Grupo do Fluminense na Libertadores 2021: classificação e cenários
Tricolor chega à última rodada dependendo apenas de si para se garantir nas oitavas de final do torneio continental.
Logo depois de perder o título do Campeonato Carioca para o Flamengo, no último sábado (22), o Fluminense já volta a concentrar suas forças na Libertadores. Na segunda posição do Grupo D, o Tricolor depende apenas de si para avançar à próxima fase, mas a situação não é tão simples como parece. Confira abaixo como está o grupo do Fluminense na Libertadores 2021 e o que o clube precisa para avançar no torneio.
O que o Fluminense precisa para chegar às oitavas?
A derrota para o Junior por 2 a 1, na 5ª rodada da Libertadores 2021, deixou a situação do Fluminense complicada em seu grupo. Com oito pontos em cinco jogos, o Tricolor está na segunda posição da chave, um ponto atrás do River Plate, mas dois à frente dos colombianos.
Uma vitória na 6ª rodada garante o time nas oitavas de final, sem depender de nenhum resultado. Entretanto, o clube enfrenta nada mais, nada menos, que o River Plate, no Monumental de Nuñez, nesta terça (25). Por estar na segunda posição, o clube depende apenas de si para avançar. E, em caso de triunfo contra os argentinos, o Tricolor ainda fica com a primeira posição da chave, garantindo-se no pote 1 para o sorteio das oitavas de final.
Em caso de empate ou derrota para o River, as chances do Fluminense avançar não estarão descartadas, mas o clube dependerá do resultado do confronto entre Junior e Santa Fe. Em caso de empate, o Tricolor precisa que a equipe de Barranquilla, terceira colocada, tropece na rodada. Caso o Junior vença, ambos empatam com nove pontos e a vaga fica para o saldo de gols.
Hoje, os brasileiros possuem 1 de saldo, enquanto os colombianos tem 0. No entanto, ao empatar com os argentinos, o Flu pode ser ultrapassado pelo Junior se a equipe vencer por dois gols ou mais de diferença. Em caso de triunfo por um tento, os clubes empatam no saldo e a decisão fica para o segundo critério de desempate, o número gols feitos.
Derrota também pode garantir Flu nas oitavas
Se perder o jogo para o River Plate, na Argentina, o Tricolor terá que torcer para o empate ou derrota do Junior. Triunfo da equipe, tira as chances de classificação dos brasileiros, que terão que se contentar com a Copa Sul-americana. Isso porque, os terceiros colocados de cada chave, garantem vaga às oitavas da Sula.
Grupo do Fluminense na Libertadores 2021
- River Plate– 9 pts
- Fluminense – 8 pts
- Junior – 6 pts
- Santa Fe – 2 pts
Próximos jogos do Fluminense
Além do confronto contra o River Plate, na terça (25), às 19h15, o clube estreia no Campeonato Brasileiro no sábado (29), às 21h30, em duelo contra o São Paulo. Caso avance no torneio continental, o clube aguarda até o dia 2 de junho para o sorteio das oitavas de final, para conhecer seu adversário.
A previsão é que jogos de mata-mata ocorram entre as semanas dos dias 14 e 21 de julho. Mas as quartas de final serão entre 11 e 18 de agosto; as semifinais estão marcadas entre os dias 22 e 29 de setembro; por fim, a final está prevista para o dia 20 de novembro.
+ Saiba o regulamento e critérios de desempate da Libertadores 2021