Quando vai ser o novo jogo do Brasil e Argentina nas Eliminatórias?
Agentes da Anvisa interromperam a partida nos minutos iniciais, depois de quatro jogadores argentinos descumprirem os protocolos sanitários.
O que era para ser um grande clássico sul-americano, transformou-se em um vexame mundial. A partida entre Brasil x Argentina pela 6ª rodada das Eliminatórias ocorria normalmente neste domingo, na Neo Química Arena. No entanto, aos 4 minutos, o confronto foi interrompido pela Anvisa. Mas e agora, quando vai ser o jogo do Brasil e Argentina?
Quando vai ser o jogo do Brasil e Argentina?
A Conmebol divulgou em nota oficial, horas depois do ocorrido, que a FIFA irá definir os próximos passos do confronto. Até então, a partida não tem data definida. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisou intervir no clássico sul-americano, depois de quatro jogadores argentinos quebrarem os protocolos sanitários.
O goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Romero e os meias Buendía e Lo Celso, que jogam na Inglaterra, não poderiam estar em campo. De acordo com as regras brasileiras no combate à Covid-19, pessoas que estiveram no Reino Unido precisam ficar 14 dias de quarentena ao chegarem no Brasil. No entanto, os atletas não cumpriram a determinação.
Dessa forma, a partida foi paralisada e posteriormente suspensa pela Conmebol. Entretanto, fica sob responsabilidade da FIFA o desenrolar da história e a decisão de quando vai ser o jogo do Brasil e Argentina nas Eliminatórias.
Leia a nota divulgada pela Conmebol:
“Por decisão do árbitro do jogo, o encontro organizado pela FIFA entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo foi suspenso.
O árbitro e o delegado do jogo apresentarão um relatório à Comissão Disciplinar da FIFA, que determinará os próximos passos a seguir. Estes procedimentos estão em estrita conformidade com os regulamentos em vigor.
As Eliminatórias para a Copa do Mundo são uma competição da FIFA. Todas as decisões relativas à organização e desenvolvimento são exclusiva responsabilidade da FIFA.”
Por que a partida foi suspensa?
Agentes da Anvisa e da Polícia Federal precisaram intervir no clássico entre Brasil x Argentina, neste domingo, 5. O motivo da ação, como dito anteriormente, ocorreu pois quatro jogadores argentinos não poderiam estar em campo, por não cumprirem a quarentena de 14 dias estipulados à pessoas que chegam da Terra da Rainha ao Brasil.
No entanto, a Seleção Argentina já havia comunicado que se os jogadores não pudessem atuar, a equipe não jogaria a partida. Dessa forma um acordo entre Governo, Fifa e Conmebol permitiu a liberação dos atletas fato que levou a Anvisa a interferir no clássico sul-americano e parar o confronto para retirada dos desportistas. Com o cancelamento do duelo, ainda não está definido quando será o jogo do Brasil x Argentina.
LEIA TAMBÉM