Messi e Cristiano Ronaldo: quem é melhor? Veja o que dizem os números
Discussão entre os fãs dos craques não tem fim; compare Messi e Cristiano Ronaldo e tire suas conclusões
Ao longo da última década, Messi e Cristiano Ronaldo vêm mostrando o quanto somos privilegiados por assistir à evolução de dois dos maiores jogadores da história. Craques sem comparação, mas que não param de ser comparados. E quanto mais se discute sobre quem é o melhor, mais difícil é encontrar a resposta.
Mesmo deixando as preferências de lado levando em conta apenas os números, ainda é inconclusivo dizer que um é superior ao outro. Messi e Cristiano Ronaldo se complementam. Se um dia pudessem jogar no mesmo time, talvez seus fãs finalmente parassem de discutir. Afinal, embora não sejam amigos íntimos, os dois se dão bem e mostram que a rivalidade entre eles só existe na imprensa e nas redes sociais.
No entanto, Messi e Cristiano Ronaldo admitem que o sucesso de um serve de motivação para o outro. Mesmo depois que o português foi para a Juventus, Manchester United e Al Nassr e o argentino seguiu para o PSG e Inter Miami e deixaram de fazer parte da rivalidade entre Barça e Real, os dois seguem se alternando na disputa do prêmio de melhor jogador do mundo. E as estatísticas gerais de suas carreiras mostram o quanto é difícil escolher entre um deles.
Números de Messi e Cristiano Ronaldo
Títulos
Messi: 41
Cristiano Ronaldo: 33
Cristiano Ronaldo está atrás de Messi em número de títulos. O argentino tem oito a mais, sem contar a medalha de ouro olímpica conquistada em 2008 e o título mundial sub-20. Por outro lado, o português possui uma Champions League a mais e, ainda, algo que o argentino não tem: dois títulos internacionais com a seleção principal de seu país (Eurocopa e Nations League).
Em 2022, o argentino conquistou algo que o coloca na frente entre os números: o título da Copa do Mundo. No Catar, a seleção da Argentina venceu a França nos pênaltis.
Gols
Messi: 814
Cristiano Ronaldo: 842
Maior artilheiro da história da Champions League, Cristiano Ronaldo leva vantagem sobre Messi na artilharia em números absolutos. No entanto, a média de gols do argentino é melhor. Logo, sua média de gols é de 0,79 por jogo, contra 0,72 de CR7, segundo dados do portal Goal.
Messi marca mais com a bola rolando, enquanto Cristiano leva vantagem nos números de gols de falta e de pênalti. Lembrando que, enquanto você lê este artigo, possivelmente as estatísticas estão sendo atualizadas, pois estes dois não param de fazer gols.
Na Seleção, Cristiano leva vantagem com 123 em Portugal versus 103 de Messi na Argentina, segundo o portal O Gol.
Assistências
Messi: 396
Cristiano Ronaldo: 268
Pelo posicionamento e estilo de jogo de cada um, não é novidade que Messi tem mais características de “garçom” do que Cristiano Ronaldo. Graças à vantagem no número de assistências, o argentino lidera também na quantidade de vezes em que participou dos gols de seus times.
Troféus individuais
Messi: 14
Cristiano Ronaldo: 13
Messi tem seis troféus de melhor jogador do mundo pela Fifa, sete Bolas de Ouro e dois títulos de melhor jogador europeu da temporada. O argentino, aliás, é o atual vencedor do prêmio de melhor do mundo no Bola de Ouro.
Cristiano Ronaldo, por sua vez, possui cinco troféus de melhor jogador do mundo pela Fifa, cinco Bolas de Ouro e três títulos de melhor jogador da Europa.
Valor de mercado
Messi: 35 milhões de euros
Cristiano Ronaldo: 15 milhões de euros
De acordo com o site Transfermarkt, especializado em valores de mercado no futebol, Lionel Messi já chegou a valer 180 milhões de euros.
Por outro lado, o preço mais alto atingido por Cristiano Ronaldo na carreira foi de 120 milhões de euros, logo antes de ir para o Real Madrid. Os números do português baixaram depois que ele trocou a Juventus pelo Manchester United em 2021, além de seguir para o Al Nassr, na Arábia Saudita em 2022..
Desempenho na seleção
Messi: 103 gols, 175 partidas
Cristiano Ronaldo: 123 gols, 200 partidas
Os números dos dois craques em suas seleções refletem o equilíbrio visto nas estatísticas gerais da carreira. Com a conquista do título mundial com a Argentina de Lionel Messi em 2022, o jogador saiu na frente. Além disso, ele conquistou o ouro olímpico em 2008 e chegou na final de Copa do Mundo e outras três decisões de Copa América.
Cristiano Ronaldo também perdeu uma final traumática em 2004, quando Portugal foi derrotado em casa pela Grécia na final da Eurocopa. O troco veio em 2016: diante de um Stade de France lotado, a seleção portuguesa levou o título, e o craque finalmente pôde erguer uma taça representando seu país. E repetiu a dose em 2019, com o título da Liga das Nações da Europa.