Quais times brasileiros têm Mundial? Veja o ranking de clubes até 2022
Até 2004 o Mundial de Clubes era conhecido como Taça Intercontinental
Ganhar o Mundial de Clubes é uma conquista que simboliza uma temporada excelente para o clube campeão. Afinal, para chegar até a competição, o time precisa faturar antes o título no seu continente. Neste texto, você descobre quais times brasileiros têm Mundial e relembra um pouco de cada uma dessas conquistas.
Antes disso, é importante entender que até 2004 o Mundial de Clubes era conhecido como Taça Intercontinental e, alguns clubes nacionais só obtiveram o título nessa época.
Excepcionalmente em 2000, e depois a partir de 2005, é que a Fifa assumiu o controle oficial da competição, dando o nome de Mundial de Clubes da Fifa. Em 2017, por fim, a entidade reconheceu todos os títulos anteriores a 2005 como Mundiais de Clubes também.
+ Em que ano o Brasil perdeu de 7×1 na Copa do Mundo? Relembre o pior dia da Seleção Brasileira
Quais times brasileiros têm Mundial de Clubes
Entre os times brasileiros que têm Mundial, um deles se destaca como o mais vitorioso. O São Paulo. É ele quem puxa a lista de brasileiros, como três títulos mundiais.
Em seguida, aparecem Corinthians e Santos, com duas taças. Na sequência, os clubes com apenas um título. Vamos ao ranking dos times brasileiros que têm Mundial abaixo:
São Paulo – Quais times brasileiros têm Mundial
O auge do São Paulo na esfera internacional ocorreu no início dos anos 90. Com duas conquistas seguidas da Copa Libertadores, nos anos de 1992 e 1993, a equipe paulista chegou a duas finais mundiais nesta fase.
Nas decisões, vitórias diante de Barcelona (1992) e Milan (1993). O grupo era comandado pelo célebre treinador Telê Santana, tendo como destaque em campo o meia Raí.
A terceira e última taça mundial erguida pelo Tricolor paulista foi em 2005. Na ocasião, o time triunfou contra o Liverpool por 1 a 0, após atuação irreparável do goleiro Rogério Ceni, hoje, treinador da equipe.
Com este título, o São Paulo ultrapassou o Santos como maior campeão mundial entre os brasileiros.
Santos – Quais times brasileiros têm Mundial
A era de ouro do Santos, encabeçada por Pelé, rende muitos frutos ao clube da Vila Belmiro. Nos anos 60, o alvinegro praiano faturou conquistas em âmbito nacional, continental e ainda mundial.
À época chamada de Taça Intercontinental, a disputa foi vencida pelo Santos em 1962 e 1963. As finais que o alvinegro ganhou foram contra Benfica e Milan.
Contra os portugueses foram dois jogos, um no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e outro no estádio da Luz, em Lisboa. Em ambos, vitória santista e show do Rei Pelé: 3×2 em solo brasileiro e 5×2 em terras lusitanas. O camisa 10 balançou as redes duas vezes no jogo de ida e outras três na partida de volta.
Em 1963, diante do Milan, a dificuldade foi maior. Após dois jogos com o mesmo placar de 4 a 2 – um no estádio San Siro, Milão, e outro no Maracanã – o Santos venceu o confronto de desempate por 1 a 0, novamente no estádio carioca.
O autor do gol foi Dalmo, de pênalti, sob os olhares dos mais de 120 mil torcedores presentes.
Na era Neymar, o Santos voltou a uma decisão de Mundial de Clubes, porém não foi páreo para o fortíssimo Barcelona de Messi. O clube da Vila Belmiro perdeu por 4 a 0 na partida e amargou o vice-campeonato.
Corinthians – Quais times brasileiros têm Mundial
O Corinthians ostenta o posto de ter sido o primeiro campeão do Mundial de Clubes organizado pela Fifa, em 2000. Entre os clubes convidados, dois brasileiros: Corinthians e Vasco. A dupla, inclusive, fez a final, com título para o Corinthians, nos pênaltis.
Doze anos depois, foi a vez do Corinthians ser campeão em cima do poderoso Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante peruano e ídolo corintiano Paolo Guerrero.
Flamengo – Quais times brasileiros têm Mundial
Não tem como falar de títulos do Flamengo sem citar o craque Zico. Camisa 10 do rubro-negro carioca, ele foi o nome de maior destaque no clube durante os anos 80, tendo alcançado o Mundial em 1981. A partida foi um show flamenguista, com vitória por 3 a 0 contra o Liverpool, com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio.
Esta foi a única conquista a nível mundial do Flamengo. A equipe passou perto de ser campeã mais uma vez em 2019, liderada pelo treinador português Jorge Jesus. Mas acabou sendo derrotada na prorrogação por 1×0. Curiosamente, a derrota foi para o mesmo Liverpool, dessa vez por 1 a 0, com gol do brasileiro Roberto Firmino.
Grêmio
Logo após a conquista do Mundial pelo Flamengo, outro brasileiro levou o título nos anos 80.
Em 1983, o Grêmio obteve a glória máxima ao superar o Hamburgo por 2 a 1. Mas a conquista veio com bastante dificuldade. Após 1 a 1 no tempo normal, o Tricolor gaúcho ampliou o placar na prorrogação para sair com o troféu. O nome do jogo foi Renato Gaúcho. O atacante balançou as redes no primeiro tempo e também no tempo extra, sendo o melhor em campo na partida.
A conquista demarcou o primeiro título mundial de um clube do Sul do Brasil.
O Grêmio fez outras finais de Mundial em 1995 e 2017, mas esbarrou nos europeus Ajax (na disputa de pênaltis) e Real Madrid, respectivamente.
Internacional
E o posto do Grêmio como único time do Sul campeão mundial foi quebrado pelo seu rival, o Internacional.
Em 2006, o Colorado alcançou um feito e tanto ao bater o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Eto’o. O clube ganhou de 1×0, com o tento sendo marcado por Adriano Gabiru.
A conquista rendeu ao Inter seu único título Mundial até hoje. A equipe ainda chegou novamente ao torneio em 2010, mas saiu derrotada antes mesmo da decisão, perdendo para o africano Mazembe na semifinal.