Qual o maior artilheiro da história da Argentina? Veja a lista

País tem ao longo de sua existência diversos atacantes consagrados no cenário mundial, saiba qual deles é o maior goleador da seleção em jogos oficiais.

Bicampeã mundial, a seleção argentina sempre teve ao longo de sua história atacantes goleadores. De Diego Maradona à Lionel Messi, grandes craques já vestiram e vestem a camisa da La Albiceleste. Entretanto, você sabe qual o maior artilheiro da seleção argentina em jogos oficiais? Confira a lista.

Qual o maior artilheiro da seleção argentina?

Seis vezes o melhor jogador do planeta, Lionel Messi é também o maior artilheiro da história da seleção argentina. No total, o astro do Barcelona anotou 75 gols por seu país e lidera com sobras a liderança. Na segunda posição aparece Gabriel Batistuta com 56. Eleito o 3º melhor do mundo na temporada 1998/1999, o atacante teve passagens por Newell’s Old Boys, River Plate, Boca Juniors, Fiorentina, Roma, Internazionale e Al-Arabi Doha.

Na terceira posição está a nova contratação do Barcelona e que jogará com Messi também em clubes, o atacante Kun Agüero. Ex-Manchester City, o atacante completa o pódio com 41 gols pela seleção argentina, sendo o terceiro maior artilheiro até então. Já na quarta posição está um então atual conhecido dos brasileiros: Hernán Crespo. Treinador do São Paulo, o ex-atacante tem 35 bolas na rede por sua nação.

Crespo está entre os maiores artilheiros da seleção argentina
Crespo está entre os maiores artilheiros da seleção argentina (foto: rubens chiri/sãopaulofc. Net)

Maradona: 5º maior goleador

Com um gol atrás do comandante Tricolor, está o que para muitos é o então maior jogador da história da seleção: Diego Armando Maradona. O baixinho fez 35 tentos pela Argentina em jogos oficiais, incluindo seu icônico gol de “La Mano de Dios” marcado nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, contra a Inglaterra.

Nesta partida, Maradona também marcaria aquele que foi conhecido como “Gol do Século”. Logo após abrir o placar com o tento de mão, o camisa 10 pegou a bola e arrancou do meio-de-campo, passou por seis adversários, incluindo o goleiro, e fez um gol espetacular.

A Inglaterra ainda esboçou uma reação ao marcar com Lineker aos 81 minutos, mas não conseguiu empatar o confronto. Resultado final, Argentina classificada à semifinal, com dois gols de seu principal jogador naquela edição de Copa do Mundo. Na semi, 2 a 0 em cima da Bélgica, com mais dois de Diego e, por fim, 3 a 2 na Alemanha na grande decisão da Copa do México.

Lista dos 10 maiores artilheiros da seleção argentina

  1. Lionel Messi – 75
  2. Gabriel Batistuta – 56
  3. Kun Agüero – 41
  4. Hernan Crespo – 35
  5. Diego Maradona – 34
  6. Gonzalo Higuaín – 31
  7. Luis Artime – 24
  8. Daniel Passarella – 22
  9. José Sanfilippo – 21
  10. Leopoldo Luque – 21

Dentre os 10 primeiros colocados, apenas três ainda estão em atividade: Messi, Agüero e Higuaín. Entretanto, o último não tem sido mais convocado para a seleção, diferentemente dos dois atacantes do Barcelona, que inclusive disputam a Copa América 2021.

Leia também:  Quem são os maiores artilheiros da Seleção Brasileira?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes