Jogos das oitavas da Libertadores 2021: Veja os possíveis confrontos
Com São Paulo, River Plate e Boca Juniors no pote 2, sorteio da próxima fase do torneio pode reservar grandes confrontos do futebol sul-americano.
Os jogos desta quinta-feira (27), na 6ª rodada da Libertadores, encerraram a fase de grupos do torneio e definiram os potes do sorteio para as oitavas de final. Dos seis brasileiros classificados à próxima fase, cinco avançaram na liderança de suas chaves e se garantiram no pote 1. Por outro lado, o São Paulo ficou com a segunda posição de seu grupo e estará no 2. Confira então como ficou a divisão e os possíveis jogos das oitavas da Libertadores 2021.
Como funciona a divisão dos potes da Libertadores
Os dois primeiros colocados de cada um dos oito grupos avançam à fase das oitavas de final. Para o sorteio, a Conmebol divide as equipes em pote 1 e 2, sendo os líderes de chave no primeiro pote e os vices no então segundo. Equipes classificadas em primeiro lugar, decidem o duelo das oitavas de final em casa.
Nesta edição da fase eliminatória, dos 16 classificados, 11 já ergueram a taça de campeão do torneio. Por outro lado, três equipes já conquistaram ao menos o vice, enquanto apenas duas nunca disputaram uma final de Libertadores. Devido ao então histórico dos clubes, este mata-mata do torneio será um dos mais “pesados” de todos os tempos.
Potes para os jogos das oitavas de final da Libertadores 2021
Pote 1
- Palmeiras
- Internacional
- Barcelona-EQU
- Fluminense
- Racing
- Argentinos Juniors
- Flamengo
- Atlético Mineiro
Pote 2
- Defensa y Justicia
- Olimpia
- Boca Juniors
- River Plate
- São Paulo
- Universidad Católica
- Vélez
- Cerro Porteño
Possíveis jogos das oitavas da Libertadores 2021
Dos oito grupos da Libertadores 2021, em cinco, um brasileiro avançou como líder. O São Paulo foi o único clube do país tupiniquim que chegou às oitavas de final com a segunda posição de sua chave. Por conta deste cenário, o clube tem grandes chances de enfrentar uma equipe brasileira na próxima fase.
Como o sorteio coloca frente a frente uma equipe do pote 1 contra outra do 2, dos oito possíveis adversários do Tricolor, cinco podem ser brasileiros. Isso dá a probabilidade de 62,5% do time de Hernán Crespo enfrentar um clube do mesmo país nas oitavas de final.
O sorteio pode reservar um clássico Choque-Rei ou então uma reedição da final de 2006, com os são-paulinos enfrentando o Inter. Há ainda a possibilidade do São Paulo dar o troco no Fluminense, que eliminaram os paulistas nas quartas de 2008. Ou quem sabe a oportunidade do Atlético MG tentar despachar o Tricolor, depois do time do Morumbi eliminar o Galo em 2016.
Por fim, já pensou em mais um reencontro entre São Paulo e Rogério Ceni, técnico do Flamengo, mas desta vez em jogos das oitavas da Libertadores 2021? Competição que o ex-goleiro tantas vezes jogou pelo Soberano.
Reedições de finais
Além dos possíveis grandes jogos que o São Paulo pode proporcionar por estar no pote 2, Boca Juniors e River Plate também avançaram em segundo de seus grupos e podem render duelos gigantes nas oitavas de final.
O Flamengo, por exemplo, pode reeditar a final de 2019 e encarar os Millionarios logo nas oitavas. Ou então, o sorteio pode reservar novamente um confronto entre Palmeiras e Boca Juniors, que fizeram a final de 2000, além de um Verdão e Defensa y Justicia, que estavam no mesmo grupo e também fizeram a Recopa Sul-americana desta temporada.
Outro brasileiro que pode reencontrar um adversário de final é o Atlético Mineiro, que venceu o Olimpia em 2013. No entanto, ainda é possível que as oitavas de final tenha grandes clássicos argentinos. Com Racing e Argentinos Juniors em um pote e Boca, River e Vélez em outro, a possibilidade dos hermanos terem que brigar entre si, também é alta.
+ Oitavas de final da Libertadores 2021: como funciona e data do sorteio