Quantas finais de Copa do Mundo a Seleção da Argentina tem?

Seleção da Argentina disputa mais uma final da Copa do Mundo em 2022, no Catar, mas desta vez contra a França

Maradona, Messi, Crespo e Batistuta são alguns dos ídolos da Argentina. A seleção sul-americana coleciona recordes, glórias e momentos na história do futebol. Mas quantas finais de Copa do Mundo a Argentina jogou? Quantos títulos ela tem? Confira o histórico da equipe argentina.

 

+ Argentina x França: qual vai ser o horário da final da Copa do Mundo 2022

Quantas vezes a Argentina jogou a Copa do Mundo?

A seleção da Argentina jogou 18 edições da Copa do Mundo, ficando fora nos anos de 1938, 1950, 1954 e 1970.

No ano de 1938, na França, a equipe mostrou interesse em participar da competição, mas simplesmente desistiu de viajar assim como o elenco do Uruguai.

Mais tarde, em 1950 no Brasil, os argentinos boicotaram a edição após, segundo a ESPN, acompanhar os principais talentos como Alfredo Di Stefano jogar um campeonato não reconhecido pela FIFA após uma greve de atletas na Argentina dois anos antes. Em 1954, novamente os hermanos boicotaram o torneio, desta vez na Suíça.

Em 1970, no México, a Argentina não se classificou e por isso ficou fora.

Argentina disputou quantas finais de Copa do Mundo?

A Argentina jogou seis finais de Copa do Mundo na história, incluindo a edição de 2022.

O time levantou o troféu duas vezes, anos de 1978 e 1986. Nas outras quatro vezes ficou como vice.

 

Vice-campeão em 1930

Em 1930, a FIFA realizou a primeira edição da Copa do Mundo da história. O Uruguai foi o escolhido para receber a competição entre as 13 seleções do futebol. Naquele ano, participaram Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Peru, Romênia, Paraguai e Uruguai.

Pelo grupo A, os hermanos avançaram em primeiro lugar com 6 pontos. Na semifinal ganhou dos Estados Unidos por 6 a 1, alcançando assim a vaga na final contra o Uruguai.

No Estádio Centenário, os anfitriões venceram por 4 a 2, com gols de Dorado, Cea, Iriarte e Castro.

 

Campeão mundial em 1978

Quarenta e oito anos depois, foi a vez da Argentina receber a Copa do Mundo. Confiante, a seleção sul-americana terminou em segundo lugar no grupo A da primeira fase.

Na segunda fase, ficou em primeiro lugar com cinco pontos. Na terceira e última fase, ganhou da Holanda por 3 a 1 na prorrogação para levantar o primeiro troféu dourado no Mundial de seleções.

 

Campeão do mundo em 1986

O sucesso da Argentina se repetiu no México, em 1986. A estrela de Maradona brilhou e o time argentino conquistou o segundo título na competição.

No grupo A, o elenco sul-americano avançou em primeiro lugar com cinco pontos. Nas oitavas de final ganhou do Uruguai, da Inglaterra nas quartas e da Bélgica na semifinal. Na decisão pela taça, a Argentina bateu a Alemanha Ocidental por 3 a 2, com gols de Brown, Valdano e Burruchaga.

 

Relembre o jogo contra a Inglaterra, nas quartas de final, com histórica campanha de Maradona.

Derrota para a Alemanha em 1990

O sucesso da Argentina continuou até o início dos anos 90. Desta vez, na Itália, a equipe chegou com garra para disputar a edição.

Na fase de grupos, o elenco garantiu-se em terceiro lugar com três pontos, mas se classificou para o mata-mata. Pelas oitavas de final venceu o Brasil, depois a Ioguslávia nas quartas e a Itália por pênaltis na semifinal.

Pela decisão do troféu, em 8 de julho, em Roma, esbarrou na Alemanha Ocidental novamente. Porém, foram os alemães quem levaram a melhor por 1 a 0.

 

Relembre os melhores momentos.

Final contra Alemanha em 2014

Pela terceira vez na história da Copa do Mundo, Alemanha e Argentina se enfrentaram em final de Copa do Mundo da FIFA. Desta vez, a competição foi no Brasil, no Estádio do Maracanã, o templo do futebol.

Com nove pontos em três vitórias, a Argentina se classificou em primeiro no grupo F. Nas oitavas de final passou pela Suíça, depois a Bélgica nas quartas de final e a Holanda nos pênaltis durante a semifinal.

Na decisão, em 13 de julho de 2014, reencontrou a Alemanha. O primeiro tempo foi cheio de grandes emoções para os dois lados. Messi e Higuain tiveram chances claras de gol, mas pecaram na finalização. No segundo tempo, Mario Gotze substituiu Ozil e acertou em cheio a rede dos hermanos para garantir o quarto troféu por 1 x 0.

 

Relembre o gol de Gotze na final em 2014.

@ady14_ Membalas @cristianoronaldogoat67 🤩 #pialadunia #2014 #germany #gotze ♬ suara asli – xsdq

Argentina na final da Copa do Catar em 2022

Pela sexta vez na história, a Argentina está na final da Copa do Mundo da FIFA. O jogo em 2022 vai ser contra a França, seleção com duas estrelas no uniforme.

Na fase de grupos a Argentina bateu o México e a Polônia, mas perdeu para a Arábia Saudita na estreia. Mesmo assim se garantiu em primeiro lugar. Nas oitavas de final passou pela Austrália (2×1), depois a Holanda nos pênaltis (3×4) e por fim a Croácia na semifinal (3×0).

A final contra a França no Catar será disputada no domingo, 18 de dezembro de 2022, no Estádio Lusail, a partir do meio dia (Horário de Brasília). Essa é a última Copa de Lionel Messi, camisa 10 da Seleção da Argentina.

Árbitro da final da copa
Estádio lusail vai receber a final da copa. Foto: dci tássio mourão

 

LEIA TAMBÉM:

Disputa do terceiro lugar Copa 2022: data, horário e como funciona

Quantos gols Mbappé tem em Copas do Mundo?

Quantos títulos Lionel Messi tem na carreira? 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes