Tem gol fora na Libertadores? Entenda a regra na fase eliminatória
Conmebol estuda tirar o critério a partir da próxima temporada, visto que algumas competições já estão abolindo a regra.
Uma das grandes dúvidas do torcedor quando a Libertadores chega em sua fase eliminatória, é saber se a competição possui o gol fora como critério de desempate. A regra consiste em, quando duas equipes empatarem na soma dos resultados em jogos eliminatórias de ida e volta, avança quem tiver feito mais tentos na casa do rival.
Copa Libertadores tem a regra do gol fora?
A Copa Libertadores possui o gol fora como critério de desempate na fase eliminatória até a semifinal. A regra consiste em um método utilizado em competições de futebol que possuem fases eliminatórias, realizadas em jogos de ida e volta. Dessa forma, se após a conclusão dos dois duelos a soma dos placares der empate, avança quem tiver marcado mais gols no campo adversário.
As duas competições organizadas pela Conmebol, a Libertadores e a Sul-americana, possuem o gol qualificado como critério de desempate. Esse método ocorre das oitavas até a semifinal e também nas etapas preliminares à fase de grupos. Na final das duas competições não há este critério, visto que o jogo é único e em campo neutro.
As decisões dos dois torneios na temporada de 2021 ocorrem no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai. No entanto, a final da Sul-americana acontece no dia 20 de novembro, enquanto a decisão da Copa Libertadores será realizada uma semana depois, na data do dia 27 de novembro.
Conmebol estuda retirar a regra de suas competições
Desde 2005, a Conmebol utiliza a regra do gol fora como critério de desempate na Libertadores. No entanto, a entidade estuda a possibilidade de retirar o método a partir da próxima temporada da competição. A confederação segue algumas decisões da Uefa, que retirou a regra de suas competições a partir de 2021/2022.
A Copa do Brasil é uma das competições do futebol brasileiro que também já retirou o critério de seu regulamento. Por isso, quando há empate no confronto entre as equipes, a partir da fase de jogos de ida e volta, a decisão do classificado ocorre nas penalidades máximas.
LEIA TAMBÉM
+ Chaveamento da Libertadores 2021: veja o caminho dos brasileiros