Paulistão A2: classificação e quem pode subir à primeira divisão
Campeonato entra em sua reta final na primeira fase e já possui clubes garantidos nas quartas de final; confira como funciona o Estadual e como está a classificação.
O Campeonato Paulista é um dos principais estaduais do futebol brasileiro, então chegar na primeira divisão chamada A1 não é uma missão muito fácil. Agora, 16 clubes da série A2 disputam duas vagas para voltar ao topo do torneio. Confira então quem pode subir para o Paulistão e jogar o torneio em 2022.
Como funciona o Paulistão A2?
O Campeonato Paulista da Série A2 é composto por 16 clubes, assim como na divisão de elite, sendo que dois sobem à A1, enquanto outros dois caem para a A3. No entanto, a primeira fase ocorre em turno único, onde todos jogam contra todos e os oito melhores avançam às quartas de final. Para o confronto do mata-mata, a definição dos duelos ocorrem da seguinte maneira: 1º x 8º, 2º x 7º, e 3º x 6º e, por fim, 4º x 5º.
Com quatro equipes avançando à semifinal, o time de melhor campanha encara o de quarta, assim como o segundo pega o terceiro. Os dois vencedores avançam à grande final para decidirem o titulo, mas ambos já garantem o acesso para a A1 do Paulistão. Vale ressaltar que todos os duelos da fase eliminatória ocorrem em partidas de ida e volta.
Como está a classificação da A2 do Paulistão
Com 13 rodadas concluídas, restam apenas duas para encerrar a primeira fase da competição. Até o momento, o líder Oeste, com 31 pontos, e o vice Agua Santa, com 29, são os dois clubes já garantidos nas quartas de final. Outras 12 equipes ainda disputam as seis vagas restantes, enquanto EC São Bernardo e Sertãozinho não possuem chances matemáticas de avançarem e brigam na zona do rebaixamento.
Tabela de classificação
- Oeste – 31 pts
- Água Santa – 29 pts
- Rio Claro – 21 pts
- Atibaia – 20 pts
- XV de Piracicaba – 20 pts
- São Bernardo – 19 pts
- RB Brasil – 18 pts
- Velo Clube – 16 pts
- Portuguesa – 16 pts
- Portuguesa Santista – 15 pts
- Monte Azul – 14 pts
- Taubaté – 14 pts
- Juventus – 14 pts
- Audax – 11 pts
- EC São Bernardo – 9 pts
- Sertãozinho – 5 pts
Se por um lado, Oeste e Água Santa já estão garantidos na fase eliminatória, o Sertãozinho está praticamente rebaixado à A3. Para não cair, o clube que ainda não venceu nenhum jogo na competição, terá que ganhar nas duas próximas rodadas e ainda torcer para o Audax perder seus dois jogos.
Neste cenário, os clubes empatam na pontuação e número de vitórias, e a definição de quem permanece na A2, fica para o saldo de gols. Assim como na A1, os critérios de desempate para a divisão inferior são os mesmos.
Rebaixados para a A2
O Paulistão A1 encerrou a primeira fase da competição neste domingo (9) e definiu os classificados às quartas de final e os rebaixados à A2. O São Caetano entrou para o último jogo com o rebaixamento já decretado. O Azulão não conquistou nenhuma vitória em todo Estadual e fechou sua participação com apenas três pontos.
Santos e São Bento fizeram o confronto direto e disputaram a permanência na divisão de elite do futebol paulista. Com triunfo do Peixe por 2 a 0, a equipe de Sorocaba acabou sendo rebaixado e jogará a A2, no ano que vem.
Calendário da competição
Diferentemente da A1, o Paulistão da série A2 não terminará até o dia 23 de maio. O calendário do campeonato precisou ser alterado devido ao período de proibição de jogos no Estado de São Paulo e, por isso, a data inicial para a finalização do Estadual será postergada.
Os clubes realizam a 14ª rodada do Paulista no dia 12 de maio e finalizam a primeira fase no dia 15. Embora a FPF ainda não tenha confirmado as datas do mata-mata, a expectativa é que na semana seguinte realizem-se os confrontos de quartas de final, posteriormente a semi e, por fim, as finais.
+ Saiba qual a premiação e os maiores campeões da Copa do Nordeste