Confrontos das quartas de final Libertadores 2023: datas e classificados
Final está agendada para 4 de novembro, no Maracanã
Fluminense, Internacional e Palmeiras estão classificados para as quartas de final da Libertadores enquanto o Athletico Paranaense e o Atlético Mineiro estão eliminados. Com o chaveamento definido pela Conmebol no início de julho, confira todos os confrontos e as datas.
Veja: tem sorteio nas quartas de final?
Chaveamento das quartas de final da Libertadores
Fluminense, Internacional, Bolívar, Palmeiras Boca Juniors e Deportivo Pereira estão classificados para as quartas de final, agora só faltam duas vagas a serem definidas em dois jogos na quinta-feira, 10 de agosto, pela última rodada das oitavas de final.
Na quinta-feira, o Flamengo enfrenta o Olimpia e tem a vantagem porque ganhou o primeiro confronto em 1 a 0, gol de Bruno Henrique. Atual campeão da Libertadores, o Rubro-Negro venceu três partidas, empatou duas e perdeu uma, enquanto o Olimpia marcou quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Quem ganhar vai jogar contra o Fluminense.
Para fechar as oitavas de final, o Racing receberá o Atlético Nacional na quinta, 10 de agosto, após o triunfo dos colombianos por 4 a 2, dentro de casa. Os argentinos marcaram 13 pontos na primeira fase com quatro vitórias, um empate e uma derrota enquanto o Atlético ficou em segundo com três vitórias, um empate e duas derrotas.
JOGOS DAS QUARTAS DE FINAL
>> Atlético Nacional ou Racing x Boca Juniors
>> Deportivo Pereira x Palmeiras
>> Bolívar x Internacional
>> Fluminense x Olimpia ou Flamengo
Quais times estão eliminados da Libertadores?
Com a derrota nas oitavas de final os times de Athletico Paranaense, Nacional do Uruguai, Independiente del Valle, Atlético Mineiro, River Plate e Argentinos Juniors estão eliminados da Libertadores.
Cada um dos citados perdeu o seu jogo nas oitavas de final e por isso ficam sem a chance de brigar pelo título na temporada. O River Plate e o Indepediente del Valle são as decepções do torneio, já que os argentinos tradicionalmente vão até as etapas finais enquanto o time equatoriano é o atual campeão da Sul-Americana.
Na fase de grupos foram eliminados da Libertadores os clubes Ñublense, Aucas, Independiente Medellín, Metropolitanos, Barcelona de Guayaquil, Cerro Porteño, Sporting Cristal, The Strongest, Corinthians, Liverpool, Colo-Colo, Managas, Libertad, Alianza Lima, Patronato e Melgar.
Como funciona as quartas de final?
Disputada desde a edição de fundação da Libertadores, em 1960, as quartas de final tornou-se parte fundamental do sistema eliminatório, responsável por reunir oito equipes da América do Sul para determinar quem segue vivo até a fase seguinte, a semifinal. E assim como todas as outras rodadas, as quartas de final também ocorrem em ida e volta.
O calendário da Conmebol determina uma semana dedicada aos jogos de ida e outra semana separada inteiramente para a volta, onde os resultados formam os classificados.
O regulamento prevê que gol fora de casa não é critério de desempate nas quartas. O time que fizer mais gol – ou mais pontos – fatura a classificação, mas em caso de igualdade na soma dos dois placares aí a disputa de pênaltis é que determinará o vencedor, sem qualquer tipo de prorrogação. O Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, indicou que a mudança no regulamento prevê a igualdade entre os dois times.
Depois, seguem para a semifinal os quatro melhores e aí a final, decidida em partida única, marcada para o início de novembro, no Maracanã.
Quando vão ser as semifinais da Libertadores?
A semifinal da Libertadores está marcada para começar em 26 de setembro, terça-feira, seguindo até a primeira semana de outubro. O chaveamento divide as quatro equipes em duas chaves, onde jogam o confronto de suas vidas pelo acesso até a final da temporada.
Assim como as etapas que a sucederam, a semifinal também é jogada em ida e volta, onde o time com a melhor campanha na fase classificatória e eliminatória tem a vantagem de decidir em casa a partida de volta. A Conmebol informa que mudanças serão realizadas caso seja necessário.
Quartas de final:
21, 22 e 23 de agosto ida e 28, 29 e 30 de agosto
Semifinal:
26 e 27 de setembro e 03 e 04 de outubro
Vencedor das quartas de final 1 x Vencedor das quartas de final 2
Vencedor das quartas de final 3 x Vencedor das quartas de final 4
Final:
04 de novembro no Estádio do Maracanã
Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2