Maiores artilheiros da Libertadores de todos os tempos; veja ranking
Atacante Luizão é o único brasileiro na lista de goleadores do torneio internacional.
Uma das competições de maior tradição e história no mundo do futebol, a Copa Libertadores da América possui um amplo domínio de atletas argentinos e uruguaios na lista de maiores artilheiros da competição. Por outro lado, apenas um brasileiro aparece no ranking.
Quais os maiores artilheiros da Libertadores?
Embora o domínio no ranking seja de argentinos e uruguaios, o maior goleador da história da Libertadores é equatoriano. O ex-atacante Alberto Spencer lidera a lista com 54 gols marcados em 87 jogos. O atleta possui três títulos da competição na década de 60 todos conquistados pelo Peñarol, nos anos de 1960, 1961 e, por fim, em 1966.
O uruguaio Fernando Morena é o segundo jogador que mais vezes balançou as redes no torneio, com 37 gols em 77 partidas. Venceu a competição em 1982 pelo Peñarol. O compatriota de Morena, Pedro Rocha, é quem fecha o pódio de maiores artilheiros da Libertadores, com 36 gols marcados. Assim como Spencer, o ex-meia venceu com os Aurinegros as edições de 1960, 1961 e 1966.
Rocha é sempre lembrado pela torcida são-paulina. Com passagem marcante pelo Tricolor do Morumbi, o uruguaio venceu o Campeonato Paulista de 1971 e 1975, além do Brasileiro de 1977 com a então equipe do São Paulo.
Os 10 maiores artilheiros da Libertadores:
- Alberto Spencer – EQU (54 gols);
- Fernando Morena – URU (37 gols);
- Pedro Rocha – URU (36 gols);
- Daniel Onega – ARG (31 gols);
- Julio Morales – URU (30 gols);
- Antony de Ávila – COL (29 gols);
- Juan Carlos Sarnari – ARG (29 gols);
- Luizão – BRA (29 gols);
- Artime – ARG- (28 gols)
- Pratto – ARG – (27 gols)
Qual o brasileiro com mais gols na Libertadores?
O ex-atacante Luizão, que jogou por diversos clube do Brasil, como Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, é o maior artilheiro brasileiro na Libertadores. Com 29 gols no torneio, o brasileiro venceu a competição em 98 com o Cruzmaltino, mas também em 2005 com o Tricolor Paulista.
Na sequência está o ex-meia Palhinha, campeão da Libertadores com o São Paulo em 92 e 93, mas também com o Cruzeiro em 97. O mineiro fez 25 tentos. Por fim, fecha o top-3 de maiores artilheiros da Libertadores, entre os brasileiro, o atacante Fred, com 25 gols.
Qual o maior artilheiro da Libertadores em uma única edição?
O argentino Daniel Onega, quarto colocado do ranking de maiores artilheiros da Libertadores, é também o atleta com maior números de gols em uma única edição do torneio. Em 1966, o jogador fez 17 tentos pelo River Plate na competição.
Embora o atacante tenha conquistado o recorde, a equipe dos Millionarios não venceram aquela edição do torneio. O clube chegou até a decisão diante do Peñarol, mas após uma vitória para cada lado, a decisão ficou para o terceiro jogo.
Logo depois de empatarem em 2 a 2 no tempo regulamentar, os uruguaios fizeram 4 a 2 na prorrogação e ficaram com o caneco. No terceiro confronto da final, além de Onega, Spencer e Pedro Rocha também balançaram as redes, mas pelo Peñarol.
Leia também
+ Quantos gols Gabigol tem na Libertadores? Atleta é o 4ª maior artilheiro