Neymar já ganhou a Copa América com o Brasil?
Jogador brasileiro já participou de final no torneio, mas ficou apenas como o vice-campeão da temporada
Não há dúvidas de que Neymar figura entre os maiores jogadores de futebol do mundo. Com uma carreira consolidada em clubes profissionais como o Barcelona e PSG, caminha para se tornar grande ídolo na Seleção Brasileira, sendo o segundo maior artilheiro da história da amarelinha. Já conquistou o ouro olímpico e a Copa das Confederações com o Brasil, mas, afinal, Neymar já ganhou a Copa América?
Carreira e números de Neymar
O atacante de 29 anos cresceu no Santos. Aos 17 anos, o brasileiro estreou por seu clube no dia 07 de março de 2009 pelo Campeonato Paulista. Seu belo futebol lhe rendeu o passaporte ao Barcelona em 2013, onde escreveu o seu nome na história juntamente com Luis Suárez e Messi, ganhando o status de ídolo dos torcedores espanhóis com 186 jogos e 105 gols. Em sua trajetória, conquistou 1 taça da Champions League, 2 do Campeonato Espanhol, 3 na Copa do Rei, 1 Mundial de Clubes, e 1 da Supercopa da Espanha e UEFA.
Foi então que, em 2017, Neymar decidiu aventurar-se no PSG, no futebol francês, para ser protagonista. Ao todo, contabiliza 116 partidas, 87 tentos marcados e 3 taças do Campeonato Francês, 3 da Copa da França, 2 títulos na Taça da Liga Francesa e 3 da Supercopa da França.
Hoje, Neymar é o segundo maior artilheiro do Brasil, com 68 gols em 111 jogos, dono de uma medalha olímpica em 2016 e Copa das Confederações em 2013.
Neymar já ganhou a Copa América?
Não, Neymar não ganhou a Copa América com o Brasil. No entanto, teve diversas oportunidades enquanto jogador da amarelinha. Começando por 2011, o atacante participou como titular de três confrontos mas, ao chegar nas quartas de final, perdeu do Paraguai nos pênaltis sob o placar de 2 a 0.
Já em 2015, na edição do Chile, jogou somente duas partidas na fase de grupos, sendo expulso contra a Colômbia após discutir com Armero, lateral do time adversário, e ser punido por quatro jogos. No final das contas, mais uma vez, o Brasil foi desclassificado pelo Paraguai nas quartas.
Depois, em edição especial por 2016, nos Estados Unidos, Neymar não jogou a Copa América já que optou por disputar os Jogos Olímpicos do Rio, onde conquistou a medalha de ouro com o elenco diante da Alemanha nos pênaltis.
Por fim, em 2019, o time brasileiro consagrou-se campeão da competição depois de vencer o Peru jogando no Maracanã, no Rio de Janeiro, mas Neymar estava com o tornozelo machucado e por isso ficou fora.
Brasil perde a Copa América 2021 para a Argentina
Em 2021, Neymar ganhou uma nova oportunidade de consagrar-se campeão da Copa América, realizada no Brasil pela Conmebol mesmo com muitas opiniões contrárias devido à situação do país com a pandemia do Covid-19.
A seleção passou a fase de grupos facilmente, incluindo a classificação antecipada em primeiro lugar do grupo B com 10 pontos. Depois, nas quartas de final, venceu o Chile por 1 a 0 e, por fim, o Chile sob o mesmo placar nas semis.
Na final, reencontrou o seu maior rival, a Argentina. Sob o comando de Lionel Messi, as equipes disputaram a grande final no Maracanã, templo do futebol no Rio de Janeiro. O Brasil de Neymar tentou, mas não foi o suficiente para segurar os argentinos, que venceram por 1 a 0 tendo o gol marcado por Di Maria.
Agora, a próxima edição será realizada em 2024, no Equador, sendo outra chance de Neymar conquistar o seu título na Copa América com o time nacional.
Leia também