- Alemanha – 2 títulos (2003 e 2007)
- Japão – 1 título (2011)
- Noruega – 1 título (1995)
Maiores artilheiras das Copas do Mundo de Futebol Feminino FIFA
Apesar de não tem nenhum título enquanto equipe, é a brasileira Marta a maior artilheira da Copa do Mundo de futebol feminino da FIFA. A jogadora disputou cinco edições do torneio e, em 2023, fará a sua sexta participação com o Brasil.
Marta estreou no Mundial em 2003, com apenas 17 anos. Desde então são 20 partidas e 17 gols, deixando grandes jogadoras para trás na lista da artilharia. Hoje, Marta veste a camisa do Orlando Pride, nos Estados Unidos.
Michelle Akers, dos Estados Unidos, foi a atleta que mais marcou gols na mesma edição. Em 1991, ela balançou as redes em dez oportunidades. Neste mesmo ano, o país conquistou o seu primeiro título na competição feminina. Outra brasileira que está na artilharia é Cristiane, com 11 marcações.
Confira a lista completa das artilheiras da Copa do Mundo
1) Marta – 17 gols
2) Birgit Prinza (Alemanha) – 14 gols
3) Abby Wambach (EUA) – 14 gols
4) Michelle Akers (EUA) – 12 gols
5) Sun Wen (China) – 11 gols
6) Cristiane Rozeira – 11 gols
7) Bettina Wirgmann (Alemanha) – 11 gols
8) Ann Kristin Aarones (Noruega) – 10 gols
9) Heidi Mohr (Alemanha) – 10 gols
10) Christin Sinclair (Canadá) – 10 gols
11) Carli Lloyd (EUA) – 10 gols
Leia também: