Invicto, Palmeiras é equipe brasileira com mais vitórias na Libertadores
Com o triunfo diante do River Plate, Alviverde chegou à 107ª vitória no torneio continental; além disso, com aproveitamento de 87,9%, clube tem a segunda melhor campanha de um time na história do campeonato.
O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 0 nesta terça (5), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, e se manteve invicto na competição. O Verdão chegou a nona vitória em 11 jogos pelo torneio continental, e isso dá um aproveitamento de 87,9%, a segunda melhor campanha de um time na história do campeonato. Além disso, o triunfo sobre os argentinos também teve mais um gosto especial aos palmeirenses. O Alviverde tornou-se o clube brasileiro com maior número de vitórias na Libertadores.
Eu já postei de madrugada, mas vale a pena rever: os primeiros gols do ano e da década! ⚽️⚽️⚽️#AvantiPalestra #Porcopeiro#RIVxPAL #AlmaECoração pic.twitter.com/je3r2C6iN4
— SE Palmeiras (@Palmeiras) January 6, 2021
2ª melhor campanha na história
Com o aproveitamento de 87,9%, a equipe de Abel Ferreira detém a segunda melhor campanha de um time na história do campeonato. O líder nesse quesito é o Estudiantes, da Argentina, campeão em 1960 com 100% de aproveitamento, mas com apenas quatro jogos realizados.
Caso o time Alviverde não perca no jogo da volta, consequentemente estará na final do torneio, no dia 30 de janeiro, no Maracanã. Sem perder para o River, e vencendo a decisão contra Santos ou Boca Jr, o Palmeiras chegará ao título da Libertadores, mas de forma invicta. Tal feito já foi realizado por outras equipes, inclusive por rivais do Verdão: Santos e Corinthians.
+O ano aleatório de Ronaldinho Gaúcho
O Peixe conseguiu vencer a Libertadores sem perder nenhum jogo, mas em 1963. No entanto, os moldes do campeonato eram diferentes, e a equipe comandada por Pelé, Pepe e Coutinho realizou apenas sete jogos.
Palmeiras x Corinthians invicto (2012) na Libertadores
Nos moldes mais atuais, o Timão venceu o torneio continental de forma invicta em 2012, e disputou 14 jogos. Caso o Palmeiras chegue a final e vença a Libertadores invicto, terá feito um jogo a menos que seu rival. Isso porque desde 2019, a final da competição é realizada em jogo único, diferente de antes, quando a decisão acontecia em jogos de ida e volta.
No entanto, o aproveitamento da equipe de Abel Ferreira na competição, é muito superior ao do Corinthians de Tite no mesmo torneio , em 2012. Até então, o Palmeiras soma 11 jogos com nove vitórias e dois empates. Já a equipe Alvinegra fechou a Libertadores há nove anos atrás, com 14 jogos, oito vitórias e seis empates.
A diferença também aparece no número de gols marcados. Enquanto o Palmeiras já anotou 32 gols (melhor ataque até então na competição desta temporada), o Corinthians fez 22 em sua campanha vitoriosa. Entretanto, as equipes se igualam no número defensivo até aqui. Ambas tomaram quatro gols, mas o Verdão ainda tem dois a jogos a serem realizados, caso chegue até a final.
Se o Palmeiras será campeão invicto na Libertadores, isso ainda não dá para saber. Mas, o que dá para cravar, é que o time de Abel Ferreira já fez história. Com o triunfo de ontem (5), o Verdão tornou-se a equipe brasileira com maior número de vitórias na competição, com 107. O Alviverde estava empatado com o Grêmio com 106, mas os 3 a 0 diante dos argentinos, colocaram o Palmeiras no topo da lista.
+Palmeiras na Libertadores: os recordes do alviverde no torneio
Brasileiros com mais vitórias na Libertadores (1960-2020):
- 107 – Palmeiras
- 106 – Grêmio
- 95 – Cruzeiro
- 92 – São Paulo
- 78 – Santos
- 72 – Flamengo
- 64 Corinthians
- 64 Internacional
- 40 Atlético-MG
- 30 Vasco
- 29 Athletico-PR
- 26 Fluminense
- 21 Botafogo
- 13 São Caetano
Próximos jogos do Palmeiras
O Verdão agora retorna a campo no sábado (9), pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O Alviverde encara o Sport, na Ilha do Retiro, às 19h00, mas provavelmente com um time misto. Isso porque, na terça (12), o Palmeiras recebe o River Plate, no Allianz Parque, às 21h30, em busca de chegar a Libertadores e, quem sabe, vencer invicto.