Grupo do São Paulo na Libertadores 2021: classificação e os cenários
Tricolor depende apenas de si para garantir classificação e vaga pode vir já nesta semana, no confronto contra o Racing.
Classificado à final do Paulistão 2021, o São Paulo agora concentra suas forças na reta final da fase de grupos da Libertadores. Na liderança do Grupo E, com oito pontos, o Tricolor tem a mesma pontuação que o Racing, mas fica à frente no saldo de gols. Nesta rodada, o clube enfrenta justamente os argentinos, e pode já garantir sua vaga nas oitavas de final. Veja o que o São Paulo precisa para se classificar na Libertadores e como está o grupo.
Grupo do São Paulo na Libertadores 2021
Invicto no atual torneio continental, a equipe de Hernán Crespo tem duas vitórias e dois empates na competição. Logo após começar o torneio com triunfos contra o Sporting Cristal e Rentistas, por 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente, o Tricolor fez jogo duríssimo contra o Racing na Argentina e empatou por 0 a 0. Já na última rodada, mandou os reservas a campo contra os uruguaios e ficaram no 1 a 1.
No entanto, o cenário do São Paulo em seu grupo é favorável e o clube já pode garantir sua classificação às oitavas da Libertadores nesta terça (18), quando recebe a La Academia, às 21h30, no Morumbi. Para por o pé na vaga e não depender de nenhum resultado, basta vencer o confronto, que se garante na próxima fase com uma rodada de antecedência.
A classificação antecipada pode vir até com uma derrota para os argentinos. Mas neste cenário, a equipe do São Paulo precisaria torcer para o Rentistas não vencer o Sporting Cristal na outra partida do grupo. Isso porque, caso os uruguaios não vençam, permanecerão com três pontos ou irão a quatro. Independente dos dois, o clube não alcançaria a pontuação do Tricolor na última rodada.
Caso o time de Crespo empate com o Racing nesta terça (18), só não garante a classificação, caso o Rentistas vença os dois duelos e o Tricolor perca para os já eliminados peruanos por um placar elástico na última rodada. Neste cenário, os três primeiros empatariam com nove pontos e a vaga ficaria no saldo de gols. Hoje os paulistas possuem o melhor saldo do grupo, com 5, contra 3 dos argentinos e -2, dos uruguaios.
Grupo E da Libertadores
- São Paulo – 8 pts
- Racing – 8 pts
- Rentistas – 3 pts
- Sporting Cristal – 1 pt
Faltando apenas duas rodadas para o término da fase de grupos, o time do Sporting Cristal já não possui chances de classificação às oitavas. Mesmo que vença os dois próximos duelos, os peruanos chegariam ao máximo de sete pontos, não alcançando São Paulo ou Racing no Grupo E da Libertadores.
Defesa Tricolor é destaque no torneio
Um dos destaques do São Paulo nesta temporada da Libertadores é a defesa são-paulina. Nos quatro primeiros jogos, o clube sofreu apenas um gol, que ocorreu no empate fora de casa contra o Rentistas, na última rodada. Vale ressaltar que neste duelo o clube utilizou a equipe reserva, já pensando na maratona de jogos.
Com apenas este tento sofrido, o Tricolor possui a melhor defesa do torneio continental, junto com o Argentinos Juniors, que também então só foi vazado uma única vez. Líder do Grupo F, a equipe levou um gol na derrota para a Universidad Católica pelo placar mínimo, na então 4ª rodada.
Maratona de jogos do São Paulo
Além do confronto contra o Racing, nesta terça (18), às 21h30, o Tricolor joga a primeira final do Paulistão 2021 dois dias depois, contra o Palmeiras. O primeiro jogo da decisão está marcado para dia 20, às 22h, no Allianz Parque, enquanto o segundo ocorre no Estádio do Morumbi, no domingo (23), às 16h.
Logo após decidir o título, o São Paulo recebe o Sporting Cristal no dia 25, no Morumbi, para o último jogo da fase de grupos da Libertadores 2021. No entanto, no sábado (29) estreia no Brasileirão contra o Fluminense, também no Cícero Pompeu de Toledo, mas às 21h.