Árbitro da final da Champions 2023: quem é o juiz de Inter x City

Saiba quem será o responsável por apitar a partida entre Manchester City e Inter de Milão

Apitar uma final de campeonato é o sonho de todo árbitro de futebol. Neste sábado, 10 de junho, Manchester City e Inter de Milão disputarão o título da Liga dos Campeões às 16h (Horário de Brasília). O árbitro da final da Champions 2023 e a escala de arbitragem já estão definidos pela Uefa.

Os italianos buscam o quarto título enquanto os ingleses querem a primeira taça. O jogo será transmitido nos canais SBT, TNT, na plataforma de streaming HBO Max e no site do SBT.

Quem é o árbitro da final da Champions 2023?

O árbitro polonês Szymon Marciniak vai apitar a final da Liga das Campeões da UEFA de 2023 entre Manchester City e Inter de Milão no sábado, 10 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, Turquia.

Esta é a primeira final da Champions que o polonês de 42 anos vai apitar. Em 2018 ele serviu como quarto árbitro. Na temporada, Szymon comandou oito jogo da Champions, incluindo a volta entre Manchester City e Real Madrid na semifinal, com vitória por 4 a 0 dos ingleses na Inglaterra.

Em dezembro do ano passado Szymon Marciniak apitou a final da Copa do Mundo da FIFA entre Argentina e França, no Catar, com vitória dos argentinos nos pênaltis. Ele também participou de França e Dinamarca, na fase de grupos, e Argentina contra a Austrália, nas oitavas de final.

Segundo o jornal Lance, Szymon atuava no Wisla Plock, da Polônia, quando foi expulso de uma partida e decidiu seguir carreira na arbitragem.

 

Escala de arbitragem para Manchester City e Inter de Milão

Marciniak será auxiliado pelos compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz. A escala de arbitragem foi definida pela UEFA assim que a final se formou. O quarto árbitro será o romeno Istvan Kovacs.

No VAR, árbitro de vídeo, o responsável por analisar os lances será Tomasz Kwiatkowski, da Polônia. Ele deverá observar todos os lances envolvendo possível pênaltis, cartões amarelos e vermelhos e faltas, assim com expulsões na final entre Manchester City e Inter de Milão.

A escala de arbitragem completa foi disponibiliza pela UEFA no site.

 

  • Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
  • Assistentes: Paweł Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz (ambos POL)
  • Quarto árbitro: Istvan Kovacs (ROM)
  • Assistente de reserva: Vasile Florin Marinescu (ROM)
  • VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
  • Assistente VAR: Bartosz Frankowski (POL)
  • Apoio VAR: Marco Fritz (ALE)

Qual é a polêmica envolvendo o árbitro da final?

Com a escala de arbitragem definida, a UEFA teve problemas com o árbitro polonês semanas antes da decisão. Isso porque Szymon Marciniak teve o seu nome vinculado à um evento de extrema direita, na Polônia. A UEFA investigou o caso, se pronunciou no site, mas decidiu manter o profissional.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o árbitro falou no Everest, promovido pelo líder polonês da extrema-direita Slawomir Mentzen, líder do partido da Confederação, na cidade de Katowice, em 29 de maio. Mentzen é conhecido por lançar o slogan político “Somos contra judeus, gays, aborto, impostos e a União Europeia”, segundo o The Guardian.

A UEFA investigou o caso envolvendo o árbitro. Em carta publicada no site da entidade, Marciniak disse que foi “gravemente enganado e completamente inconsciente” das afiliações do evento.

Também quero destacar meu compromisso com o combate à discriminação no futebol. Eu estava entre os primeiros árbitros do mundo, e certamente o primeiro em meu país, a aplicar o “procedimento de três etapas” em resposta a um grave incidente discriminatório durante uma partida na Polônia” – disse o árbitro Marciniak em carta publicada no site da UEFA.

Com o pedido de desculpas, a entidade de futebol europeia garantiu a permanência do profissional na decisão da Champions.

 

Leia também:

Taça da Champions League: conheça a história da ‘orelhuda’

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes