Estádio brasileiro é favorito para sediar final da Sul-Americana 2021
Decisão do torneio continental está previsto para o dia 6 de novembro, mas Conmebol anunciará cidade-sede nos próximos dias.
Logo após sediar jogos da Recopa Sul-americana 2021 e uma partida do Santos na fase preliminar da Libertadores, o Estádio Mané Garrincha ganhou pontos com a Conmebol, e deve receber a final Copa Sul-americana 2021. A arena ainda recebeu a Supercopa do Brasil 2021, mas tudo isso em um intervalo de quatro dias.
Cerca de 10 estádios são postulantes para receber a decisão, sendo seis da Argentina e quatro do Brasil. No entanto, como os hermanos já devem sediar a final da Libertadores, o Brasil larga na frente para receber a Sul-americana.
Brasília deve receber final da Copa Sul-americana 2021
Quatro estádios brasileiros estão na expectativa de receber a peleja. Além do Mané Garrincha, Beira-rio (Porto Alegre), Arena Castelão (Fortaleza) e Arena Pernambuco (Recife) enviaram a documentação e se candidataram para ser sede da partida. No entanto, as duas últimas correm por fora, após membros da Conmebol visitarem os possíveis locais para a realização da final.
A entidade gostou do esforço da capital em receber a Recopa Sul-americana 2021, decisão entre Palmeiras e Defensa y Justicia, mas também o jogo do Santos diante do San Lorenzo na Libertadores, com os imbróglios para realização de eventos esportivos no estado de São Paulo.
A cúpula da Conmebol esteve na capital federal por 15 dias, mas para avaliar organização, segurança e hotelaria. Três pontos positivos então foram destacados: poucos ajustes no Estádio para realizar a partida, boa malha aérea e hotéis de boa estrutura.
Outro ponto que pesa a favor de Brasília, é que a cidade se candidatou apenas para receber a final da Copa Sul-americana 2021, diferente de outros candidatos, que também visam uma decisão da então Libertadores.
Candidatos para sediar a final da Sul-Americana 2021
- La Bombonera – Buenos Aires
- Monumental de Nuñez – Buenos Aires
- Nuevo Gasometro – Buenos Aires
- Libertadores de América – Avellaneda
- El Cilindro – Avellaneda
- Único – Santiago del Estero M
- Mané Garrincha – Brasília
- Arena Castelão – Fortaleza
- Beira-Rio – Porto Alegre
- Arena Pernambuco – Recife
Quando será a final da Copa Sul-americana 2021?
Embora o local ainda não esteja definido, a Conmebol já divulgou a data da final da Copa Sul-americana 2021, e a decisão deve ocorrer no dia 6 de novembro, um sábado, provavelmente no período da tarde.
E a final da Libertadores?
A entidade ainda trabalha nas questões da grande decisão da Copa Libertadores 2021, mas provavelmente ocorrerá na Argentina. Sete estádios do país vizinho se candidataram a receber o duelo, mas dois pontos contam a seu favor.
O primeiro é o fato do Brasil ter recebido a última decisão, em final entre Palmeiras e Santos. E o segundo, é que a data do confronto está marcada para dia 20 de novembro, cinco dias então antes de completar um ano da morte de Diego Maradona. Por isso, é possível que a Conmebol faça uma homenagem ao jogador.
Candidatos a receber a final da Libertadores 2021
- La Bombonera – Buenos Aires
- Monumental de Nuñez – Buenos Aires Nuevo
- Gasometro – Buenos Aires
- Libertadores de América – Avellaneda
- El Cilindro – Avellaneda
- Mario Kempes – Córdoba
- Único – Santiago Del Estero
- Beira-Rio – Porto Alegre
- Morumbi – São Paulo
- Monumental de Barcelona – Guayaquil
Dois brasileiros aparecem na lista: Beira-rio e Morumbi, estádios então de Internacional e São Paulo, duas equipes presentes nesta Libertadores. No entanto, ambos correm por fora, mas podem sediar a competição nos próximos anos, visto que se candidataram a receber a decisão até 2023.
+ Veja como fica a situação da Champions no SBT com criação da Superliga