Final da Libertadores 2021: estádio uruguaio deve receber a decisão
Conmebol deve oficializar palco da decisão torneio nas próximas semanas, mas estádio uruguaio é favorito para receber duelo. Entenda por quê.
O Estádio Centenário, no Uruguai, está muito próximo de ser a casa da próxima final da Copa Libertadores. Isso porque, segundo o secretário Nacional de Esporte do país, Sebastián Bauzá, a Conmebol esteve no local nas últimas semanas para vistorias, e o palco é um dos grandes favoritos a receber a decisão.
Localizado em Montevidéu, o local concorre com mais 10 estádios para sediar a grande finalíssima do torneio continental, mas corre na frente dos demais concorrentes. A entidade que rege o futebol sul-americano deve oficializar a sede da final da Libertadores 2021 na próxima semana.
Final da Libertadores 2021 no estádio Centenário
O Estádio Centenário não apareceu na lista de possíveis sedes para a final da Libertadores 2021, divulgado pela Conmebol. O local seria candidato apenas para 2022, mas as expectativas dos uruguaios realizarem a decisão neste ano cresceu nos últimos dias.
Isso porque, o país recebeu as 50 mil doses de vacinas contra Covid-19, doadas à Conmebol. Por conta da proibição de associações civis em receber os imunizantes, o Uruguai intermediou junto ao laboratório chinês Sinovac a chegada do lote, que será distribuído aos países filiados à entidade esportiva.
Como forma de gratidão pela atitude do país em contribuir para as chegadas das vacinas, que serão aplicadas em atletas, membros de comissões técnicas e funcionários de clube, a Conmebol realizaria a final de seu principal campeonato no país uruguaio.
Candidatos a receber a final da Libertadores 2021
- La Bombonera – Buenos Aires
- Monumental de Nuñez – Buenos Aires Nuevo
- Gasometro – Buenos Aires
- Libertadores de América – Avellaneda
- El Cilindro – Avellaneda
- Mario Kempes – Córdoba
- Único – Santiago Del Estero
- Beira-Rio – Porto Alegre
- Morumbi – São Paulo
- Monumental de Barcelona – Guayaquil
- Centenário – Montevidéu
Dois brasileiros aparecem na lista: Beira-rio e Morumbi, estádios então de Internacional e São Paulo, duas equipes presentes nesta Libertadores. No entanto, ambos correm por fora, mas podem sediar a competição nos próximos anos, visto que se candidataram a receber a decisão até 2023.
Quando será a final da Libertadores 2021?
A final da Copa Libertadores 2021 está marcada para o dia 20 de novembro, um sábado, às 17h (horário de Brasília). O local ainda será oficializado pela Conmebol nas próximas semanas. No entanto, o grande favorito a receber o duelo, é o Estádio Centenário, no Uruguai.
E a Sul-americana 2021?
Assim como a final da Libertadores 2021, a Conmebol ainda estuda o local que irá receber a final da Copa Sul-americana 2021, marcada para o dia 6 de novembro, um sábado. No entanto, entre os grandes postulantes em receber o duelo, está o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A entidade gostou do esforço da capital em receber a Recopa Sul-americana 2021, decisão entre Palmeiras e Defensa y Justicia, mas também o jogo do Santos diante do San Lorenzo na Libertadores, com os imbróglios para realização de eventos esportivos no estado de São Paulo. Por isso, o local larga na frente para receber o confronto.
A cúpula da Conmebol esteve na capital federal por 15 dias, mas para avaliar organização, segurança e hotelaria. Três pontos positivos então foram destacados: poucos ajustes no Estádio para realizar a partida, boa malha aérea e hotéis de boa estrutura.
Outro ponto que pesa a favor de Brasília, é que a cidade se candidatou apenas para receber a final da Copa Sul-americana 2021, diferente de outros candidatos, que também visam uma decisão da então Libertadores.
+ Estádio brasileiro é favorito para sediar final da Sul-Americana 2021