Qual o maior artilheiro da história da Argentina? Veja a lista
País tem ao longo de sua existência diversos atacantes consagrados no cenário mundial, saiba qual deles é o maior goleador da seleção em jogos oficiais.
Bicampeã mundial, a seleção argentina sempre teve ao longo de sua história atacantes goleadores. De Diego Maradona à Lionel Messi, grandes craques já vestiram e vestem a camisa da La Albiceleste. Entretanto, você sabe qual o maior artilheiro da seleção argentina em jogos oficiais? Confira a lista.
Qual o maior artilheiro da seleção argentina?
Seis vezes o melhor jogador do planeta, Lionel Messi é também o maior artilheiro da história da seleção argentina. No total, o astro do Barcelona anotou 75 gols por seu país e lidera com sobras a liderança. Na segunda posição aparece Gabriel Batistuta com 56. Eleito o 3º melhor do mundo na temporada 1998/1999, o atacante teve passagens por Newell’s Old Boys, River Plate, Boca Juniors, Fiorentina, Roma, Internazionale e Al-Arabi Doha.
Na terceira posição está a nova contratação do Barcelona e que jogará com Messi também em clubes, o atacante Kun Agüero. Ex-Manchester City, o atacante completa o pódio com 41 gols pela seleção argentina, sendo o terceiro maior artilheiro até então. Já na quarta posição está um então atual conhecido dos brasileiros: Hernán Crespo. Treinador do São Paulo, o ex-atacante tem 35 bolas na rede por sua nação.
Maradona: 5º maior goleador
Com um gol atrás do comandante Tricolor, está o que para muitos é o então maior jogador da história da seleção: Diego Armando Maradona. O baixinho fez 35 tentos pela Argentina em jogos oficiais, incluindo seu icônico gol de “La Mano de Dios” marcado nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, contra a Inglaterra.
Nesta partida, Maradona também marcaria aquele que foi conhecido como “Gol do Século”. Logo após abrir o placar com o tento de mão, o camisa 10 pegou a bola e arrancou do meio-de-campo, passou por seis adversários, incluindo o goleiro, e fez um gol espetacular.
A Inglaterra ainda esboçou uma reação ao marcar com Lineker aos 81 minutos, mas não conseguiu empatar o confronto. Resultado final, Argentina classificada à semifinal, com dois gols de seu principal jogador naquela edição de Copa do Mundo. Na semi, 2 a 0 em cima da Bélgica, com mais dois de Diego e, por fim, 3 a 2 na Alemanha na grande decisão da Copa do México.
Lista dos 10 maiores artilheiros da seleção argentina
- Lionel Messi – 75
- Gabriel Batistuta – 56
- Kun Agüero – 41
- Hernan Crespo – 35
- Diego Maradona – 34
- Gonzalo Higuaín – 31
- Luis Artime – 24
- Daniel Passarella – 22
- José Sanfilippo – 21
- Leopoldo Luque – 21
Dentre os 10 primeiros colocados, apenas três ainda estão em atividade: Messi, Agüero e Higuaín. Entretanto, o último não tem sido mais convocado para a seleção, diferentemente dos dois atacantes do Barcelona, que inclusive disputam a Copa América 2021.
Leia também: Quem são os maiores artilheiros da Seleção Brasileira?