Paulistão A2: classificação e quem pode subir à primeira divisão

Campeonato entra em sua reta final na primeira fase e já possui clubes garantidos nas quartas de final; confira como funciona o Estadual e como está a classificação.

O Campeonato Paulista é um dos principais estaduais do futebol brasileiro, então chegar na primeira divisão chamada A1 não é uma missão muito fácil. Agora, 16 clubes da série A2  disputam duas vagas para voltar ao topo do torneio. Confira então quem pode subir para o Paulistão e jogar o torneio em 2022.

Como funciona o Paulistão A2?

O Campeonato Paulista da Série A2 é composto por 16 clubes, assim como na divisão de elite, sendo que dois sobem à A1, enquanto outros dois caem para a A3. No entanto, a primeira fase ocorre em turno único, onde todos jogam contra todos e os oito melhores avançam às quartas de final. Para o confronto do mata-mata, a definição dos duelos ocorrem da seguinte maneira: 1º x 8º, 2º x 7º, e 3º x 6º e, por fim, 4º x 5º.

Com quatro equipes avançando à semifinal, o time de melhor campanha encara o de quarta, assim como o segundo pega o terceiro. Os dois vencedores avançam à grande final para decidirem o titulo, mas ambos já garantem o acesso para a A1 do Paulistão. Vale ressaltar que todos os duelos da fase eliminatória ocorrem em partidas de ida e volta.

Água santa já está classificado às quartas de final do paulistão a2
Água santa já está classificado às quartas de final do paulistão a2 (foto: twitter/@ecaguasanta)

Como está a classificação da A2 do Paulistão

Com 13 rodadas concluídas, restam apenas duas para encerrar a primeira fase da competição. Até o momento, o líder Oeste, com 31 pontos, e o vice Agua Santa, com 29, são os dois clubes já garantidos nas quartas de final. Outras 12 equipes ainda disputam as seis vagas restantes, enquanto EC São Bernardo e Sertãozinho não possuem chances matemáticas de avançarem e brigam na zona do rebaixamento.

Tabela de classificação

  1. Oeste – 31 pts
  2. Água Santa – 29 pts
  3. Rio Claro – 21 pts
  4. Atibaia – 20 pts
  5. XV de Piracicaba – 20 pts
  6. São Bernardo – 19 pts
  7. RB Brasil – 18 pts
  8. Velo Clube – 16 pts
  9. Portuguesa – 16 pts
  10. Portuguesa Santista – 15 pts
  11. Monte Azul – 14 pts
  12. Taubaté – 14 pts
  13. Juventus – 14 pts
  14. Audax – 11 pts
  15. EC São Bernardo – 9 pts
  16. Sertãozinho – 5 pts

Se por um lado, Oeste e Água Santa já estão garantidos na fase eliminatória, o Sertãozinho está praticamente rebaixado à A3. Para não cair, o clube que ainda não venceu nenhum jogo na competição, terá que ganhar nas duas próximas rodadas e ainda torcer para o Audax perder seus dois jogos.

Neste cenário, os clubes empatam na pontuação e número de vitórias, e a definição de quem permanece na A2, fica para o saldo de gols. Assim como na A1, os critérios de desempate para a divisão inferior são os mesmos.

Oeste lidera a primeira fase da competição, com três pontos de vantagem para segundo colocado
Oeste lidera a primeira fase da competição, com três pontos de vantagem para segundo colocado (foto: alex caús/oeste fc)

Rebaixados para a A2

O Paulistão A1 encerrou a primeira fase da competição neste domingo (9) e definiu os classificados às quartas de final e os rebaixados à A2. O São Caetano entrou para o último jogo com o rebaixamento já decretado. O Azulão não conquistou nenhuma vitória em todo Estadual e fechou sua participação com apenas três pontos.

Santos e São Bento fizeram o confronto direto e disputaram a permanência na divisão de elite do futebol paulista. Com triunfo do Peixe por 2 a 0, a equipe de Sorocaba acabou sendo rebaixado e jogará a A2, no ano que vem.

Santos conseguiu vitória contra são bento, escapou da a2 e rebaixou o time de sorocaba
Santos conseguiu vitória contra são bento, escapou da a2 e rebaixou o time de sorocaba (foto: twitter/@santosfc)

Calendário da competição

Diferentemente da A1, o Paulistão da série A2 não terminará até o dia 23 de maio. O calendário do campeonato precisou ser alterado devido ao período de proibição de jogos no Estado de São Paulo e, por isso, a data inicial para a finalização do Estadual será postergada.

Os clubes realizam a 14ª rodada do Paulista no dia 12 de maio e finalizam a primeira fase no dia 15. Embora a FPF ainda não tenha confirmado as datas do mata-mata, a expectativa é que na semana seguinte realizem-se os confrontos de quartas de final, posteriormente a semi e, por fim, as finais.

+ Saiba qual a premiação e os maiores campeões da Copa do Nordeste

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes