FPF e clubes suspendem a 5ª rodada do Campeonato Paulista
Em reunião virtual, Federação Paulista de Futebol conversou com os 16 clubes da Série A do Paulistão e em votação, decidiram não levar caso para os Tribunais.
Após diversas tentativas de continuar o Campeonato Paulista 2021, a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu por suspender a 5ª rodada da competição, prevista para o final de semana. Em reunião virtual nesta quinta-feira (18), com os 16 clubes da Série A do Estadual e os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores, a entidade confirmou que o Paulistão está suspenso e marcou uma nova reunião para segunda-feira, às 10h.
Logo depois do Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), proibir a realização de jogos no Estado, a FPF procurou outras regiões para dar sequência na competição. Rio de Janeiro e Minas Gerais surgiram como candidatos a sediarem o torneio entre 15 e 30 de março, datas em que as partidas estão proibidas. No entanto, o governador Fluminense, que havia dado sinal positivo, voltou atrás e desistiu de receber os jogos. E na sequência, os mineiros também não aceitaram sediar o estadual paulista.
Inclusive, o jogo atrasado da terceira rodada do Paulistão 2021, marcado para quarta-feira (17), estava confirmado para ocorrer na Arena Independência, em Belo Horizonte. No entanto, dias antes, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) negou a realização de jogos de outros estados em MG.
5ª Rodada do Campeonato Paulista está suspensa
Em reunião nesta quinta-feira, a FPF se juntou, de forma virtual, com os 16 clubes da Série A do Paulistão, para decidirem os rumos do Estadual. Em votação, definiu-se então não ir à Justiça em busca de uma medida liminar para manter o torneio. Com isso, a quinta rodada do Campeonato Paulista está suspensa e segue então as ordens do Governador João Dória.
Dentre os “grandes” do Estado, o São Paulo FC foi o único a votar favorável de levar o caso aos Tribunais. A decisão estava em 8 a 8, no entanto a Ferroviária mudou o seu voto e o resultado final ficou em 9 a 7, para não irem à justiça.
- Dentre os que votaram para a suspensão dos jogos, estão: Palmeiras, Corinthians, Santos, Santo André, Botafogo, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e São Caetano.
- Já para enfrentarem a medida do governador estão: São Paulo, Inter de Limeira, São Bento, Mirassol, Novorizontino, Guarani e Ituano
Por que Campeonato Paulista 2021 está suspenso?
A suspensão de jogos foi uma das medidas tomadas pelo Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), para a então contenção da pandemia do novo coronavírus. Por isso, o Campeonato Paulistão 2021, assim como as demais competições, estão proibidas no estado de 15 a 30 de março.
Como está a tabela do Campeonato Paulista 2021?
O Campeonato Paulista 2021 é então dividido em quatro grupos, com quatro clubes cada. Destes, os dois primeiros avançam ao mata-mata e se enfrentam. No entanto, os dois clubes com as menores pontuações, independente da chave, caem para a segunda divisão. Ademais, confira a classificação de cada grupo.
Grupo A
1º – Corinthians (8)
2º – Santo André (5)
3º – Inter de Limeira (3)
4º – Botafogo (1)
Grupo B:
1º – São Paulo (7)
2º – Ferroviária (7)
3º – Ponte Preta (4)
4º – São Bento (1)
Grupo C
1º – RB Bragantino (8)
2º – Palmeiras (7)
3º – Ituano (7)
4º – Novorizontino (5)
Grupo D:
1º – Mirassol (8)
2º – Guarani (5)
3º – Santos (5)
4º – São Caetano (1)
Confira a nota oficial da FPF
A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF, os clubes e os Sindicatos decidiram que:
Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste final de semana. As novas datas serão divulgadas oportunamente;
O Dr. Rui Fragoso, do escritório Fragoso Advocacia, apresentou para avaliação de todos os clubes o conceito de judicialização do caso. Embora tenha argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança;
Para as demais rodadas deste período da Fase Emergencial, a FPF permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana;
Uma nova reunião entre os clubes e a FPF ficou agendada para a próxima segunda-feira, às 10h.
+ Copa do Brasil 2021: onde assistir, premiação e regulamento
+ Champions League 2021: veja os classificados para as quartas de final