Estádio do Pacaembu: a história do queridinho de São Paulo
Equipes de todo o Brasil já jogaram no espaço em São Paulo, deixando sua marca; confira a história do Pacaembu
Conhecido por ser a casa dos clubes de São Paulo por muitos anos, o Estádio do Pacaembu tem muita história para se contar, seja em disputas pelo Campeonato Paulista, Brasileirão, Libertadores e até mesmo em Copa do Mundo de Futebol. Em 2021, o espaço completa 81 anos, com memórias e conquistas vindo a tona. Então, conheça um pouco sobre a história do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacamebu.
Conheça a história do Estádio do Pacaembu
Em 27 de abril de 1940 o Estádio Municipal do Pacaembu foi inaugurado na cidade de São Paulo, considerado o maior e mais moderno estádio da América do Sul, tendo capacidade para receber 70 mil pessoas. Na época, a inauguração contou com a presença de figuras importantes, tal qual o presidente Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito de São Paulo, Prestes Maia.
No dia seguinte, dois jogos aconteceram no Pacaembu pela Taça Cidade de São Paulo, sendo dois jogos. Palmeiras e Coritiba se enfrentaram com vitória do time alviverde por 6 a 2, enquanto o Corinthians também entrou em campo contra o Atlético-MG, vencendo por 4 a 2. Em 1994, foi tombado como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo.
Mais tarde, o Pacaembu passou a chamar Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao advogado brasileiro que participou da delegação brasileira nas Copas de 1958 na Suécia e de 1962 no Chile, segundo o site oficial. Hoje, o espaço é tomado pela Allegra Pacaembu, concessionária que administra as atividades, museus e espaços do estádio ao público.
Principais memórias no Pacaembu
O estádio recebeu partidas das mais variadas competições. Em 1950, o estádio recebeu seis partidas pela Copa do Mundo de Futebol, a primeira desde a segunda Guerra Mundial, além de contar também com grandes shows de artistas renomados tanto nacionais quanto internacionais.
Em 18 de dezembro de 1994, o Palmeiras conquisto o seu segundo título do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians, após o placar de 1 a 1. Entretanto, em 2011, o Corinthians consagrou-se campeão brasileiro no estádio no mesmo dia da morte de Socrates, jogador ídolo do clube alvinegro.
Pela Copa Libertadores, o Pacaembu viu o Santos ganhar o seu terceiro título da história em 2011, com Neymar em campo. Por 2 a 1, os santistas venceram o Peñarol-URU, levantando a torcida que enchia as clássicas arquibancadas do estádio.
No ano seguinte, o Corinthians também foi campeão tendo como palco principal o Pacaembu, depois de empatar em 1 a 1 o jogo de ida na Bombonera contra o Boca Juniors e, na volta, vencer os argentinos por 2 a 0 com dois gols de Emerson Sheik. Além disso, ambas as equipes conquistaram a Recopa.
+ Bola de Ouro 2021: quem são os jogadores favoritos ao prêmio
Estádio do Pacaembu completa 81 anos em 2021
Vivendo histórias e emoções desde 1940, o Pacaembu completa 81 anos no ano de 2021. Dessa maneira, clubes dos mais variados estados além de torcedores decidiram prestar homenagens e agradecimentos ao eterno estádio que abrigou tantas partidas e decisões.
Hoje, o Pacaembu não recebe mais jogos de futebol em competições oficiais, porém traz ao público museus, atividades para sócios no complexo esportivo e galerias de arte. Além disso, uma obra de modernização está sendo realizada pela concessionária que administra o espaço.
Por muitos anos o aniversariante do dia @pacaembuofc foi a casa da Fiel, nos proporcionando inúmeras recordações maravilhosas!
Obrigado, #SaudosaMaloca! 🏟🖤
📸 Daniel Augusto Jr. e TV Globo#ParabénsPacaembu#VaiCorinthians pic.twitter.com/UNAK87Dq7W
— Corinthians (@Corinthians) April 27, 2021
Palco do TRI e de muitos outros triunfos santistas, a nossa casa em São Paulo, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, completa 81 anos. Parabéns, Pacaembu! 🏟️
Saudades de viver histórias incríveis com a nação santista neste palco! 🤍🖤 pic.twitter.com/bnPhAieLbE
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) April 27, 2021