Novo estádio do Santos: saiba como está o projeto de construção
Empresa de engenharia, WTorre, será a responsável pela construção da arena e projeto deve ser apresentado no próximo dia 20; construtora é a mesma do Allianz Parque, casa do Palmeiras.
O torcedor do Santos aguarda ansiosamente a conclusão do projeto do novo estádio do clube. No entanto, essa espera logo pode chegar ao fim. Isso porque a empresa responsável pelas obras, a WTorre, apresentará o planejamento final para a cúpula santista no próximo dia 20, por meio de uma reunião entre diretoria e a construtora.
De acordo com o presidente do Santos, Andrés Rueda, as negociações estão avançadas, e agora é apenas aguardar para a concretização do projeto arquitetônico da nova casa santista.
“Estamos em negociações avançadas com a WTorre para a construção da nova arena no lugar do Estádio Urbano Caldeira. Tivemos várias reuniões e isso vai terminar agora numa próxima reunião do dia 20, onde vai ser apresentado pela WTorre o projeto ‘final’, a parte arquitetônica”, disse o mandatário em live sobre os 100 dias de gestão.
Como será o novo estádio do Santos?
O planejamento da WTorre ainda não está finalizado. Entretanto, desde o ano passado, circulam vídeos sobre como está o andamento do projeto.
A nova casa santista será no mesmo lugar onde hoje encontra-se o Estádio Urbano Caldeira, a popular Vila Belmiro. No entanto, a ideia é transformar o local com uma nova arena, moderna e coberta. Projetada pelo arquiteto Luiz Volpato, em colaboração com a WTorre, o estádio terá capacidade para 25 mil pessoas em jogos e 40 mil espectadores para shows.
O espaço no térreo contará com 36 lojas e um estacionamento com 298 vagas. No mezanino, haverá um espaço destinado para um Memorial das Conquistas do clube, além de uma área administrativa e um novo estacionamento com então mais 304 vagas.
O novo estádio do Santos terá arquibancadas cobertas para 17.739 torcedores. A expectativa é que também tenha um setor VIP com então mais de 1.300 cadeiras e de 80 camarotes. A intenção também é colocar um telão central, além da presença de uma ciclovia e um palco, para ser multiuso.
Participação do sócio torcedor
O clube aguarda a chegada do dia 20 para a apresentação final do projeto. Segundo o presidente santista, assim que o Comitê de Gestão aprovar, o planejamento irá para o Conselho Deliberativo. O CD apontará o que gostaram ou não e as possíveis alterações.
Depois dos trâmites organizacionais, o objetivo é fazer então uma assembleia com sócio torcedores, para ter a opinião da torcida na aprovação do Estádio. “Uma vez que isso esteja concluído e aprovado, a nossa ideia é que se faça uma uma assembleia dos sócios para aprovar ou não o projeto. É algo que compromete o clube por 20, 25 anos e é de suma importância o sócio ter sua opinião”, finalizou Rueda.
Quanto custará o novo estádio do Santos?
Sem a concretização do projeto da nova casa santista, ainda não há um valor concreto sobre quanto custará todas as obras. No entanto, segundo informações do ano passado, a reforma custará cerca de R$200 milhões, e levará dois anos para ser concluída.
+ Bernardinho será o novo treinador da França; confira seus títulos e carreira