Entenda por que o futebol vai parar na Argentina até 30 de maio
Associação do Futebol Argentino anunciou medida na manhã desta sexta-feira (21), válida até o final do mês; entenda o caso

Depois de novo anúncio de lockdown na Argentina feito pelo presidente, Alberto Fernández, para conter o avanço do pior momento da pandemia no país, a Associação do Futebol Argentino seguiu os passos do governo e anunciou na manhã desta sexta-feira (21) a suspensão de todos os jogos de futebol no país até o dia 30 de maio. A medida chama a atenção já que a Copa América está prestes a começar, além de competições como a Copa Libertadores.
AFA suspende futebol na Argentina até 30 de maio de 2021
A Associação de Futebol Argentino, AFA, publicou em site oficial na manhã de sexta-feira (21), a nota que informa aos torcedores a paralisação de todos os jogos de futebol na Argentina realizados pela entidade no país. A medida é uma continuação às medidas sanitárias impostas pelo presidente.
A medida passa a valor nesta sexta, seguindo até o próximo domingo, 30 de maio de 2021. Dessa maneira, as partidas das semifinais pela Copa da Liga Argentina entre Independiente e Colón, e Racing contra Boca Juniors, deverão ser reagendadas, além de divisões inferiores que também disputam confrontos neste momento.
“Esta Associação colabora com as autoridades nacionais, provinciais e municipais desde 20 de março de 2020 no desenvolvimento de protocolos de saúde dirigidos ao cuidado da família do futebol e da sociedade em geral, respeitando todas e cada uma das decisões tomadas pelos nossos. líderes e por especialistas em epidemiologia. É por isso que, neste momento em que o nosso querido país deve fazer um esforço extra para controlar esta pandemia angustiante que nos aflige, a AFA e todos nós que fazemos futebol voltaremos a acompanhar as autoridades nacionais, suspendendo a programação dos jogos correspondentes ao todas as competições locais por um período de 9 dias.
Nesse sentido, trabalharemos em conjunto com os governos das províncias de San Juan, Santiago del Estero e as autoridades da Liga de Futebol Profissional para reprogramar as semifinais e a grande final da Copa da Liga nos cenários originalmente planejados”. – informa a nota da AFA.
#Institucional Comunicado oficial de la @afa respecto a los anuncios realizados por el Presidente Alberto Fernández en el día de ayer
? https://t.co/X3VXqs4FIK pic.twitter.com/wJLeu2cdKa
— AFA (@afa) May 21, 2021
Como ficam os jogos da Libertadores e Sul-Americana?
Equipes da Argentina possuem confrontos tanto na Libertadores quanto na Sul-Americana entre os dias 25, a próxima terça-feira, até o dia 27 de maio. No entanto, ambas as competições são realizadas pela Conmebol, ou seja, podem não sofrer alterações. A entidade, no entanto, ainda não se pronunciou, mas existe a possibilidade da realização das partidas em outros países, como de praxe.
Confira, por fim, todos os jogos que estão marcados para acontecer na próxima semana e que podem sofrer alterações em suas datas devido as medidas de contenção na Argentina.
Libertadores
- River Plate x Fluminense – Terça-feira, 25 de maio (19h15)
- Racing x Rentistas – Terça-feira, 25 de meio (21h30)
- Boca Juniors x The Strongest – Quarta-feira, 26 de maio (21h)
- Defensa y Justicia x Independiente del Valle – Quinta-feira, 27 de maio (19h)
- Flamengo x Vélez – Quinta-feira, 27 de maio (21h)
- Nacional x Argentino Juniors – Quarta-feira, 26 de maio (23h)
Sul-Americana
- Newell’s Old Boys x Atlético-GO – Terça-feira, 25 de maio (19h15)
- Independiente x Club Deportivo Guabirá – Quarta-feira, 26 de maio (19h15)
- Rosario x 12 de Octubre – Quarta-feira, 26 de maio (21h30)
- Arsenal Sarandí x Bolívar – Quinta-feira, 27 de maio (19h15)
- Lanús x Aragua – Quinta-feira, 27 de maio (21h30)
Com o futebol paralisado na Argentina, a Copa América será realizada?
Depois de anunciar a suspensão dos jogos da Copa América, competição que reúne diferentes seleções da América do Sul, na Colômbia em 2021 devido aos protestos no país, a Conmebol teme outro problema na competição este ano. Com a medida para conter o avanço de casos de Covid-19 na Argentina, a sede pode estar ameaçada.
Em menos de vinte dias, com início em 13 de junho, o torneio pode trocar novamente de sede após o anúncio da AFA. Até o momento, nada foi confirmado pelas autoridades argentinas ou até mesmo a Conmebol mas, com a piora dos números de casos e mortes no país argentino, a probabilidade de mudança é grande.