Chelsea vence City e conquista o 2º título da Champions League
Pela segunda vez na história do clube, Chelsea garantiu o título da competição internacional; o primeiro aconteceu em 2012
O Chelsea é o campeão da UEFA Champions League pela temporada 2020/21. Ao vencer o Manchester City neste sábado (29), por 1 a 0, no Estádio do Dragão, na cidade de Porto, em Portugal, a equipe comandada por Thomas Tuchel levanta a sua segunda taça na história do clube. Com gol de Havertz, a equipe azul fechou o ano com chave de ouro. Então, confira como foi a partida.
Chelsea é campeão da UEFA Champions League 2021
O primeiro tempo da final foi equilibrado, com ambas as equipes levando perigo até a defesa adversária. Werner, Kanté e James foram os responsáveis por boas chances da equipe de Londres, enquanto Sterling e De Bruyne chegaram bem.
No entanto, foi o Chelsea quem abriu o placar aos 42 minutos, em jogada de Chilwell e Mount após lançamento do goleiro Mendy. O garoto Havertz aproveitou, o goleiro Ederson saiu mal, e acertou em cheio as redes do City, marcando o primeiro gol do jogo.
O gol do Havertz.
Timo Werner puxou legal a marcação do Ruben Dias. É por isso que o Tuchel não abre mão dele. pic.twitter.com/uTPHH5HM74
— PL DA DEPRESSÃO (@pldadepressao_) May 29, 2021
No segundo tempo, o Chelsea comandou a partida, ditando o ritmo de jogo e conseguindo segurara a defesa perfeitamente, impedindo o City de levar perigo até o goleiro Mendy. Com saída de De Bruyne após choque com Rudiger, o time perdeu ainda mais força.
Até o apito final, o Chelsea seguiu pressionando, mas sem sucesso. No entanto, nos minutos finais, o City tomou a frente e tentou deixar o placar igual, mas sem resultados, viu o rival vencer por 1 a 0 e conquistar a segunda taça da competição.
Campanha do Chelsea na Champions League
Para chegar até aqui, o Chelsea classificou-se em primeiro lugar no grupo E com catorze pontos, ou seja, 4 vitórias e 2 empates no total. Nas oitavas de final, através de sorteio, enfrentou o Atlético de Madrid e, nos dois jogos, saiu vitorioso.
Nas quartas, venceu o Porto e, por fim, o Real Madrid com a vantagem no jogo de volta. Agora, campeão pela segunda vez, a equipe azul de Londres faz história.
Escalação base do Chelsea
No começo da competição, Frank Lampard ainda era o treinador da equipe londrina. No entanto, a partir das oitavas de final, Thomas Tuchel assumiu. Dessa maneira, o elenco teve grandes problemas com Mateo Kovacic, Thiago Silva, Kanté, Pulisic e Abraham.
Todos eles são peças importantes da defesa, meio de campo e ataque. Mesmo assim, o comandante alemão conseguiu adaptar a escalação.
Escalação da final:
- Mendy; James, Thiago Silva, Rudiger; Azpilicueta, Jorginho, Kanté, Chilwell; Mount, Havertz, Werner.
Segundo título do Chelsea e maiores campeões da Champions League
Depois de muito suor, o Chelsea conseguiu retomar o bom desempenho no futebol mundial e venceu pela segunda vez a UEFA Champions League, para a alegria da torcida no norte de Londres. O primeiro aconteceu em 2012, quando venceu o Bayern de Munique nos pênaltis jogando na Allianz Arena, em Munique. Então, confira parte do ranking de maiores vencedores da Champions League.
- Real Madrid – 13 títulos
- Milan – 7 títulos
- Liverpool – 6 títulos
- Bayern de Munique – 6 títulos
- Barcelona – 5 títulos
- Ajax – 4 títulos
- Inter de Milão – 3 títulos
- Manchester United – 3 títulos
- Chelsea – 2 títulos
- Juventus – 2 títulos
- Benfica – 2 títulos
- Porto – 2 títulos
- Nottm Forest – 2 títulos
- Feyenoord – 1 titulo
+ Maiores campeões da Liga Europa: saiba quem está no topo da lista